Autores

Vieira, S.C. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS- FAMETRO) ; Souza, C.G. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS- FAMETRO) ; Maricaua, P.G. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS- FAMETRO) ; Duarte, P.R.C.S. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS- FAMETRO) ; Medeiros, A.D. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS- FAMETRO)

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), cujo objetivo foi testar a eficácia de uma nova ferramenta de ensino no aprendizado de configuração eletrônica, no qual foi criado um jogo didático, com o intuito de usá-lo como recurso complementar ao professor no ambiente escolar. O público alvo envolvido nesta pesquisa foram alunos e professores do 1 º e 3 º ano do ensino médio, aos quais para coleta de dados, foram aplicados questionários antes e depois dos procedimentos desta pesquisa, visando avaliar o aumento do rendimento escolar,eficácia, motivação e interação social dos mesmos.verificou-se que o jogo se mostrou eficaz em todas os objetivos propostos neste trabalho.

Palavras chaves

OFICINA LUDICA; JOGO DIDÁTICO; ENSINO DE QUÍMICA

Introdução

Na atualidade ensinar química vem sendo um grande desafio, pois além das dificuldades do entendimento do aluno na matéria, as aulas tradicionais não são dinamizadas, não chamam a atenção do aluno e o professor muitas vezes perde a motivação em sala de aula, e se limita em simplesmente passar o conteúdo, sem realmente verificar se o mesmo foi assimilado pelos alunos. O fato é que o espaço de sala de aula virou um ambiente desmotivador para ambos os protagonistas desta pesquisa, professor e aluno. Acredita-se que o professor deve buscar inovar sua didática em pelo menos alguns conteúdos da matéria, onde com algum esforço e criatividade pode-se dinamizar e melhorar a metodologia para que haja um entendimento e proximidade de ambos. Para OLIVEIRA (2010), o professor deve se utilizar de todos os métodos diferentes possíveis para poder alcançar seus objetivos no estimulo ao interesse do aluno na matéria. MARCONDES (2008), as oficinas servem para abordar dados, informações e conceitos, para que se possa conhecer a realidade, para poder avaliar situações e solução e propor formas de intervenção na sociedade em que vive. CRUZ (2011), a oficina é um veiculo importante na educação, visto que se propõe dinamizar o processo de ensino- aprendizado. Por isso o uso de jogo conciliado a essas oficinas é bastante eficaz em acelerar o ensino- aprendizado do educando. GOMES (2001) O objetivo de um jogo didático é facilitar determinadas aprendizagens, sendo que é um material diferente do que o professor esta acostumado utilizar em sala de aula,por isso,preocupou- se em usar a oficina conciliado com o jogo didático como complemento na mudança de metodologia usada pelo professor em sala de aula.Assim esta pesquisa se propõe apresentar uma contribuição ao ensino de química

Material e métodos

A pesquisa foi desenvolvida no Instituto de Educação do Amazonas-IEA, localizado na rua Ramos Ferreira,875, centro, Manaus – Amazonas, foi aplicada com 83 alunos do 1º e 3º ano do ensino médio, cuja faixa etária está entre 13-18 anos. Inicialmente foi aplicado um questionário de sondagem com intuito de verificar o grau de conhecimento sobre o conteúdo proposto nesta pesquisa, em seguida foi feita uma aula expositiva sobre o assunto para os alunos do 3ºano, pois eles deveriam ensinar o conteúdo aos alunos do 1ºano usando a oficina e o jogo como método de ensino. Depois disso, realizou-se a oficina lúdica com as turmas de 1º e 3º ano. Logo em seguida foi aplicado um questionário de satisfação nas duas turmas, para obtenção de resultados. Enfim foi aplicado o questionário de avaliativo com a finalidade de verificar se houve um aumento no rendimento escolar dos mesmos, no qual apresentavam dificuldade em desenvolver. Assim os resultados foram todos tabulados para uso nesta pesquisa.

