Autores

Albuquerque, N.O. (FAMETRO) ; Medeiros, A.D. (FAMETRO) ; Maricáua, P.G. (FAMETRO) ; Passos, W.A. (FAMETRO) ; Duarte, P.R.C.S. (FAMETRO) ; Maia, E.P. (FAMETRO) ; Souza, C.G. (FAMETRO) ; Monteiro, D.D. (FAMETRO)

Resumo

A disciplina química sempre foi motivo de discussão entre os discentes por sua preferência ou rejeição a está matéria, muitas das vezes por sua metodologia tradicional e sem sentido algum para vida do estudante. Esta pesquisa tem o intuito de mudar esta realidade na Escola Estadual Solon de Lucena com os alunos do 2 0 ano através do uso de um blog pedagógico para aprendizagem de cinética química. A metodologia utilizada incluiu a construção de vídeos sobre experimentos dos fatores que alteram a velocidade química de uma reação, estas atividades foram postadas no blog educativo criado pelo professor de química no qual foram postadas o informações nos diversos momentos sobre o conteúdo de cinética química. Os resultados mostraram que esta estratégia foi eficaz no processo de ensino aprend

Palavras chaves

Ensino; Blog; Aprendizagem

Introdução

Sabe-se que as dificuldades encontradas no ensino de química se dividem em muitos aspectos, por se tratar de uma disciplina que envolve fórmulas e cálculos, está tem um grande grau de rejeição pelos discentes por esse aspecto o que dificulta seu verdadeiro valor que é valoriza os aspectos sociais e formação de um sujeito crítico e transformador, contudo esta disciplina muitas vezes é ministrada de maneira distante de seu aspecto, tornando-a uma disciplina chata e muitas vezes de difícil entendimento pelos alunos. Com base nas observações feitas partir da disciplina estágio I do curso de Licenciatura em Química , utilizou-se o blog como estratégia facilitadora para aprendizagem de cinética química. Silva e Oliveira (2004) reforçam a necessidade de o professor planejar várias estratégias para que o aluno possa construir seu conhecimento ao longo do processo e também destacam a importância do ambiente cooperativo, no qual o aluno ao exteriorizar seus pensamentos através da linguagem escrita, realiza uma troca com seus colegas e ao mesmo tempo aprende com eles, refletindo sobre suas certezas e dúvidas e contrapondo-as com a dos seus colegas. Neve (1995) afirma que o emprego da tecnologia no ensino tem que suceder tanto os aspectos didáticos que favoreçam o aprendizado, assim como o conteúdo a ser aplicado, visando também sua harmonia, com técnicas e estratégias que possam ser de grande proveito para os docentes no seu dia a dia. O blog foi escolhido porque é uma ferramenta eficaz, flexível e oferece um bom nível de interação com os alunos e quando aplicado adequadamente transforma totalmente o processo de ensino e aprendizagem. Moran (2007) enfatiza o uso do blog educacional afirmando que “quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação

Material e métodos

A pesquisa teve início na Escola Estadual Solon de Lucena, com alunos do 2º ano de química do ensino médio. O trabalho foi desenvolvido nas seguintes etapas: Identificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do blog, realização da Oficina “Criação e Utilização pedagógica de blogs e questionário avaliativo. A construção do blog se deu pela plataforma blogger com o titulo pouco de química onde os alunos foram orientados a construir vídeos para observar e concluir a influência da superfície de contato, temperatura ,catalizador na velocidade de uma reação química muito comum em nosso cotidiano e m seguida postaram este material no blog pouco de química para interagir com as outras equipes. Na etapa final foi realizado um questionário avaliativo para verificar o grau de aceitação do blog como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de química

Resultado e discussão

Na questão proposta para identificar as dificuldades apresentadas em postar atividades no blog os resultados no gráfico 1 mostraram que 84% dos alunos não tiveram dificuldades em nenhuma momento pois tinha nível de conhecimento médio em informática, dando, assim, um maior embasamento aos objetivos desta pesquisa .Outro fato importante foi sobre a identificação do interesse pelo uso do recurso no gráfico 2, das 35 respostas 91% dos alunos consideraram a estratégia como uma grande ajuda na disciplina de química pois facilitou o processo de aprendizagem, principalmente quando eles foram incentivados a serem o próprio autor das informações e que aula começada em sala não ficaria presa ao espaço da escola.

Gráfico 1: Quais as dificuldades apresentadas na utilização do blog co

Questonamento aos alunos sobre as dificuldades do uso do blog para aprendizagem

Gráfico 2: Você achou que o blog foi uma ferramenta facilitadora para

Questionamento sobre o uso do blog como ferramenta facilitadora de aprendizagem

Conclusões

Com base nas pesquisas realizadas e com os resutados obtidos o blog alem de ser uma ferramenta eficaz, evidenciamos o crescimento da participação dos alunos através da produção dos vídeos propostos pelo professor, postagem de materiais sobre a cinética química que ajudou a formular a construção do conhecimento para cada aluno conforme percebido nos relatos coletados dos entrevistados.Nesta prática pedagógica ocorreu uma grande colaboração entre os sujeitos envolvidos nesse trabalho, tanto na postagem do conteúdo quanto na utilização do mesmo em sala de aula.

Agradecimentos

Escola Escola Estadual Solon de Lucena 2.Coordenação do Curso de Licenciatura de Química.

Referências

MORAN, J. M.. A educação que desejamos, novos desafios e como chegar lá. São
Paulo: Editora Papirus, 2007.
NEVE, A. A Multimídia e o Ensino. Revista Pesquisa e Tecnologia. São Bernardo do Campo, n. especial, p. 3-14, ago. 1995.
SILVA, S.; OLIVEIRA, M. H. P. A contribuição da teoria sócio-interacionista de vigotsky para educação on-line. Revista Sinergia – Centro Federal de Educação Tecnológica SP, v. 5, n. 2, p.89-94, julho-dez, 2004.