Autores
Silva, A.M. (UFC) ; Cavalcante, L.F. (UFC)
Resumo
Este trabalho teve a finalidade de desenvolver um projeto para facilitar o entendimento em Química dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola José Cavalcante Romano, na localidade de Mazagão, em Capistrano-CE. Contextualizar as aulas de Química utilizando temas atuais com a realidade dos alunos, como ferramenta motivadora do conhecimento e de uma aprendizagem efetiva através da integração de vários assuntos, como meio ambiente, poluição, efeito estufa, necessidade de fontes alternativas de energia, questões ambientais, combustíveis e outros. É também função do professor de Química fazer com que o aluno não apenas memorize fórmulas e teorias, mas que venha a aprender e se tornar um cidadão mais consciente.
Palavras chaves
Ensino de Química; 9º ano; Ensino Fundamental
Introdução
Ao introduzir a disciplina de Química para os alunos do 9ºano do ensino fundamental da Escola José Cavalcante Romano, na localidade de Mazagão, Capistrano-CE, tornou-se um desafio, porque os referidos alunos nunca tinham estudados essa disciplina. Por essa razão, foi desenvolvido este Projeto de pesquisa com a finalidade de melhorar o entendimento com a disciplina de Química. Segundo Milaré e Alves Filho (2008), “As características dos conteúdos propostos nos livros de ciências do 9° ano costumam ser os mesmos abordados para o Ensino Médio”. Para Roehrig, Assis e Czelusniaki (2011, p.3), a abordagem tradicional do ensino de ciências que privilegia os conteúdos há muito vem sendo criticada por sua limitação ao trabalhar o conhecimento cientifico. Esse projeto foi desenvolvido, destacando as dificuldades dos alunos com a disciplina de Química, e como se fazer para melhorar o entendimento de uma disciplina nova. Os alunos foram convidados a participar de uma oficina com o tema “A Química em nosso cotidiano”, onde na oficina foram abordados temas, tais como: elementos químicos, métodos de preparação, e separação de misturas, propriedades, e suas aplicações nas indústrias visando potencializar conceitos inerentes ao tema, uma vez que são elucidadas as propriedades químicas e as suas substâncias, e o uso delas no nosso cotidiano, para mostrar a importância da química no nosso dia a dia. Conforme os PCNEM (BRASIL, 2002), “O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo”. A contextualização das aulas de Química torna o ensino mais agradável e atraente, tanto para os alunos como para os professores.
Material e métodos
A realização deste trabalho teve início por meio da observação de uma aula na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola José Cavalcante Romano, localizada no município de Capistrano-CE, na localidade de Mazagão 2, para que se pudesse entender o ensino da respectiva escola. No 1° dia fez-se a apresentação do projeto, para nas aulas seguintes efetuar sua execução. Foram desenvolvidas aulas abordando vários temas do cotidiano que envolvem a Química, usando metodologias de ensino diferentes das que eles estão acostumados a receberem, principalmente com o uso de slides. Junto com o professor da disciplina os alunos aprenderam de forma mais eficiente o conteúdo da disciplina. Foi tentado ao máximo contextualizar o conteúdo das aulas com o do dia a dia dos alunos, com a ideia deles se interessarem mais pela Química. Participaram 20 alunos do 9º ano do ensino fundamental, e no final das explanações dos conteúdos solicitou-se ao professor da turma para aplicar um questionário, que foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Espera-se que o resultado da pesquisa identifique os principais problemas que os alunos têm com a disciplina, seja a forma de metodologia que o professor ministra a disciplina, ou o próprio desinteresse dos alunos pela disciplina ou a falta de motivação dos alunos pela mesma. Também foi realizada pesquisa com 5 professores de Química do município de Capistrano-CE, através da aplicação de um questionário.
Resultado e discussão
Segundo os dados, 60% dos alunos entrevistados afirmaram que as vezes têm
dificuldades em estudar química, 20% não têm dificuldade nenhuma, e 20%
apresentam dificuldades em estudá-la, entretanto, tem-se que levar em
consideração que estes alunos estão tendo o primeiro contato com essa disciplina
agora no 9°ano. 10 % acham excelente o seu aprendizado, 25% acham bom, 55% dos
alunos acham regular, enquanto para 10% é insatisfatório (fig. 1). Os alunos
acreditam que o seu aprendizado na disciplina é regular, porque ela ainda está
sendo introduzida para eles, e ainda não têm opinião sobre ela. Questionado sobre
o ensino dos seus professores(as) de Química, 30% consideram excelente, 50%
consideram bom, 15% acham regular e 5% insatisfatório. A maioria dos alunos acha
o ensino dos professores bom ou excelente, e pode ser constatar com estes dados,
que para os alunos os professores ensinam do jeito que é para ser ensinado (fig.
2). Com relação entre o conteúdo abordado em sala de aula e o cotidiano, 45% dos
alunos afirmam que ás vezes, 30% sim, e 25% não. A maioria dos alunos considera
que existe relação dos conteúdos abordados em sala de aula com os do cotidiano.
Isso e um dado bom, porque eles percebem que o assunto é do seu dia a dia, e
assim se interessam mais pelo o conteúdo da disciplina. Questionado aos
professores sobre a dificuldades na aprendizagem do ensino de química no 9º ano
do Ensino Fundamental, 50% dos professores opinaram que é por que os alunos ainda
não tinham contato com a disciplina de Química, e para 50% é que existe que a
falta de interesse dos alunos com a disciplina. Em parte eles estão corretos, mas
se as aulas fossem mais contextualizadas com a realidade deles, entenderiam
melhor os assuntos ministrados em sala de aula.
Opiniões dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.
Dificuldades dos Professores de Química no ensino de química no 9º ano do Ensino Fundamental.
Conclusões
Contextualizar o ensino de Química não é tarefa fácil para os docentes, que requer algo além de conhecimentos técnicos da disciplina, uma capacidade investigativa aguçada, uma visão ampla do mundo que o cerca. O desenvolvimento do projeto “As dificuldades na aprendizagem no ensino de quimica para o 9°ano do ensino fundamental da escola José Cavalcante” com alunos da respectiva escola, é uma temática importante para superar as dificuldades de aprendizagem de química, e assim auxiliar ainda mais na formação de alunos do Ensino fundamental.
Agradecimentos
1.Escola José Cavalcante Romano, em Capistrano-CE. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química. 3.Instituto UFC Virtual.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
MILARÉ, T e ALVES FILHO, J. P. A Química interdisciplinar no contexto da oitava série do Ensino Fundamental brasileiro. In V Seminário Ibérico; I Seminário Ibero-Americano CTS no Ensino das Ciências, 2008.
ROEHRIG, Silmara Alessi Guebur; ASSIS, Kleine Karol; CZEUSNIAKI, Sonia Maris. A Abordagem CTS no Ensino de Ciências: Reflexões sobre as Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Paraná, 2011.