Autores
Vieira, B.L.M. (IF SUDESTE MG) ; Nascimento, J.C. (IF Sudeste MG) ; Toledo, T.A. (IF SUDESTE MG) ; Barbosa, D.B.A. (IF SUDESTE MG)
Resumo
A abordagem CTSA visa à introdução de concepções do cotidiano do estudante no seu desenvolvimento científico e tecnológico. Nesse sentido, propõe-se uma atividade experimental que contextualize a prática vivenciada nas academias com o estudo das proteínas nos alimentos e em suplementos, fazendo a sua identificação pelo método de Biureto. As “Proteínas” foram escolhidas por serem os principais componentes dos suplementos alimentares, e como a proposta é para uma turma de adolescentes, influenciados pela mídia, o assunto torna-se relevante frente à intensificação da preocupação com o corpo nessa faixa de idade. Uma atividade ligada ao cotidiano mostra-se o melhor caminho para que o aluno consiga participar efetivamente da sociedade de forma crítica e consciente.
Palavras chaves
Proteína; Cultura ao Corpo; CTSA
Introdução
A abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) visa à introdução de concepções do cotidiano do estudante no seu desenvolvimento científico e tecnológico (BORGES et al, 2010). Dessa forma, torna-se possível desenvolver uma maior correlação entre o cotiano e o conteúdo estudado, uma vez que a interação dos jovens com a tecnologia e os novos hábitos de consumo são constantes (RICARDO, 2007). Nesse cenário, pode-se perceber a exacerbada preocupação com a estética e a busca incessante por corpos narcisicamente imaginados, sendo a mídia a grande precursora, por padronizar questões relacionadas a corpo perfeito, saúde e rejuvenescimento (GARRITANO, 2008). Para alcançar esse patamar, muitos homens e mulheres recorrem às academias e a uma nutrição ideal, contudo, sem acompanhamento especializado. Os praticantes de exercícios físicos realizam suas atividades de maneira inadequada ao seu condicionamento físico e fazem uso de suplementos alimentares sem orientação (MOREIRA E RODRIGUES, 2014). Todavia, o suporte adicional de energia não é requerido por todos, uma vez que ela pode ser obtida a partir de uma alimentação salutar e equilibrada (RIBEIRO E OLIVEIRA, 2011). Assim, é de fundamental importância a identificação dos nutrientes de cada alimento para que se tenha uma vida saudável, além de evitar e/ou prevenir doenças (MOREIRA E RODRIGUES, 2014). No caso das proteínas, há o método do Biureto que permite a sua identificação e quantificação, através da mudança de cor da amostra, que pode ser alimentos e fluidos biológicos (ALMEIDA et al, 2013). Nesse sentido, buscando desenvolver a perspectiva CTSA, propôs-se uma atividade experimental que contextualiza a prática vivenciada nas academias com o estudo das proteínas nos alimentos e em suplementos.
Material e métodos
A aula foi planejada para uma turma de 30 alunos do 2º ano do Ensino Médio, divididos em 6 grupos, com atividades separadas para que todos os integrantes participassem. Intentou-se, com essa aula, trabalhar os conteúdos relacionados à estrutura da proteína: identificação e caracterização da molécula, seus tipos de ligação e identificação de seu caráter anfótero. O plano de aula foi dividido em duas partes: na primeira, com duração de 50 minutos, os alunos fizeram a leitura de uma resenha de artigos científicos que falam sobre a cultura do corpo, nutrição e a prática de exercícios. Na segunda, com duração de 1 hora e 40 minutos, foi realizada a atividade prática: com base em um roteiro pré determinado que continham questões a serem respondidas, fez-se a identificação de proteínas em alimentos pelo método de Biureto (ALMEIDA et al, 2013). Para a realização do experimento foram necessárias amostras de batata doce cozida e amassada; caldo de frango e caldo de carne de boi preparados por imersão de uma porção do alimento em água e mantido em repouso por pelo menos 10 minutos, clara de ovo crua e suplemento de proteína (whey protein). Essas amostras foram testadas com o reativo de Biureto previamente preparado (solução de sulfato de cobre em meio alcalino – KOH) (ALMEIDA et al, 2013). Para uma avaliação final da atividade, foi solicitado aos alunos uma dissertação com um tema que abordou todo o conteúdo discutido.
Resultado e discussão
Os alunos preparam uma tabela (tabela 1) com os resultados obtidos para cada
amostra.
Os alunos fizeram comparações entre os alimentos testados e formularam
explicações para as diferenças de tonalidade após ocorrer a reação de
complexação do cobre.
A coloração inicial do reativo é azul, sendo mantida no tubo “branco”,
mostrando que a temperatura por si só não muda a cor do reativo.
O caldo de carne de frango e a clara do ovo, mesmo a frio mudaram sua
coloração, como esperado. O caldo de carne de boi virou apenas quando
aquecido, pois tem menos proteína. O whey protein, que imediatamente ficou
roxo comprovou para os alunos que sua composição é puramente proteína, como
se espera.
Para controle negativo e para mostrar como a diferença dos alimentos, foi
feito o teste com a batata doce, que, a frio não reagiu com o reativo e a
quente virou laranja, coloração explicada através da oxirredução do cobre.
O professor incentivou uma discussão entre os estudantes, comparando a
quantidade de proteínas desses alimentos e contextualizando com o usado
pelos praticantes de atividades físicas para ganhar massa muscular.
Para concluir a aula, a dissertação com o tema “Atividade física e nutrição
ideal: o limite entre a estética e a saúde” mostrou-se relevante, pois
permitiu que os alunos identificassem a interdisciplinaridade dos conteúdos
estudados, uma vez que requereu a interpretação da situação problema e
solidificou o pensamento crítico colocando no papel as conclusões a que
chegaram (SANTOS, SCHNETZLER, 2010).
Tabela de resultados do experimento
Conclusões
Novas metodologias de ensino, que substituem os métodos tradicionais, proporcionam aos alunos uma aprendizagem significativa, através de discussões, comentários, críticas, a fim de construir e solidificar o conhecimento, além de despertar a curiosidade e o espírito investigador. Atividades ligadas ao cotidiano mostram-se como o melhor caminho para que o aluno consiga participar efetivamente da sociedade de forma crítica e consciente.
Agradecimentos
CNPq, FAPEMIG, IF Sudeste MG – JF pela bolsa concedida.
Referências
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