Resultado e discussão

Após a aplicação do método os seguintes resultados foram obtidos, baseados nos índices das turmas de primeiro e terceiro ano, testando a eficácia e aceitação do mesmo. Referente à questão (qual seu grau de satisfação quanto à oficina), podemos observar a motivação dos educandos na oficina p, alegando ser uma experiência nova, fugindo da monotonia e desmotivação quanto ao espaço de sala de aula. Assim como POMPEO (2011), afirmar que a oficina é uma experiência gratificante, pois se observa que a maioria dos alunos se mobiliza para fazer as pesquisas necessárias para a atividade. Avaliando a proposta da questão sobre (usar o jogo didático como auxiliar ao aluno a assimilar o conteúdo proposto), verificou-se que os alunos se mostraram interessados, contributivos e participantes como mediadores do conhecimento, ensinando a turma do 1º ano utilizando este recurso didático, comprovando assim, que o jogo contribuiu de forma prazerosa, motivadora e eficaz auxiliando-os no crescimento cognitivo e aumentando o interesse pelo conteúdo. Como salienta SILVA e MORAIS (2011), observando, que o jogo sendo um dos recursos didáticos facilitam a aprendizagem dos alunos promovendo o interesse dos mesmos. Após a utilização do método, foi aplicado um questionário avaliativo, cujo objetivo foi medir o índice de aprendizagem, depois de toda a proposta de ensino aplicada neste projeto, verificar se houve diferença ou não no aprendizado do mesmo, conforme Figura 1. segundo o gráfico 1, pode-se comprovar a eficácia do jogo,cujo objetivo era auxilar no aumento das médias dos alunos no conteúdo proposto.Assim como GOMES(2001)diz que o jogo didático se torna uma ferramenta importante para a assimilação de conteúdos difíceis, e também auxiliando no desempenho e rendimento escolar dos alunos.

jogo didático

este jogo é uma forma visual do diagrama de Linus Pauling,criado para facilitar o aluno a organiza- lo e desenvolver a configuração eletrônica.

índice de rendimento escolar

neste gráfico pode-se observar um aumento das médias dos alunos, cujo haviam apresentado notas baixas.

Conclusões

A utilização da oficina e o jogo como método de ensino foi bastante eficiente na aplicação do conteúdo de configuração eletrônica, pois se observou que o jogo auxilia na revisão do conteúdo servindo como complemento de fixação do mesmo, assim, os alunos assimilaram o conteúdo proposto nesta pesquisa com muita propriedade, principalmente a construção do Diagrama de Linus Pauling. Fica a reflexão que avaliar e observar o comportamento dos alunos nesta pesquisa é um estímulo para encontrar novas formas de direcionar o conhecimento dos mesmos.

Agradecimentos

Aos professores de Química do Instituto de Educação do Amazonas, aos alunos do primeiro e terceiro ano do ensino médio e pela direção equipe pela cujo permitiram a

Referências

CRUZ, V. R. M. et al. Oficina de Produção de Materiais Pedagógicos e Lúdicos com Reutilizáveis: uma Proposta de Educação Ambiental no Ensino de Ciências e Biologia. Revista Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 12, p. 1-12, 2011.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO,1, Rio de Janeiro, 2001, Anais..., Rio de Janeiro, 2001, p.389-92.
MARCONDES, MARIA EUNICE RIBERIO. "Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania."Revista em Extensão,Uberlândia,v.7, (2008). OLIVEIRA, LÍVIA MICAELIA SOARES, OBERTO GRANGEIRO DA SILVA, e ULYSSES VIEIRA DA SILVA FERREIRA. "Desenvolvendo jogos didáticos para o ensino de química." HOLOS 5 (2010): 166-175.
POMPEO, ALBERTO AFONSO. "Aplicação de oficinas temáticas para o estudo das propriedades dos gases."2013.p.16.TCC(Graduação em Química).Universidade do Rio Grande do Sul-RS.2013.
SILVA, I. K. O.; MORAIS, M.J.O; (2011) “Desenvolvimento de jogos Educacionais no apoio do processo Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental”, In: Holos, Ano 27 Vol 5 pág.: 153-164