Autores
Marinho, O.T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Assis Jr., P.C. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)
Resumo
Tendo em vista a dificuldade que os alunos apresentam em determinar a fórmula estrutural dos compostos orgânicos a partir do nome dos mesmos, esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar um recurso metodológico que venha permitir uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Química.Para comprovar a eficácia do lúdico no ensino de Química, confeccionamos o “Quebra-Cabeça das Funções Orgânicas” para o professor fazer uso nas aulas de nomenclatura dos compostos do carbono. O jogo foi aplicado numa turma da 3ª Série do Ensino Médio do turno matutino de uma escola da rede pública do município de Parintins/AM. Após a atividade lúdica ter sido aplicada, pudemos verificar que este tipo abordagem didática é uma excelente alternativa para ser utilizadas nas aulas de Química.
Palavras chaves
funções orgânicas; nomenclatura; lúdico
Introdução
Para que possamos pensar sobre novas maneiras de abordagem para o ensino de Química, é imprescindível que façamos uma análise de como ele vem sendo trabalhado nas escolas de Ensino Médio nos últimos tempos. Os currículos tradicionais têm enfatizado, na maioria das vezes, aspectos formais da Química. Esses currículos apresentam um número excessivo de informações, nomes, fórmulas, equações e conhecimentos como fragmentos desligados da realidade dos estudantes. Esta cobrança pode ser justificada pelas escolas em virtude de vários exames seletivos para ingresso no ensino superior cobrar, na grande maioria, uma memorização de informações, forçando os professores a despejar o maior número de conteúdos para seus alunos. Na 3ª Série do Ensino Médio o eixo temático da disciplina Química compreende as Funções Orgânicas (AMAZONAS, 2012), ou seja, durante todo o ano letivo as aulas deste componente curricular são norteadas por essa temática. Dessa forma o aluno precisa ter domínio deste conteúdo para poder compreender os assuntos das aulas nesta série. A Proposta Curricular do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC (AMAZONAS, 2012) trás uma quantidade muito grande de funções orgânicas a serem trabalhadas: hidrocarboneto, funções oxigenadas, funções nitrogenadas, funções sulfonadas, funções mistas, compostos organometálicos e compostos halogenados. Como podemos comprovar são muitas funções e que apresentam nomenclaturas diferentes, que são descritas como um dos objetivos do 1º Bimestre do ano escolar. Frente a este cenário, a nossa proposta é apresentar uma atividade lúdica para trabalhar a nomenclatura dos compostos orgânicos. Com isso o professor terá mais um instrumento a ser utilizado nas aulas de Química para buscar a melhoria do ensino.
Material e métodos
O ensino-aprendizagem no decorrer dos anos, de acordo com Mattos e Faria (2011), vem sofrendo mudanças na metodologia de ensino buscando formas que facilitem o trabalho do professor no processo de aprendizagem. As mudanças referentes aos recursos didáticos, principalmente os pedagógicos, incluem os jogos que, quando usados adequadamente tornam a aprendizagem menos mecânica e mais significativa e prazerosa para o aluno, refletindo assim, no seu desenvolvimento cognitivo.Para Castanho (1995) o jogo uma função da vida e descreve suas principais características. Segundo a autora, o jogo é uma atividade voluntária, pois quando se sujeita a ordens, deixa de ser ordem, deixa de ser jogo. Ele é realizado visando uma satisfação que consiste em sua própria realização. Tem regras próprias que precisam ser obedecidas, e isso confere ao jogo outra de suas características essenciais: ele cria a ordem e é ordem. A desobediência as regras implica o final do jogo. Se mudarmos a regra, mudamos o jogo.Os jogos permitem uma simulação das situações reais, estimulando a convivência social dentro de determinadas regras. Com os jogos as pessoas aprendem a cooperar e prospectar situações futuras, extraindo elementos de sua própria vivência e de experiências anteriores. A CONFECÇÃO: As peças do quebra-cabeça foram confeccionadas em madeira. Os grupos formadores dos compostos orgânicos foram digitalizados e impressos em papel adesivo. Os nomes das substâncias foram impressos em papel cartão. A APLICAÇÃO: O “Quebra-Cabeça das Funções Orgânicas” foi aplicado em uma turma de 3ª Série do Ensino Médio de uma escola da rede pública do município de Parintins/AM no turno matutino. Foi apresentada a Tabela das Funções Orgânicas com suas respectivas nomenclaturas para que os alunos pudessem consultar.
Resultado e discussão
Segundo Gramigna (1993), o jogo é uma atividade espontânea, realizada por
mais de uma pessoa, regida por regras que determinam quem o vencerá. Nestas
regras estão o tempo de duração, o que é permitido e o que é proibido,
valores da jogada e indicadores de como terminar a partida. Destes conceitos
pode-se extrair a questão de que o jogo acontecerá dentro de determinada
regra, tempo e lugar, e que será bastante desafiador, propiciando um grande
estímulo emocional, despertando sentimentos tais como: raiva, alegria, medo,
euforia, angústia, etc. Desta forma, o jogo tem como função explorar a
criatividade, simulando estratégias de soluções de problemas e oferecer a
oportunidade às pessoas para vivenciar (de forma simulada) como coloca
Gramigna, todo um tecido social onde os desafios reproduzem situações do
cotidiano. Os alunos participaram ativamente da atividade e conseguiram
entender melhor o mecanismo para montar as fórmulas dos compostos orgânicos
com as peças de madeira que apresentavam os grupos formadores, tais como:
CH3, CH2, OH, NH2, Cl etc. Os estudantes ficaram muito interessados em
trabalhar com as estruturas formando as cadeias das substâncias.Facilmente
os alunos montavam as fórmulas estruturais planas dos compostos, como por
exemplo, o ácido butanoico e a metilamina (Figura 1). Após a atividade
terminar, aplicamos um questionário para verificar o grau de satisfação em
relação ao recurso metodológico utilizado, e o resultado podemos comprovar
na Figura 2 que foi muito positivo.
Peças com estruturas e cartas com nomes dos compostos orgânicos.
Questionário aplicado aos alunos após a aplicação do “Quebra-Cabeça das Funções Orgânicas”.
Conclusões
Como podemos observar com o resultado da pesquisa, o uso do lúdico é um excelente recurso a ser utilizado pelos professores de Química nas suas aulas do Ensino Médio. Os jogos constituem uma metodologia alternativa para facilitar o estudo, não só da Nomenclatura das Funções Orgânicas, mas de qualquer outro conteúdo, desde que faça adaptações de jogos para o ensino de Química ou até mesmo a criação de outros inéditos para serem utilizados nas aulas, visando aumentar o interesse dos alunos pela disciplina, favorecendo uma considerável melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
Agradecimentos
Ao Colegiado do curso de Licenciatura em Química do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Referências
AMAZONAS. Proposta Curricular de Química para o Ensino Médio. Manaus: SEDUC – Secretaria de Estado de Educação e Cultura, 2012.
CASTANHO, Gisela P. O Jogo no Psicodrama. São Paulo: Agora, 1995 Cap11. p. 25.
GRAMIGNA, M. Rita. Jogos de Empresas. São Paulo: Makron Books, 1993.
MATTOS, R. C. F.; FARIA de M. A. Jogos e aprendizagem. Revista Eletrônica Saberes da Educação. v. 2 nº 1 . 2011. Disponível em: http://www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdf/v2-n1-2011
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiânia: Kelps, 2013.