Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Cavalcante, L.F. (UFC)

Resumo

Este trabalho teve a finalidade de desenvolver um projeto para facilitar o entendimento em Química dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola José Cavalcante Romano, na localidade de Mazagão, em Capistrano-CE. Contextualizar as aulas de Química utilizando temas atuais com a realidade dos alunos, como ferramenta motivadora do conhecimento e de uma aprendizagem efetiva através da integração de vários assuntos, como meio ambiente, poluição, efeito estufa, necessidade de fontes alternativas de energia, questões ambientais, combustíveis e outros. É também função do professor de Química fazer com que o aluno não apenas memorize fórmulas e teorias, mas que venha a aprender e se tornar um cidadão mais consciente.

Palavras chaves

Ensino de Química; 9º ano; Ensino Fundamental

Introdução

Ao introduzir a disciplina de Química para os alunos do 9ºano do ensino fundamental da Escola José Cavalcante Romano, na localidade de Mazagão, Capistrano-CE, tornou-se um desafio, porque os referidos alunos nunca tinham estudados essa disciplina. Por essa razão, foi desenvolvido este Projeto de pesquisa com a finalidade de melhorar o entendimento com a disciplina de Química. Segundo Milaré e Alves Filho (2008), “As características dos conteúdos propostos nos livros de ciências do 9° ano costumam ser os mesmos abordados para o Ensino Médio”. Para Roehrig, Assis e Czelusniaki (2011, p.3), a abordagem tradicional do ensino de ciências que privilegia os conteúdos há muito vem sendo criticada por sua limitação ao trabalhar o conhecimento cientifico. Esse projeto foi desenvolvido, destacando as dificuldades dos alunos com a disciplina de Química, e como se fazer para melhorar o entendimento de uma disciplina nova. Os alunos foram convidados a participar de uma oficina com o tema “A Química em nosso cotidiano”, onde na oficina foram abordados temas, tais como: elementos químicos, métodos de preparação, e separação de misturas, propriedades, e suas aplicações nas indústrias visando potencializar conceitos inerentes ao tema, uma vez que são elucidadas as propriedades químicas e as suas substâncias, e o uso delas no nosso cotidiano, para mostrar a importância da química no nosso dia a dia. Conforme os PCNEM (BRASIL, 2002), “O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo”. A contextualização das aulas de Química torna o ensino mais agradável e atraente, tanto para os alunos como para os professores.

Material e métodos

A realização deste trabalho teve início por meio da observação de uma aula na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola José Cavalcante Romano, localizada no município de Capistrano-CE, na localidade de Mazagão 2, para que se pudesse entender o ensino da respectiva escola. No 1° dia fez-se a apresentação do projeto, para nas aulas seguintes efetuar sua execução. Foram desenvolvidas aulas abordando vários temas do cotidiano que envolvem a Química, usando metodologias de ensino diferentes das que eles estão acostumados a receberem, principalmente com o uso de slides. Junto com o professor da disciplina os alunos aprenderam de forma mais eficiente o conteúdo da disciplina. Foi tentado ao máximo contextualizar o conteúdo das aulas com o do dia a dia dos alunos, com a ideia deles se interessarem mais pela Química. Participaram 20 alunos do 9º ano do ensino fundamental, e no final das explanações dos conteúdos solicitou-se ao professor da turma para aplicar um questionário, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Espera-se que o resultado da pesquisa identifique os principais problemas que os alunos têm com a disciplina, seja a forma de metodologia que o professor ministra a disciplina, ou o próprio desinteresse dos alunos pela disciplina ou a falta de motivação dos alunos pela mesma. Também foi realizada pesquisa com 5 professores de Química do município de Capistrano-CE, através da aplicação de um questionário.

Resultado e discussão

Segundo os dados, 60% dos alunos entrevistados afirmaram que as vezes têm dificuldades em estudar química, 20% não têm dificuldade nenhuma, e 20% apresentam dificuldades em estudá-la, entretanto, tem-se que levar em consideração que estes alunos estão tendo o primeiro contato com essa disciplina agora no 9°ano. 10 % acham excelente o seu aprendizado, 25% acham bom, 55% dos alunos acham regular, enquanto para 10% é insatisfatório (fig. 1). Os alunos acreditam que o seu aprendizado na disciplina é regular, porque ela ainda está sendo introduzida para eles, e ainda não têm opinião sobre ela. Questionado sobre o ensino dos seus professores(as) de Química, 30% consideram excelente, 50% consideram bom, 15% acham regular e 5% insatisfatório. A maioria dos alunos acha o ensino dos professores bom ou excelente, e pode ser constatar com estes dados, que para os alunos os professores ensinam do jeito que é para ser ensinado (fig. 2). Com relação entre o conteúdo abordado em sala de aula e o cotidiano, 45% dos alunos afirmam que ás vezes, 30% sim, e 25% não. A maioria dos alunos considera que existe relação dos conteúdos abordados em sala de aula com os do cotidiano. Isso e um dado bom, porque eles percebem que o assunto é do seu dia a dia, e assim se interessam mais pelo o conteúdo da disciplina. Questionado aos professores sobre a dificuldades na aprendizagem do ensino de química no 9º ano do Ensino Fundamental, 50% dos professores opinaram que é por que os alunos ainda não tinham contato com a disciplina de Química, e para 50% é que existe que a falta de interesse dos alunos com a disciplina. Em parte eles estão corretos, mas se as aulas fossem mais contextualizadas com a realidade deles, entenderiam melhor os assuntos ministrados em sala de aula.

Figuras 1 e 2 - Ensino-Aprendizagem

Opiniões dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Figura 3 - Professores de Química do 9º ano

Dificuldades dos Professores de Química no ensino de química no 9º ano do Ensino Fundamental.

Conclusões

Contextualizar o ensino de Química não é tarefa fácil para os docentes, que requer algo além de conhecimentos técnicos da disciplina, uma capacidade investigativa aguçada, uma visão ampla do mundo que o cerca. O desenvolvimento do projeto “As dificuldades na aprendizagem no ensino de quimica para o 9°ano do ensino fundamental da escola José Cavalcante” com alunos da respectiva escola, é uma temática importante para superar as dificuldades de aprendizagem de química, e assim auxiliar ainda mais na formação de alunos do Ensino fundamental.

Agradecimentos

1.Escola José Cavalcante Romano, em Capistrano-CE. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química. 3.Instituto UFC Virtual.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

MILARÉ, T e ALVES FILHO, J. P. A Química interdisciplinar no contexto da oitava série do Ensino Fundamental brasileiro. In V Seminário Ibérico; I Seminário Ibero-Americano CTS no Ensino das Ciências, 2008.

ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur; ASSIS, Kleine Karol; CZEUSNIAKI, Sonia Maris. A Abordagem CTS no Ensino de Ciências: Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Paraná, 2011.