Autores

Santos, A. (IHF) ; Barbosa, N. (SEDUC)

Resumo

O projeto foi aplicado na Escola Estadual Maria Madalena Santana de Lima com os alunos do 10 ano do ensino médio. O presente trabalho tem por finalidade discutir a importância da utilização de atividades práticas através da produção de velas de citronela e a contextualização para aprendizagem sobre o conteúdo de misturas. Esta estratégia tem o intuito de mostrar que a realização de experimentos e a contextualização ajudam a aproximar a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos. Os resultados mostraram que estas atividades realizadas foram importantes para o desenvolvimento de aulas dinâmicas e o interesse dos alunos para o ensino de Química.

Palavras chaves

Química; vela; Aprendizagem

Introdução

O ensino de química precisa ser alegre, motivadora e trazer benefícios e correlação com o cotidiano do aluno. De acordo com MALDANER, a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais, iniciando os assuntos a partir de algum acontecimento recente ou do próprio cotidiano ou ainda adquirido através deste ou de outro componente curricular, propiciando ao aluno acumular, organizar e relacionar as informações necessárias na elaboração dos conceitos fundamentais da disciplina, os quais são trabalhados através de uma linguagem própria dos químicos, como: símbolos, fórmulas, diagramas, equações químicas e nome correto das substâncias. Então para inserir este aluno nesta compreensão do conhecimento utilizamos a aula pratica a produção de velas de citronela e a contextualização como recursos para contribuir para compreensão do conteúdo de misturas .No ensino de Química especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria (ALVES, 2007. Por meio do exposto, foi proposto este trabalho que teve como objetivo proporcionar o ensino e a aprendizagem de misturas com o auxilio da experimentação, além de conscientizar os alunos sobre o uso o óleo de citronela acerca do seu efeito repelente sobre o Aedes aegypti (transmissor da dengue)

Material e métodos

Para o desenvolvimento do trabalho, as atividades foram divididas nas seguintes partes. Na primeira parte foi realizada uma investigação prévia com o alunos a respeito sobre o ensino de química e em seguida ministrou-se uma aula sobre mistura, sendo utilizado o óleo de citronela para a contextualização acerca do seu efeito repelente sobre o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e os componentes utilizados na mistura da solução para a produção da vela. Na etapa seguinte desenvolveu-se o experimento: confecção de velas de citronelas aplicação deste, dividiu-se a turma em cinco equipes, onde estas produziram as velas. . Para a Formulação da vela repelente de óleo de Citronela, foi utilizado, 500 Kg de Parafina comum e 100 ml óleo de Citronela, corante, pavio e formas de Alumínio, PVC ou copo de vidro . O procedimento utilizado para formulação: colocamos a parafina para derreter em seguida colocamos o óleo de citronela, corante e por último o pavio, conforme mostra a figura 1. A ultima etapa foi uma exposição das amostras de vela de citronela a comunidade escolar e um questionário para avaliar se houve aprendizagem por meio da experimentação.

Resultado e discussão

Inicialmente, perguntou-se aos alunos quais as dificuldades encontradas a respeito da compreensão dos conteúdos abordados na teoria nas aulas de química. Os resultados mostraram que 52,10% dos alunos 1 ano afirmaram que tem dificuldade em aprende química porque a metodologia aplicada pelo professor não é motivadora e nem atraente. E 47,9,% dos alunos , afirmaram que gostam de química mais ou menos pois ainda tem dificuldade em aprender conteúdos principalmente quando envolvem cálculos .Este resultado serviu de confirmação para interversão do uso de uma ferramenta para melhora o ensino de química. Com o intuito de se avaliar, questionou-se aos alunos se a aula pratica proporcionou uma melhor correlação entre os conteúdos da disciplina e o dia-a-dia dos alunos. Desta vez, os percentuais de respostas dos alunos foram positivas 94,78% afirmaram que acharam importante a realização da aula experimental e a contextualização nas aulas de química. Durante a produção da vela de citronela os alunos sentiram-se motivados e participaram de forma ativa na aula. A expressão dos alunos diante da prática reflete a importância da aula, como mostra a figura (02) abaixo.Segundo França, et al. (2012), o emprego de atividades experimentais surge como uma forma relevante para melhor compreensão dos assuntos de química. E somente 5,22% não quiseram responder , pelo fato de não demostrarem interesse sobre os novos conceitos abordados.

Figura 1:Matérias e reagentes

Materiais e reagentes para produção da vela de citronela

figura2 :Realização da produção de vela de citronela

A atenção dos alunos durante a realização do experimento

Conclusões

Com base nos resultados obtidos, foi perceptivo o interesse e a motivação dos alunos no que diz respeito ao uso da atividade pratica da fabricação de velas de citronela e a contextualização para aprendizagem de misturas. O emprego de tema gerador, óleo de citronela para contextualizar aula de sobre misturas e a produção de velas de citronela constituiu um elo entre o dia-a-dia do aluno e o conteúdo programático.

Agradecimentos

À Escola Estadual Maria Madalena, pela estrutura para realização da pesquisa aos professores e alunos envolvidos na formulação das velas.

Referências

ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007
FRANÇA, M. C.; ROLIM, L.; CORREIA, M. J. M.; SANTOS JÚNIOR, M. S.; ROCHA JÚNIOR, L. C.; CHAVES, D. C. Recurso Didático Alternativo para Aula de Eletroquímica. In: II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo, 2012. Disponível em: http://www.santoangelo.uri.br/ciecitec/anaisciecitec/2012/resumos/REL_EXP_POSTER/poster_exp8.pdf. Acessado em: 20 de julho de 2014.
MALDANER, O. A.; Química. Nova 1999, 22, 289