Autores

Marques, A.S.V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA) ; Hardoim, E.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT) ; Souza, I.M.M. (INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - IFRR) ; Ferreira, L.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-UEA) ; Santos, P.M. (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIAS E TECNOLOGIA -IFAM)

Resumo

O presente relato apresenta uma proposta na aprendizagem do conteúdo da Termodinâmica baseado na Resolução de Problemas de questões abertas. A ideia foi apresentar aos alunos do 2° ano de ensino médio, de uma escola da cidade de Parintins, um experimento de barco a vapor. A experimentação foi desenvolvida para introduzir o conteúdo de Termoquímica e identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Iniciamos a atividade apresentando os materiais e em seguida montamos o experimento e começamos a questionar os alunos sobre possíveis situações que o experimento apresentou. Após os questionamentos feitos a turma, finalizamos o experimento colocando o barco em movimento e aplicando um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o experimento.

Palavras chaves

Termoquímica; Tedências; Ensino de Química

Introdução

Propor uma metodologia de Resolução de Problemas de questões abertas é direcionar atividades conteudistas e desenvolvida de forma tradicional à construir atividades mais elaboradas de situações mais subjetivas, onde os alunos possam incorporar suas experiências, conhecimentos e decisões para resolver atividades que estarão vinculados aos conhecimentos que necessitam saber, evidenciando um desenvolvimento das atividades de forma a tornar um sujeito mais questionador e ativo no contexto que se encontra. Desenvolvemos esse relato em uma turma do 2ºano da rede estadual de ensino médio no município de Parintins. O conteúdo trabalhado foi o de Termodinâmica para introduzir o conteúdo de Termoquímica, sendo desenvolvido no final do segundo bimestre. Este relato de experiência está organizado da seguinte forma, Introdução, Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Relato de Experiência e Considerações Finais. No tópico seguinte veremos o que é a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Resolução de Problemas de questões abertas como proposta metodológica É no ensino médio que muitos alunos entram em contado com o estudo relacionado com os fenômenos físicos e químicos de forma mais específicos, exigindo uma formalização e rigor científico que não estão habituados, e iniciam aí as dificuldades na disciplina.. Hoje, existem diversos trabalhos que abordam o ensino-aprendizagem em ciências (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2010;POZO e CRESPO,2009) e apresentam as mesmas dificuldades que os alunos deste contexto possuem em assimilar os conhecimentos científicos abordados em sala de aula, pois muitos desses conhecimentos são trabalhados distanciados com a realidade deles e acabam não percebidos em atividades do cotidiano, ou seja, não fazem sentido

Material e métodos

A ideia de realizar problemas de questões abertas à aluno de 2° ano do ensino médio está em despertar o interesse em aprender sem ter medo de errar, fazer com que eles entendam que Ciência é construída a partir de erros e medidas, hipóteses, ideias que precisam ser testadas e verificadas, onde possam perceber que existem mais de um caminho para solucionar um problema, não somente do conteúdo abordado, mas problemas esse que relacione o seu cotidiano. Material: 1. lata de refrigerante 2. água 3. algodão 4. álcool 5. prego 6. martelo 7. prato descartável de isopor 8. bacia grande 9. isqueiro/fósforo 10. fio de cobre. Relato de Experiência Como já comentamos o experimento foi utilizado como introdução do conteúdo de Termoquímica na disciplina de química, como a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas de questões abertas busca a participação ativa do aluno na sala de aula, buscamos proporcionar durante todo processo do experimento essa participação. Iniciamos a atividade sem comentar qual seria o assunto, pois tínhamos como objetivo conhecer os conhecimentos prévios em relação ao conteúdo de termodinâmica. Falamos o nome do experimento, ‘Barco a vapor’ apresentamos os materiais e montamos o experimento, mas não colocamos o barco em funcionamento. Em seguida perguntamos: O barco está parado, certo? Por que ele não está se movimentando? As respostas dos alunos vieram logo em seguida. A seguir algumas dessas respostas. “Ele não anda porque não tem fogo......” “Não anda porque você não acendeu o fogo embaixo dele…” “Porque não tem calor...” “Porque não tem vapor...” “Não tem vento...”

Resultado e discussão

Buscando proporcionar uma participação ativa dos alunos, vemos quanto conhecimento os mesmos trazem consigo, e começamos a entender que, “Antes mesmo do ingresso escolar, as crianças já aprenderam diversas coisas principalmente funcionais, baseado na sua história sócio-cultural, porque as relações sociais são relevantes para o nosso desenvolvimento cognitivo”. (BASTOS e ALVES, 2013,p.49) Após o questionamento inicial, colocamos o ‘barco a vapor’ em funcionamento, queimando o algodão que estava embebido em álcool, e com isso e água que estava dentro da latinha evaporou, e no estado gasoso colidia com as paredes do recipiente com uma certa velocidade e procurava o furo para se expandir e dessa forma o barco começou a si movimentar. Com o experimento em funcionamento apresentamos o seguinte problema aos alunos, ‘O que influencia o barco para que o mesmo possa estar em movimento? ’ Como um dos objetivos era trabalhar os conceitos chave da Termodinâmica: energia, calor e trabalho a pergunta se fez pertinente e entender,a partir do experimento, como acontece o princípio da conservação da energia.E como na pergunta anterior obtivemos um variado tipo de respostas, como vemos a seguir: “Ele só está em movimento por que o algodão está pegando fogo...”. “O calor aquece a latinha e faz ela movimentar”. “A fumaça que ta saindo da lata da força para ela movimentar”. Como percebemos nessas falas, temos indícios dos conceitos chave da Termodinâmica, não com base no conhecimento cientifico, mas sim com base no conhecimento trazido por cada um deles, o que nos mostra que podemos e devemos sempre motivar os alunos a participar das aulas e trazer seu conhecimento empírico para ser ampliado com base no conhecimento no conhecimento cientifico.

Barco a vapor

Barco a vapor construído para demonstrar conceitos da Termodinâmica

Conclusões

Neste relato de experiência, desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Parintins em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na disciplina de química, utilizamos o experimento ‘Barco a vapor’ para introduzir o conteúdo de Termoquímica, com o objetivo de abordar a partir dos conhecimentos prévios dos alunos os conceitos chave da Termodinâmica, energia, calor e trabalho.Devemos cada vez mais nos deter em organizar aulas para desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos e só conseguiremos esse desenvolvimento se os mesmos tiverem motivados.

Agradecimentos

Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas - FAPEAM Grupo de Pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências no Amazonas - AIECAM

Referências

BASTOS, L.S, ALVES, M.P. As influências de Vygotsky e Luria à neurociência contemporânea e à compreensão do processo de aprendizagem. Revista Práxis, ano V, nº 10,dez,2013.
DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J. A. PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. Editora Cortez. 3a Ed. São Paulo, 2010.
POZO, J. I. e CRESPO, M A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico. trad. Naila Freitas. 5. Ed. Porto alegre: Artmed, 2009.