Autores

Monteriro, D.D. (SEDUC) ; Amarante, W.P. (FAMETRO) ; Maia, E.P. (FAMETRO) ; Medeiros, A.D. (FAMETRO) ; Albuquerque, N.O. (FAMETRO) ; Maricáua, P.G. (FAMETRO)

Resumo

Este trabalho relata uma experiência sobre a utilização de uma cartilha didática experimental para a compreensão de misturas, ácidos e bases, e reações químicas. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 1 ano ensino médio do Colégio Militar da Policia Militar II Centro Educacional Marcantônio Vilaça na cidade de Manaus AM, onde foram aplicados um pre e pós-questionário, atividades práticas contidas na cartilha experimental utilizado materiais alternativos e demonstração de vídeos sobre as experiências realizadas em casa com o apoio da cartilha. Os resultados obtidos demonstraram que a aplicação da cartilha experimental melhorou significativamente a aprendizagem dos conteúdos propostos e estimulou a curiosidade pela disciplinade de Química.

Palavras chaves

Cartilha; experimentação; aprendizagem

Introdução

A Química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações, sendo assim, de grande importância que a prática caminhe junto com a teoria. As aulas práticas são necessárias para união da teoria com a realidade, essa adaptação ocorre de formas variadas dependendo da metodologia e conteúdo para o alcance de um objetivo. A importância dessas práticas inseridas ao aluno revela que a química é uma ciência relacionada com a natureza, com isso os experimentos esclarecem como a química funciona no nosso cotidiano (BUENO et al., 2009).Durante estagio observatório podemos diagnosticar muitas dificuldades encontradas pelos educandos do ensino médio do 1 ano em assimilar certos conceitos básicos de Química. A ausência de laboratório e regras do regimento da escola como, por exemplo, não realizar trabalhos em grupos, também não pode realizar experimentos na escola. A solução para estes problemas foi a elaboração de uma cartilha experimental com práticas que eles pudessem realiza em casa utilizado materiais alternativos. O recurso didático facilita ao estudante a realidade do conteúdo abordado pelo professor, obtendo compressão dos fatos e construindo um processo observatório real, possibilitando um desenvolvimento na capacidade de um ensino, mas eficaz e significativo (WANAKAL, 2010). A intenção do trabalho foi despertar a curiosidade dos alunos, melhorar no desenvolvimento das aulas e também no interesse dos alunos na matéria de química. Segundo Fiscarelli (2007) os materiais didáticos dão dinâmica a aula, facilitando o conhecimento, atraindo a atenção dos alunos, motivando e estimulando o interesse pela aula.

Material e métodos

O projeto foi desenvolvido no Colégio Militar da Policia Militar II Centro Educacional Marcantônio Vilaça e envolveu a turma do primeiro ano do ensino médio vespertino, contendo 51 alunos. Primeiramente aplicou-se um questionário para qual tipo de aula que eles achavam mais interessantes e quais tipos de recursos eles gostariam que fossem utilizados na metodologia de ensino da professora nas aulas de química. O recurso que eles gostariam que o professor utilizasse foi à experimentação durante as aulas. A partir desse resultados os experimentos escolhidos foram de misturas Homogêneas e heterogêneas, alterações de cores na presença de ácidos e bases, enchimento automático de balões para fazerem parte da cartilha experimental (figura 1). A etapa final do trabalho foi a execução dos experimentos contidos na cartilha, a química perto de você em casa e gravação de vídeo para compartilhar com os colegas os resultados obtidos durante a realização das práticas.

Resultado e discussão

Após assistimos os vídeos, aplicamos um questionário para verificar o grau de conhecimento adquiridos em relação ao recurso metodológico utilizado, e comprovamos na Figura 2 que foi muito satisfatório. Observamos que 88% dos alunos responderam que a experiências sobre identificação de ácidos e bases através do indicador de repolho roxo foi importante, pois através da mesma foi possível aprender diferença entres ácidas e bases e 75% dos alunos responderam que foi fácil identificar as misturas homogêneas e heterógenas por consequência isso passaram almejar experimentos mais desafiadores. O enchimento do balão foi o terceiro experimento que despertou interesse nos alunos, visto que eles ainda não tiveram esse assunto, despertou a curiosidade e o interesse pelo assunto.

Figura1: Cartilha experimental

cartilha: A química perto de você

figura2: Você adquiriu novos conhecimentos após a realização dos exper

Questionamento aos alunos sobre a experimentação

Conclusões

Mediante ao levantamento de resultados e considerando a proposta desse trabalho foi possível compreender com clareza que a cartilha experimental foi de fundamental importância no aprendizado do aluno. A partir da execução das praticas propostas na cartilha experimental os alunos começaram a descobrir que a química está presente no seu próprio cotidiano e as aulas tornaram-se mais produtivas e dinâmicas, aumentando o interesse e a curiosidade cada vez mais sobre a disciplina de Química.

Agradecimentos

Escola Colégio Militar da Policia Militar II Centro Educacional Marcantônio Vilaça. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura em Química.

Referências

BUENO, L., MOREIRA, K. C., SOARES, M., DANTAS, D. J., SOUSA, A. C., WIEZZEL, J., TEIXEIRA, M. F. S. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Tecnologia/ PRESIDENTE PRUDENTE; Junho/2009.
WANAKAL, A função dos recursos didáticos no processo ensino aprendizagem. 2010 disponível em:< http://wanakal-tecnologia e educação. blogspot.com/2010/09/função-dos-recursos-didáticos-no_16.html.> Acesso em 06.04.2016 horário as 19:30hs.
FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente (2007).