Autores

Maricáua, P.G. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Duarte, P.R.C.S. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Passos, W.A. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Maia, E.P. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Vieira, S.C. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Albuquerque, N.O. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Souza, C.G. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO) ; Monteiro, D.D. (SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC) ; Medeiros, A.D. (FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo contribuir de forma significativa através do titulado como tabuleiro químico que foi adaptado do projeto de pibid do autor Fernandes et al. (2012), utilizado no primeiro ano do ensino médio, para obter o conhecimento no conteúdo de fenômenos físicos e químicos. Os resultados obtidos através dos questionários de diagnósticos e avaliativos comprovaram que o jogo contribuiu para que os alunos tivessem uma percepção maior após a aplicação dos mesmos, melhorando o rendimento das notas, assimilação e resgatando o prazer de aprender dos alunos.

Palavras chaves

Aprendizagem; Ensino de Química; Jogos Lúdicos

Introdução

A educação no Brasil vive baseada na metodologia tradicional, o ensino de química sempre se manteve na base de teoria, definições e fórmulas, isso faz com que os alunos percam o interesse e a motivação com a disciplina. Para Silva (2011), além do professor expor o seu assunto teórico, ele precisa investir na contextualização com uma aula prática, para os alunos compreenderem os assuntos. As aulas práticas contribuem como uma metodologia alternativa, sendo ela eficiente para uma melhor aprendizagem. O projeto do jogo lúdico foi criado como uma ferramenta de auxílio nas aulas, devido à falta de laboratório na escola da pesquisa. Vários autores utilizaram os jogos como inovação no método de ensino, estimulando os professores para um ensinamento diferenciado e propício para o aprender (CUNHA, 2012). É necessário aprimorar e instruir os professores a utilizarem diferentes métodos. O jogo proporciona curiosidades e desafio aos discentes, eles se sentem motivados para estudar, Watanabe et al. (2008), afirma que os jogos facilitam no aprendizado teórico, tornando o mesmo mais agradável. O uso da atividade lúdica desenvolve o interesse dos alunos, por ser dinâmico e interativo, unir teoria e prática e ajudando o aluno na construção de conhecimentos. Trabalhando a sua cognição motora, seu estado emocional e se socializando com os colegas e o mediador.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, na cidade de Manaus, para duas turmas do primeiro ano do ensino médio, no total de 72 alunos. Primeiramente foi aplicado um questionário de diagnóstico para identificar o grau de conhecimento dos alunos referente ao conteúdo de fenômenos físicos e químicos. A aula seguinte, no 1º ano 05 foi aplicada uma revisão teórica referente ao assunto já mencionado anteriormente e o jogo, e no 1º ano 06 aplicou-se somente a mesma revisão teórica. A aplicação da revisão foi feita através de aula no quadro, demonstrando suas definições e exemplos do cotidiano sobre o assunto. O jogo foi realizado da seguinte forma, primeiramente ouve a construção pela professora, o jogo e cartas foram confeccionados através do programa paint e impresso em papel couchê A3 e os pinos foram comprados. O jogo é um tabuleiro, onde estão presentes três tipos de cores diferentes, a primeira cor é a amarela que representa um nível fácil, a segunda cor é o azul que é o nível médio e por último a cor vermelha que é o nível difícil, no decorrer do jogo os jogadores podem ter a sorte ou azar. No segundo momento realizaram-se as seguintes regras, para jogar precisasse de um dado e pinos, poderá ser jogado com no máximo seis jogadores, de acordo com os acertos, o jogador percorrerá cada casa do tabuleiro e para completar o jogo é necessário responder as questões corretamente até chegar ao fim, o aluno que errar a questão designada continuará onde estava. No terceiro momento houve a divisão da turma através em grupos, para que o ocorresse à aplicação dos jogos. Na última aula aplicou-se o questionário avaliativo nas duas turmas e o diagnóstico sobre a utilização do jogo na sala de aula, com o objetivo de avaliar a aceitação na sua utilização.

