Autores

Souza, C.G. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Vieira, S.C. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Duarte, P.R.C.S. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Maricáua, P.G. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Albuquerque, N.O. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Medeiros, A.D. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO)

Resumo

Essa pesquisa teve a finalidade de motivar os alunos de segundo ano com a introdução da ciência forense sobre o ensino de química. Onde foi se aplicado em uma escola pública situada no município de Manaus, que teve como uma nova contextualização e interdisciplinaridade onde os alunos poderiam se tornar cidadãos mais conscientes e participativos sobre o uso da química. Em demonstração de como se investiga a cena de um crime, foi adaptado para o ambiente escolar experimentos baseados em artigos que falavam sobre o uso da ciência forense que foi introduzido o seriado de TV americana CSI (Crime Scene Investigation).

Palavras chaves

Contextualização; Motivação; Ciência forense

Introdução

O ensino de química tem a função de apresentar ao aluno um conceito de Ciência como atividade humana em construção com o cotidiano, que leva em conta o papel social da Ciência. Essa visão faz necessário recorrer a metodologias que contribuam para uma aprendizagem de Química e que colabore para o entendimento dos objetivos. Onde os autores SANTOS & SCHNETZLER (1996), afirmam que para os alunos se tornarem cidadãos críticos e participativos ocorre que no ensino de química tem-se uma abordagem de objetivos básicos para um bom entendimento aos alunos. Implicando que no seu próprio entendimento não ocorra um fim em si mesmo e sim no objetivo de desenvolver habilidades básicas caracterizadas para ser um bom cidadão. Onde pode se introduzir a ciência forense sobre o ensino de química, em uma turma de segundo ano do Instituto de Educação do Amazonas - IEA localizado em Manaus/AM. O que foi bem estimulante e desafiador pois os alunos nunca tinham ouvido falar do assunto, e ao longo do projeto os alunos mostraram-se bastante interessados. O que condiz em dizer que com essa prática o docente tornasse mais consistente e significativo para os alunos, implicando fundamentalmente nos seus objetivos de interesse. Como WARTHA et al (2013), explica que isso acontece pelo entendimento da contextualização, onde inclui o planejamento de concepção e estratégia capacitando a permissão e a descrição científica de fatos e processos. O projeto foi desenvolvido e adaptado como um novo recurso didático sobre recurso audiovisual, que foi como uma nova proposta em fazer com que os alunos se sentissem motivados pelo o assunto. A adaptação foi usar um seriado de TV americano como o CSI (Crime Scene Investigation), e feito um roteiro com experimentos onde os alunos puderam se sentir peritos por um dia.

Material e métodos

A realização do projeto foi aplicada em um turma de 2º ano do ensino médio, do Instituto de Educação do Amazonas-IEA, localizado no município de Manaus- AM. Onde teve de início a aplicação de um questionário de diagnóstico, que buscou verificar a concepção existente sobre o grau de interesse dos alunos pelo tema abordado. Partindo dai foi aplicada uma aula de multimídia e expositiva, que foi em apresentar aos alunos o que era a ciência forense e onde ela era inserida. Que foi adaptado de outros artigos o uso desse recurso, como foi introduzido o episódio do seriado de TV americano o CSI (Crime Scene Investigation). Após isso se deu a origem de montar uma cena de crime, onde os alunos seguiram um roteiro que se baseava no que acontecia de verdade em um local de crime, e fez com que os alunos se sentissem peritos por um dia. O que ocasionou em fazer os experimentos,que foram retirados da própria cena de crime. Baseado na cena de crime a aplicação foi de dois experimentos que seriam a revelação do sangue e a identificação da impressão digital, onde durante o experimento foi abordado e exemplificado os conceitos de química. O último momento do projeto foi em aplicar novamente um segundo questionário que foi o avaliativo onde as perguntas tiveram o objetivo de saber se os alunos se sentiram motivados e se obtiveram a noção do que a ciência forense poderia fazer, e de como ela poderia ser inserida no ensino de química.

Resultado e discussão

Os obtidos resultados que foram do questionário de diagnóstico que 64% dos estudantes disseram que conseguem entender um pouco o ensino de química, mas para 18% afirmam que sentem dificuldades em aprender química em quase todos os seus conteúdos (Figura 1). O que chamou bastante a atenção foi em qual metodologia deveria ser mais utilizada em complemento das aulas, onde 87% dos estudantes optam por mais aulas práticas, enquanto 5% optam em aulas teóricas (Figura 2). Quando se foi perguntada se os estudantes sabiam o que era a ciência forense houve uma surpresa, pois 50% deles disseram que sabiam para o que servia, enquanto que 37% responderam que não sabiam para o que servia (Figura 3). Quando se foi passada a aula prática foi citada alguns conceitos de química, onde que 67% estudantes ficaram em dúvida nas respostas que se destacou em meio certo, já para 24% acertaram todas as perguntas feitas (Figura 4). Quando foi perguntada novamente se os estudantes sabiam para o que servia a ciência forense surpreendentemente 100% afirmaram que agora sabiam o que era o assunto e que tinham gostado muito da forma que foi abordada o tema (Figura 5). O que o autor WARTHA et al (2013), fala que o professor deve relacionar o conteúdo a ser trabalhado com algo da realidade cotidiana do aluno e também existindo uma aproximação com os termos contextuais e cotidianas, que é muitas das vezes usada como sinônimos do ensino.

Ensino de Química

Sente dificuldade em aprender química?

Introdução da ciência forense

Hoje você sabe para o que serve a ciência forense?

Conclusões

A pesquisa sugeriu em chamar a atenção dos alunos do ensino médio que buscava uma contextualização de entretenimento, onde o trabalho era em fazê-los ver que a química não era apenas uma matéria entediante e sim é tudo que está em volta. Mediante a isso o uso do seriado de TV onde cita ciência forense, mostrou ser muito eficaz e dinâmico para o aprendizado dos estudantes. Onde o grande foco era em motivar sobre o uso da ciência forense no ensino de química.

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus - FAMETRO, Curso de Licenciatura em Química, e ao Instituto de educação do amazonas – IEA.

Referências

SANTOS, W.L.P.; SCHNETZLER, R.P. Função Social: o que significa ensino de química para formar cidadão? Química Nova na Escola, n.4, p.29, nov.1996.
SILVA, P.S.; ROSA, M.F. Utilização da ciência forense do seriado CSI no ensino de Química. Revista Brasileira de Ensino de C&T. Disponível em: <http./www.researchgate.net/publication/271182970_Utilizao_da_cincia_forense_do_seriado_CSI_no_ensino_de_Quimica>>. Acesso em 03 de nov. 2015, 19:09:15.
WARTHA, E.J; SILVA, E.L; BEJARANO, N.R.R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Revista Química Nova na Escola. 13 mai. 2013, nº 2, vol. 35, p. 84-91.