Autores
Teixeira, V.G. (UFRJ) ; Lages, A.S. (UFRJ) ; Mendes da Silva, J.F. (UFRJ) ; Guerra, A.C.O. (UFRJ) ; Xavier, V.F. (UFRJ) ; Melo, M.S. (UFRJ) ; Daltro, M.B. (UFRJ) ; Lima, L.S. (UFRJ)
Resumo
O papel da mulher na sociedade mudou drasticamente no último século. Elas apresentam maior escolaridade do que os homens e sua atuação em campos de trabalho anteriormente ocupados somente por homens tem aumentado significativamente. Entretanto, ainda é bastante pequeno o número de mulheres que atua na área das ciências exatas e da terra. O objetivo deste projeto, portanto, foi despertar o interesse de alunas do ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro pela Química, Física e Matemática, utilizando os cosméticos como tema motivador.
Palavras chaves
Ensino de Ciências; Mulheres; Cosméticos
Introdução
O papel da mulher na sociedade brasileira mudou drasticamente nos últimos cem anos. De dona de casa, cujas tarefas primordiais são educar os filhos e zelar pelo bom andamento da vida cotidiana, a mulher tornou-se, atualmente, responsável por cerca de 35% das famílias brasileiras [1]. Elas apresentam maior escolaridade do que os homens e sua atuação em campos de trabalho anteriormente ocupados somente por eles tem aumentado significativamente. Dois exemplos emblemáticos são a aceitação das mulheres nas forças armadas e na construção civil [2]. Entretanto, apesar dos grandes avanços rumo à igualdade entre homens e mulheres, ainda é bastante pequeno o número de mulheres que atua na área das ciências exatas e engenharias. A fim de melhorar esse índice, uma das opções para se conduzir o ensino de química é seguir a orientação CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), pois ela admite uma visão renovada da ciência, procurando quebrar antigos dogmas e estabelece novos paradigmas como, por exemplo, a afirmação de que a ciência é uma linguagem e que a importância de dominá-la reside no fato de se poder “ler a natureza e compreendê-la”. As concepções presentes na perspectiva CTSA se aproximam das ideias defendidas pelo educador Paulo Freire [3] quando este também afirma que o papel fundamental do ensino é ajudar o aluno a ter uma leitura crítica do mundo[4, 5].Nesse contexto, pode-se dizer que o incentivo à carreira científica das mulheres pode se dar por meio da experimentação, suscitando-se a atitude crítica e criativa das meninas. O objetivo deste trabalho foi então o de implementar um projeto que despertasse o interesse de alunas do ensino médio utilizando os cosméticos como tema motivador a fim de incentivar tal público às carreiras nas áreas das Ciências.
Material e métodos
O projeto foi implementado em cinco escolas da rede pública do estado do Rio de Janeiro, sendo atendidas cerca de 50 alunas do Ensino Médio. A opção metodológica utilizada privilegiou a abordagem integrada entre a ciência/química e as questões éticas, políticas, econômicas, sociais e ambientais. Primeiramente, foi construída uma discussão sobre a relatividade do conceito de beleza, e construção da autoimagem do indivíduo. As alunas participaram de discussões sobre os diferentes padrões de beleza e, desse modo, esse conceito foi expandido e trazido aos dias atuais. Valorizou-se, nesse momento, o indivíduo no seu contexto político-social e o reconhecimento do valor da diversidade humana. A relação da mulher com a beleza foi discutida, assim como os papéis profissionais que a mulher assume em função de sua beleza. A utilização de produtos cosméticos foi finalmente associada tanto à formação da autoimagem como ao bem-estar físico e emocional. Em uma segunda etapa, iniciou-se uma discussão sobre o que é um cosmético e a variedade de itens que compõe essa classe de produtos. Essa identificação dos cosméticos possibilitou tratar da sua composição química, o que suscitou a abordagem de profissões que atuam no seu desenvolvimento e produção. Na terceira etapa, foram conduzidos experimentos de produção de cosméticos ou de insumos para a sua produção. Esses experimentos foram utilizados para suscitar as discussões sobre conceitos envolvidos na formação de emulsões, na extração por solvente e no tratamento de águas. Foram preparados creme hidratante, extrato de camomila e sua separação cromatográfica e uma pequena unidade de tratamento de água. A quarta e última etapa do projeto foi a coleta de textos redigidos pelas alunas com suas impressões sobre as diversas etapas do projeto.
Resultado e discussão
As alunas foram questionadas sobre nomes de cientistas e questionou-se sobre
mulheres famosas que não fossem cientistas. Com base nas respostas, fez-se
uma discussão sobre padrões de beleza impostos às mulheres e sobre a
importância e evolução do papel da mulher na sociedade. Ao serem
questionadas sobre nomes de cientistas homens, nomes como Einstein e Newton
foram citados, mas não houve a lembrança de qualquer nome feminino. Lançou-
se então a questão: “Será que não há mulheres cientistas? Se há, porque suas
invenções e descobertas não são tão conhecidas? Como era o acesso das
mulheres ao meio acadêmico em tempos antigos?” Após tal discussão, as alunas
perceberam que a participação das mulheres neste meio sempre foi muito
limitada e que o mercado das profissões ligadas às ciências é,
majoritariamente, ocupado pelos homens. Entretanto, quando as meninas foram
convidadas a citar nomes de mulheres famosas que não fossem cientistas,
foram citados nomes de mulheres reconhecidas por sua beleza. Discutiu-se,
então, sobre os atributos da mulher e as meninas reconheceram que a beleza é
um dos principais fatores que proporciona reconhecimento às mulheres.
Posteriormente, as discussões sobre os diversos conteúdos abordados durante
a realização dos experimentos de produção do creme hidratante, extração da
camomila e separação cromatográfica do extrato e tratamento de água fez com
que elas utilizassem conhecimentos adquiridos para entender os fenômenos
envolvidos. A percepção das alunas da utilização do conhecimento adquirido
anteriormente na compreensão dos experimentos gerou uma grande euforia,
apesar da dificuldade de expressar oralmente as relações compreendidas. A
redação de textos sobre as atividades realizadas demonstrou a dificuldade
das alunas em sistematizar suas ideias.
Conclusões
A opção metodológica aqui utilizada demonstra como a química pode transformar a vida das pessoas, tornando-as mais competentes e mais hábeis para intervir em seus espaços sociais. Nas escolas, essas experiências poderão ser replicadas como ferramenta pedagógica cuja função será facilitar o ensino- aprendizagem. Tal proposta permite, ainda, a discussão sobre gênero no ambiente escolar por meio das ciências exatas e naturais, o que vem sendo considerado uma dificuldade por parte de vários professores dessas áreas.
Agradecimentos
Agradecemos ao CNPq, PROEXT e PR5/UFRJ pelo apoio financeiro ao projeto.
Referências
1 - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6055. Acesso em 09 de abril de 2015.
2 - Assumpção, M. As representações da mulher profissional brasileira e norte-americana construídas pela mídia impressa. Dissertação de Mestrado. PUC-SP. São Paulo, 2008.
3 -Freire, P. Pedagogia do Oprimido, 13.Ed., Paz e Terra, 1983, P. 67
4 - Angotti, J. A. P.; Auth, M. A. Ciência & Educação, 7 (1),15-27, 2001.
5 - Santos, W. L. P.; Mortimer, E. F. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 1-23-2002.