Resultado e discussão

Após identificar as dificuldades que os alunos possuíam com o assunto de fenômenos físicos e químicos, é perceptível que eles possuem grandes dificuldades com leituras e interpretação. Aplicou-se a aula de revisão, para ajudar os alunos a aprenderem o assunto e em seguida aplicou-se o jogo tabuleiro químico (Figura 1) para dar ênfase aos assuntos, sendo ele um complemento para a aula. Após a aplicação do jogo, aplicou-se o questionário avaliativo com cinco questões, para avaliar a eficiência que a aula teórica e prática contribuíram para a turma do 1º ano 05 e avaliar se somente a aula teórica foi eficaz na turma do 1º ano 06, comprovando que após a aplicação do jogo, o 1º ano 05 obteve uma porcentagem melhor sobre o assunto devido ao jogo, conforme mostra as notas da avaliação (Figura 2), ou seja, 73% dos alunos da turma em que o jogo foi aplicado conseguiram tirar nota acima da média e 27% não conseguiram. Segundo Santana e Rezende (2007), após o jogo ser aplicado, é possível observar que o jogo possibilita a interação dos envolvidos, desenvolvendo o seu talento, estimulando a prender sua atenção e obtendo um resultado prazeroso nas sua notas. Enquanto que na turma onde ocorreu somente revisão teórica, apenas 49% dos alunos conseguiram alcançar a média proposta pelo professor e 51% obtiveram notas inferiores. Borges (2015) afirma que por ser uma aula tradicional, causa a ausência de interesse. Após a aplicação do questionário de diagnóstico sobre a utilização dos jogos em sala de aula, comprovou que os alunos gostaram, se divertiram e aprenderam. Os jogos em grupo estimulam a criança a desenvolver suas vontades, obtendo sua autoconfiança, aprendendo o assunto proposto e possibilitando a socialização dos alunos (RICCETTI, 2001).

FIGURA 1: TABULEIRO

JOGO TABULEIRO QUÍMICO

FIGURA 2: NOTAS DA AVALIAÇÃO

COMPARAÇÃO DAS NOTAS DO 1º ANO 05 E 06.

Conclusões

Na aplicação do tabuleiro para contextualizar os conteúdos de fenômenos físicos e químicos, foi notório que os alunos estavam mais motivados e interessados na disciplina de química. O jogo proporcionou uma interatividade da turma, novos saberes, apesar da competitividade dos jogos, no jogo tabuleiro foi observado que todos os alunos envolvidos trabalharam em equipe, sem o espirito competitivo, mas do companheirismo.

Agradecimentos

1. Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, em Manaus-Am. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura em Química. 3. Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.

Referências

BORGES, Juliana Faria. O VÍDEO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA. Educação em Revista, v. 15, n. 02, 2015.
CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. 2012.
FERNANDES, Paulo Roberto Nunes, et al. "AÇÕES DO PROJETO PIBID-CAPES DO IFRN CAMPUS APODI NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GERSON LOPES." HOLOS 3 (2012): 131-142.
RICCETTI, Vanessa Pugliese. Jogos em grupo para educação infantil. Educação Matemática em revista. Sociedade Brasileira de Educação matemática, São Paulo, v. 11, n. 8, p. 21-25, 2001.
SANTANA, E.M.; REZENDE, D. B. A influência de Jogos e atividades lúdicas no Ensino e Aprendizagem de Química. In: Encontro de Pesquisa em ensino de Ciências, 6, Florianópolis, 2007. Anais, Florianópolis- Santa Catarina, 2007.
SILVA, Airton Marques da. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de, 2011.
WATANABE, M.; RECENA, M. C. P. Memória orgânica – um jogo didático útil no processo de ensino e aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14., 2008, Curitiba. Atas... Curitiba, 2008. CD-ROM.