Autores

Borges, D.K.G. (SEDUC AM) ; Marques, J.D. (IFAM)

Resumo

A disciplina Uso de Recursos Naturais Amazônicos no Ensino, introduz o estudante ao conhecimento do meio ambiente, de modo que seja capaz de identificar as potencialidades dos recursos naturais existentes na Amazônia, que podem ser utilizados no ensino de Ciências. A pesquisa se deu a partir de visita técnica ao Corredor Ecológico Cachoeira do Tarumã, caracterizada como espaço não formal. Observou-se os impactos ambientais ocasionados pelo mau uso dos recursos naturais. Os maiores problemas se deram devido ao grande crescimento da cidade de Manaus com a exploração sem controle de arenitos usados na construção civil. A experiência permitiu considerar que o Corredor Ecológico Cachoeira do Tarumã é um ambiente favorável para o Ensino de Ciências, contextualizando com a educação ambiental.

Palavras chaves

Espaço não formal; Recursos Naturais; Ensino de Ciências

Introdução

Uma maneira de difundir o conhecimento de ciências nas escolas é através de espaços nãos formais de ensino, que vem sendo bastante difundido no Amazonas e Brasil (JUNIOR e NORONHA, 2014; MOTA et al., 2014; QUEIROZ et al., 2011; ROCHA e TERÁN, 2011; RODRIGUEZ e AZEVEDO, 2013). Para Jacobucci (2008), espaço não formal é aquele em que o aluno aprende com o cotidiano, vivenciando uma experiência guiada por uma prática educativa. Existem dois tipos de espaços não formais: os espaços institucionalizados, que dispõe de maior infraestrutura e não institucionalizados que não dispõe de uma estrutura preparada para este fim, contudo, bem planejado poderá se tornar um espaço educativo de construção científica. O Corredor Ecológico Cachoeira do Tarumã está classificado dentro da categoria não institucional. Com a implantação dos corredores ecológicos espera-se uma reestruturação e preservação da fauna e da flora, evitando assim a extinção de espécies animais, preservando a mata ciliar, proporcionando a conservação do meio ambiente e melhor condição de vida do ser humano (ARANA e ALMIRANTE, 2007; CARDOSO, 2008). Como a questão do uso sustentável dos recursos naturais se apresenta cada vez mais como uma necessidade em tempos de crise ambiental global este trabalho tem como objetivo relatar a experiência adquirida na disciplina do Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico, no Instituto Federal do Amazonas - IFAM, a fim de potencializar a utilização de recursos naturais amazônicos, por meio de um espaço não formal, como estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, as aulas no ensino de Ciências podem ser contextualizadas com o meio ambiente, promovendo as aprendizagens de conceitos científicos, flexibiliza o currículo e ajuda a divulgar a ciência, tecnologia.

Material e métodos

Esta pesquisa foi realizada, durante a disciplina Uso de Recursos Naturais Amazônicos no Ensino, do Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico, no Instituto Federal do Amazonas. O trabalho de campo ocorreu no dia 07 de outubro de 2014 mediante excursão ao Corredor Ecológico Cachoeira do Tarumã, integrante a Área de Proteção Ambiental (APA – Tarumã/Ponta Negra), no município de Manaus-Am. O Bairro Tarumã tem uma população de 28.057 habitantes, conforme Censo brasileiro de 2010 da cidade de Manaus. Até o ano de 2006, era considerado um bairro rural, porém, foi integrado à região oeste da cidade, destinado a loteamentos habitacionais de alto custo financeiro, e passou por um processo intenso de ocupações irregulares que se consolidaram ao longo da estrada Torquato Tapajós (CARDOSO, 2008, NOGUEIRA, SANSON e PESSOA, 2007, NASCIMENTO, 2005, NASCIMENTO, 2009). Durante a excursão foram visitados três pontos do Corredor Ecológico Cachoeira do Tarumã, onde o professor promoveu com os estudantes o debate e discussão acerca dos impactos ambientais causado à flora, fauna, recursos hídricos, solo e os aspectos socioeconômicos das comunidades em seu entorno, em virtude da exploração descontrolada da área. De acordo com a visita, descreveremos o que foi observado para que profissionais da educação possam conhecer o potencial pedagógico deste espaço e assim planejar suas aulas.

Resultado e discussão

De acordo com Cardoso (2008), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), realizou a caracterização dos recursos minerais da região, como agregados de uso na indústria da construção civil. Em virtude disto, a área do Tarumã foi amplamente exploradas até o final da década de 80, pela mineração, devido as suas proximidades com a área urbana e a facilidade de escoamento destes recursos, bem como pela significante demanda de material para a indústria da construção civil, uma exigência imposta pelo crescimento urbano de Manaus. Pode-se observar na figura 1 os pontos visitados, que mostra áreas desmatadas e a extração dos arenitos (pedreiras) ocasionando a formação de pequenas lagoas e erosão, pelo desmatamento da mata ciliar, a poluição dos recursos hídricos e o desaparecimento de nascentes (CARDOSO, 2008; NASCIMENTO, 2009).Os principais efeitos sobre a fauna e flora é a perda da vegetação que afugenta as espécies intolerantes as estas variações, para o interior dos fragmentos adjacentes a área onde ocorre a remoção da vegetação (CARDOSO, 2008). Os impactos no solo resultam da alteração da quantidade de nutrientes disponíveis neste solo e da compactação. Quanto ao impacto dos recursos hídricos o principal problema enfrentado provem dos esgotos, do lixo e dejetos humanos que são descartados de forma irregular, além de problemas com o assoreamento (NASCIMENTO, 2005). Em uma aula de química pode-se explorar o monitoramento das características físico-química do solo e água por meio de análises laboratoriais, o que demonstra o potencial deste espaço para práticas educativas em ciências (MOTA et al., 2014).

Corredor Ecológico Cachoeira do Tarumã

Figura 1. Áreas degradadas com formação de lagoas, pela exploração de arenitos (pedreiras)

Conclusões

Os impactos causados a fauna, flora, recursos hídricos, solo e consequentemente a população são temas que podem ser contextualizados dentro do ensino de ciências com enfoque para a educação ambiental e que podem ser trabalhados em qualquer nível de ensino. O Corredor Ecológico Cachoeira do Tarumã é um ambiente favorável para o Ensino de Ciências, se caracterizando como potencial pedagógico de educação não formal. No entanto, destaca-se que por ser um espaço não institucionalizados exige um planejamento para sua exploração e uma atenção para com a segurança nos espaços dos alunos visitantes.

Agradecimentos

Ao IFAM, Seduc-Am, colegas e professores do IFAM.

Referências

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