Autores
Silva, J.I.S. (FAMETRO) ; dos Santos, A.L.F. (SEDUC) ; Silva, L.C. (SEDUC) ; Nunes, R.B. (SEDUC) ; Pereira, M.O. (SEDUC) ; da Silva, M.M. (SEDUC) ; da Silva, A.C.A.D. (CRQXIV/SEDUC)
Resumo
O trabalho feito com velas na Escola Estadual Vasco Vasques e tem como proposta despertar o interesse dos alunos na disciplina, melhorar a aprendizagem dos alunos nas aulas de química através da produção das velas e a fotonovela, trazendo para o cotidiano deles os conceitos das funções orgânicas.
Palavras chaves
Fabricação; Parafina; Fotonovela
Introdução
O trabalho teve como objetivo estimular os alunos através da produção das velas, além de estudar os hidrocarbonetos, a composição da parafina, a produção da vela e a parte química da vela. A experimentação no ensino de química desperta um forte interesse nos diversos níveis de escolarização, pois os alunos costumam atribuir à experimentação um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentido (PAZINATO, 2012). A elaboração da Fotonovela mostrou o entendimento dos alunos quanto ao conteúdo e a pesquisa realizada por eles. A fotonovela teve início na Itália, na década de 1940, onde foi denominada de fotoromanzi ou fumetti, em virtude da impossibilidade de grande parte da população, por questões financeiras, ter acesso ao cinema, ou seja, a fotonovela era quase um subproduto do cinema daquela época (STRIEDER, MENDES e COSTA, 2009).
Material e métodos
O trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio do turno noturno. Foram realizados os seguintes passos: 1. Aulas expositivas sobre os hidrocarbonetos; 2. Exercícios; 3. Pesquisa individual sobre hidrocarbonetos, parafinas, parte química da vela, produção de velas; 4. Distribuição das Equipes; 5. Produção das Velas; 6. Elaboração da fotonovela 7. Exposição. Após as pesquisas, foram realizadas aulas práticas onde foram produzidos os produtos e exposto na escola. Os alunos escolheram 5 modelos de velas decorativas, agilizando a parte pratica, onde foram orientados e estimulados a pesquisarem mas sobre o assuntos e usarem a criatividade para a elaboração da fotonovela. Os materiais utilizados foram: 1. Parafina em Gel; 2. Parafina Lentilhada; 3. Giz de Cera; 4. Pavil; 5. Taças; 6.Becker; 7. Panela Esmaltada; 8. Fogareiro; 9. Celular; 10. Computador.
Resultado e discussão
O trabalho foi realizado com 200 alunos da Escola Estadual Vasco Vasques que
participaram das aulas expositivas, realizaram as pesquisas e produziram as
velas. Na aula experimental os alunos foram orientados pelo professor quanto
ao manuseio, segurança e montagem da vela decorativa. Os alunos aqueceram a
parafina em banho-maria , acrescentaram o giz de cera e montaram as velas de
acordo com o modelo que cada grupo escolheu. Durante a produção das velas
foi discutido sobre os hidrocarbonetos, a parafina, o que tinha de química
na vela. Também foi discutido sobre as mudanças de estado da matéria e
segurança na hora da produção. Após a pratica, os alunos foram orientados a
finalização do trabalho através da fotonovela. A fotonovela deveria ser
contada através de história e conter os texto sobre os conceitos estudados e
pesquisados, a montagem da fotonovela foram feitas no Microsoft PowerPoint.
Os alunos se mostraram atentos e curiosos,o projeto trouxe uma maior
interação entre os alunos e o professor. Contribuindo para o interesse da
disciplinas nas aulas, após a aplicação das aulas práticas o desempenho dos
alunos melhorou significativamente.
Alunos se preparando para fabricação de velas.
Alunos produzindo as velas
Conclusões
O trabalho contribuiu para um maior desempenho nas aulas, trazendo uma visão diferenciada da química. A utilização de fotonovelas como estratégia de avaliação e desempenho dos alunos mostrou-se eficaz.
Agradecimentos
Agradecemos a todos os participantes do projeto.
Referências
STRIEDER, L.; MENDES, S. e COSTA, B.R.L. Hanseníase– uma história de superação. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 10, Blumenau, 2009.
PAZINATO, M, L. Uma Abordagem Diferenciada para o Ensino de Funções Orgânicas QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 25, Vol. 34, N° 1, p 21-25,2012.