Autores

Bezerra, F.L. (FAMETRO) ; Silva, F.K.R. (FAMETRO) ; Silva, E.C.C.S. (FAMETRO)

Resumo

O jogo Caixa Orgânica foi utilizado como um recurso didático para auxiliar o professor para o ensino de nomenclatura de Hidrocarbonetos, favorecendo a construção do conhecimento do aluno de forma prazerosa e estimulante. Durante o projeto foi possível comprovar que o lúdico é um instrumento motivador e facilitador no processo de ensino-aprendizagem. Para validação do projeto foram obtidos dados estatísticos por meio de questionários aplicados antes e após o jogo aos alunos do 3º ano do Ensino Médio do turno noturno. Os resultados obtidos mostraram que houve um equilíbrio entre o educacional e o lúdico e que este proporciona um crescimento sadio e enriquecedor, instiga o desejo de pensar do aluno, estimula sua criatividade e melhora seu desempenho na formulação das estruturas orgânicas.

Palavras chaves

Ensino de Química; Jogo Lúdico; Hidrocarbonetos

Introdução

O uso de metodologia ultrapassada, aulas totalmente fragmentadas e a falta de contextualização, são as principais causas do desinteresse dos alunos pela disciplina de Química, ainda que aborde conteúdos tão presentes em nosso cotidiano. Silva (2011) diz que a questão de memorização de fórmulas, propriedades e equações químicas faz com que aumente a dificuldade dos alunos. Associando tal dificuldade com aulas monótonas e maçantes faz com que a Química seja vista de forma errônea pelos discentes. O professor atual tem uma grande responsabilidade, que é desmitificar a química. De que forma? Buscando novas metodologias e sempre as aperfeiçoando conforme o perfil da turma para que se possa reverter o quadro do ensino de química, mostrando aos alunos o quanto ela está presente em nossas vidas. Para Souza e colaboradores (2010), é necessário uma análise individual do nível de dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos. O mesmo ainda diz que cada pessoa tem uma forma única de lidar com o conhecimento, pois cada um aprende no seu tempo, por isso tal necessidade de o professor observar cada um de forma individual para que contemple a todos. Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica no ensino de química para aplicação em sala de aula. O jogo Caixa Orgânica é voltado para o ensino de Hidrocarbonetos para duas turmas do 3º ano do Ensino Médio. Esse jogo, além de proporcionar aos alunos uma metodologia dinâmica e atraente, visa contribuir no processo de ensino-aprendizagem de maneira eficaz. Uma vez que, irá despertar no aluno o desejo de aprender, de pensar, de interagir com os colegas em busca de conhecimento.

Material e métodos

O presente projeto foi realizado na Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes, localizado no bairro Alvorada, localizada na Cidade de Manaus, com duas turmas do terceiro ano do ensino médio, com cerca de 86 alunos aproximadamente, sendo 43 alunos do terceiro ano (1), e 43 alunos do terceiro ano (4). A metodologia proposta no projeto foi analisar os alunos com um questionário sondagem sobre o tipo de metodologia desenvolvida em sala de aula, e propor com base nessa análise uma metodologia que ajudasse os alunos a comprrensão do assunto abordado em sala. Assim optou-se pela realização de jogos lúdicos que explorassem a assimilação, curiosidade humana, para incentivar a aprendizagem. Após a escolha do método a ser utilizado, explanou-se uma aula teórica nas turmas do terceiro ano (1 e 4) com o assunto de Nomenclatura de Hidrocarbonetos com ambas as turmas do terceiro ano. Após essa aula houve aplicação de um questionário avaliativo. O desenvolvimento do jogo se deu apenas na turma 1, uma vez que a análise dos resultados estariam baseados em comparações dos mesmos questionários após aula teórica e aplicação do jogo, visando observar a aprendizagem significativa dos alunos. O jogo Caixa Orgânica, é uma adaptação do Jogo Dado Orgânico de Sousa & Silva (2012). Ele consiste na confecção de quatro caixas de papelão, onde a caixa 01 é referente ao tipo de cadeia, se é cíclica ou acíclica; a caixa 02 ao prefixo da cadeia carbônica, sendo até seis carbonos; a caixa 03, referente ao infixo, onde haverá ligação simples, dupla e tripla; a caixa 04 referente à classificação da cadeia carbônica em normal ou ramificada. Na qual a ramificação é somente o metil e etil.

Resultado e discussão

As informações coletadas dos questionários sondagem mostrou que os alunos das duas turmas não gostam de estudar a disciplina de Química, sentem dificuldades em compreender melhor os conteúdos abordados e relacioná-los com seu cotidiano (Figura 1). O que mais eles apontam como dificuldade na disciplina são as fórmulas (Figura 2). Nas aulas teóricas de forma aplicada por meio de contextualização nas turmas, observou-se interação aluno-professor. Navarro e Silva (2012) ressaltam a importância da relação professor-aluno, que faz toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem, pois no coletivo se desenvolvem melhor. Com isto, o professor tem a competência de ser um agente motivador e respeitar as diferenças dos alunos, quer pelas metodologias aplicadas, quer pelos recursos utilizados, quer pelos instrumentos de avaliação. Na aula com aplicação do jogo lúdico na turma do terceiro ano 4, observou-se uma maior participação e interesse dos alunos, mostrando assim que o aluno deve ser estimulado de alguma forma para sua aprendizagem (Figura 3). As respostas dos questionários pós aula e jogo também refletiram que uma metodologia diferenciada auxilia no ensino aprendizagem, facilitando assim a assimilação do conteúdo (Figura 4).

Imagem 1

Questionário Sondagem

Imagem 2

Questionário pós jogo

Conclusões

Por meio do jogo lúdico aplicado somente em uma turma, os alunos obtiveram maior aprendizagem em comparação com a turma que teve somente a aula teórica, sendo possível comprovar que este método contribui no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio de Química, pois auxilia na construção do conhecimento do aluno, além de favorecer o relacionamento interpessoal da turma, o trabalho em equipe e desenvolver neles o espírito de liderança, autonomia e confiança. O jogo aplicado, Caixa Orgânica, contribuiu para que os alunos reconhecessem a nomenclatura de Hidrocarbonetos.

Agradecimentos

Faculdade Metropolitana de Manaus, Curso de Licenciatura em Química, Escola Escola Estadual Senador Manuel Severiano Nunes.

Referências

NAVARRO, E.C; SILVA, O.G. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista eletrônica da Unipar, v.3, n.8. p.95-100, 2012.

SILVA, A.M. PROPOSTA PARA TORNAR O ENSINO DE QUÍMICA MAIS ATRAENTE. Revista de Química Industrial. Ano 79. n° 731, p.7-12, 2011.

SOUZA, H.Y.S; SILVA, C.K.O. DADOS ORGÂNICOS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA. Holos, ano 28, vol.3.p.107-21, 2012.

SOUZA, A.A.; DUARTE, R.A.S.; OLIVEIRA, M.R.M.; FREITAS, M.Z.S. O ENSINO DE QUÍMICA: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ – CE. In: CONNEP. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica. 5, 2010, Maceió, Anais. Alagoas, 2010