Autores

Queiroz Pereira, M. (UFPA) ; Martins da Silva, D. (UFPA) ; da Silva Pinheiro, D. (UFPA) ; da Silva e Souza, S.H. (SEDUC PA) ; Carvalho de Souza, E. (UFRA) ; da Costa Barbosa, I.C. (UFRA) ; dos Santos Silva, A. (UFPA)

Resumo

O presente trabalho trata da proposição de um jogo didático para o ensino de química em nível fundamental (9º ano) ou médio, denominado “Dominó das Vidrarias”, que tem como objetivo propiciar um momento em sala de aula em que os alunos possam aprender se divertindo e interagindo entre si e com o professor, com a finalidade de despertar o interesse dos estudantes em relação ao conteúdo vidrarias de laboratório (nomes e funções). O jogo proposto é um jogo desenvolvido para dois a quatro participantes, sendo que ele busca estreitar a relação professor-aluno e aluno-aluno através de um fazer pedagógico dinâmico, e que permita trabalhar a estrutura cognitiva do aluno.

Palavras chaves

ATIVIDADES LÚDICAS; ENSINO DE QUÍMICA; VIDRARIAS DE LABORATÓTIO

Introdução

Nos dias de hoje, o ensino de Química ainda se faz nas escolas de todo o pais de forma tradicional, de modo que essa disciplina seja vista pelos jovens alunos como desinteressante e de difícil compreensão, porém, como afirmam Fialho et al. (2009), atualmente, novas propostas metodológicas, que levem aos alunos um ensino mais dinâmico, estão sendo buscadas, e, neste quadro, se incluem as atividades de caráter lúdico, que podem ser consideradas como uma ferramenta que possibilita ensinar conceitos em classe, bem como também despertar o interesse dos alunos pela Química. Santana (2008) acrescenta ainda que é possível para o ser humano se desenvolver naturalmente, desde criança até a idade adulta, através do favorecimento de recursos lúdicos, sendo que isso se deve ao fato de tais atividades favorecerem a estimulação das esferas motoras, cognitivas e afetivas dos indivíduos. Assim, neste trabalho se propõe a construção de um jogo simples, que pode ser confeccionado pelos próprios alunos ou pelo professor, intitulado “Dominó das Vidrarias”, como instrumento de ensino para a temática vidrarias de laboratório (nomes e funções).

Material e métodos

O jogo Dominó das Vidrarias pode ser aplicado em turmas de Química do 9º ano do ensino fundamental ou do 1º ano de ensino médio e é composto de vinte e oito peças, confeccionadas em papel cartão grosso, sendo as ilustrações impressas em papel A4 de cor branca (Figura 1). Cada uma das vinte e oito peças traz em si duas imagens de vidrarias e seus nomes. Para esse jogo, foram escolhidas sete vidrarias (béquer, erlenmeyer, proveta, funil de vidro, bureta, balão de fundo redondo e picnômetro). Cada vidraria aparece sete vezes, combinada com as outras seis vidrarias e em uma combinação com ela mesma (seu carrão). Neste jogo podem participar de dois a quatro jogadores, que recebem sete peças cada um, no início do jogo. O primeiro jogador será aquele que tiver o carrão de béquer. O próximo jogador à esquerda do primeiro deve encaixar na peça do carrão de béquer (Figura 2. a), uma que tenha o béquer, se não tiver, passa a vez. E assim, sucessivamente, vão sendo feitos os encaixes de peças nas vidrarias contidas nas pedras do dominó já depositadas na mesa, até que um dos jogadores consiga se livrar de todas as suas pedras, sendo o vencedor (Figura 2. b). Vale ressaltar que, quando o número de jogadores não for quatro, as peças não distribuídas no início do jogo ficarão disponíveis para comprar quando um jogador não tiver uma peça que se encaixe nas já dispostas à mesa. Ao final desta atividade lúdica o professor poderá aplicar um teste para avaliar o processo de ensino aprendizagem

Resultado e discussão

O jogo “Dominó das Vidrarias” é um jogo educativo simples e fácil de ser construído e, principalmente, jogado, pois suas regras são as mesmas de um dominó comum, mas traz o elemento educativo acoplado ao elemento lúdico. O jogo trabalha com conteúdos referentes às vidrarias mais usadas em um laboratório de química (béquer, erlenmeyer, proveta, funil de vidro, bureta, balão de fundo redondo e picnômetro), possibilitando o aprendizado de seus nomes e utilidades, além de levar o aluno a saber distinguir cada uma dessas vidrarias. Essa proposta metodológica objetiva tornar mais sólidos os conteúdos de química aprendidos em sala de aula, ministrados de forma teórica e tradicional e assim fortalecer a aprendizagem dos conceitos trabalhados. Através das imagens presentes nas pedras do dominó possibilitam a memorização dos formatos e nomes das diversas vidrarias trabalhadas neste jogo, o que possibilita o reconhecimento dessas vidrarias quando apresentadas fisicamente aos alunos.

Figura 1. Peças do jogo



Figura 2. Esquema do jogo

Representação do jogo montado

Conclusões

Considerando tudo que se expos neste trabalho sobre a questão do lúdico no ensino de Química, aponta-se o jogo proposto (Dominó das Vidrarias) como uma ferramenta metodológica amplamente viável e que pode contribuir em muito para o processo de ensino e aprendizagem, tanto no que diz respeito à assimilação dos conteúdos a serem trabalhados com o emprego do jogo, como em relação à motivação dos alunos e a aproximação destes entre si e com o professor.

Agradecimentos

A UFRA e a UFPA

Referências

FILHO, E. B.; et al. Palavras cruzadas como recurso didático no ensino da teoria atômica. Química Nova na Escola, São Paulo, V. 31, N° 2, p. 88, Mai. 2009.

SANTANA, E. M. Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Anais do Seminário Nacional de Educação profissional e tecnologia. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo4.pdf>. Acesso em: 09/06/2016.