Autores

Sousa, R.N. (EEEP - EUSÉBIO DE QUEIROZ) ; Magalhães, A.C. (DQAFQ/UFC) ; Almeida, M.M.B. (DQAFQ/UFC) ; Fernandes, M.F.L. (DQAFQ/UFC)

Resumo

O ensino de eletroquímica é de difícil compreensão por parte dos alunos no ensino médio. A utilização da informática educativa, o uso de materiais interativos e a experimentação científica são alvos inerentes deste estudo. Uma das tecnologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem é o uso de projeções com a utilização do software PowerPoint. O objetivo deste trabalho foi analisar como o uso do editor de slides aliado a prática experimental de química (pilha de Daniel) pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de eletroquímica do 2º ano do ensino médio. Verificou-se que o uso de um software educativo como um mediador entre a aula teórica e prática pode ser uma ferramenta pedagógica complementar tão eficiente ou mais eficiente aos métodos tradicionais de ensino.

Palavras chaves

Pilha de Daniel; PowerPoint; Ensino médio

Introdução

O ensino de eletroquímica de um modo geral sempre foi de difícil abordagem e de compreensão por parte dos alunos no ensino médio. Em meio ao elevado número de fórmulas, equações e o excesso de aulas teóricas tradicionais, os estudantes desta modalidade de ensino se encontram em dificuldade para assimilação dos conteúdos, o que possivelmente gera um desinteresse pela aprendizagem de ciências, prejudicando ou desacelerando, por consequência, o avanço dos indicadores educacionais do nosso país. Para tanto, a utilização da informática educativa, o uso de materiais interativos e a experimentação científica, ancorados em referenciais teóricos, tais como, LEVY (1999) e VALENTE (2005), são alvos inerentes deste estudo. O cotidiano dos alunos e professores do ensino médio é permeado pelo uso das TIC, e uma das tecnologias fortemente utilizadas no processo de ensino e aprendizagem é o uso de projeções com a utilização do software PowerPoint. Este software é um grande aliado dos professores, alunos, palestrantes entre outros, contudo, percebe-se que esta ferramenta ainda não atingiu seu potencial máximo no ensino de Química. O computador pode ser uma ferramenta importante na compreensão de conteúdos, simulações de fenômenos químicos e interpretação de dados experimentais. Desta forma, o uso da informática ganharia um novo sentindo no campo de ensino e se tornaria uma forte aliada no processo de constante aprendizado do próprio professor, o que fortaleceria a qualidade de ensino no nosso país (SOUZA, 2004). A Química é uma Ciência intrinsicamente ligada ao mundo microscópico, portanto, altamente abstrata. Os fenômenos Químicos que observamos visualmente, no mundo macroscópico, tem origem no mundo microscópico. Este mundo pode ser melhor representado com o uso da ferramenta PowerPoint para: modelar, desenhar, animar e simular tais fenômenos Químicos. Pode-se inferir que, uma melhor utilização do software PowerPoint maximizaria o entendimento dos alunos do ensino médio, além de atraí-los a estudar mais profundamente a Ciência Química. Propõe-se que a simulação de fenômenos Químicos pode ser mais expressivamente demonstrada através do uso do PowerPoint em simulações fenomenológicas digitalizadas na tela do computador. Em uma busca minuciosa nos repositórios educacionais de objetos de aprendizagem na internet, constatou-se uma grande carência de softwares educativos e Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) que abordassem a temática pilha de Daniel. Nesta pesquisa discorre-se o uso da informática na aprendizagem de Química, utilizando como estratégias metodológicas o uso de um software educacional, oriundo das observações das reais dificuldades dos alunos nos principais tópicos referentes ao conteúdo abordado. O objetivo deste trabalho foi analisar como a contribuição do uso do editor de slides aliado a prática experimental de química (pilha de Daniel) pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de eletroquímica do 2º ano do ensino médio.

Material e métodos

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Eusébio de Queiroz, uma escola padrão MEC de tempo integral localizada no município de Eusébio-Ceará. A Escola possui 02 (dois) Laboratórios Educacionais de Informática (LEI) com mais de 40 (quarenta) computadores conectados a rede mundial de computadores. Possui, também, 03 (três) Laboratórios Experimentais de Ciências, sendo 01 (um) o laboratório Experimental de Química (LEQ). Para compor a amostra foram selecionados aleatoriamente 28 (vinte e oito) alunos de duas turmas de 45 (quarenta e cinco) alunos cada, contendo 14 da Turma Teste e 14 da Turma Controle. Os alunos da Turma Teste participaram das etapas 2, 3, 4, 5 e 6 das sessões didáticas da prática pedagógica descritas na Tabela. Os alunos da Turma Controle participaram apenas da etapa 2 e 6 da seção didática. Os questionários foram aplicados às turmas teste e controle, fora do tempo didático. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o computador como recurso pedagógico no ensino de Química do 2º ano, através de sessão didática realizada no LEI, usando um software multimídia desenvolvido pelo autor e a prática experimental de produção da pilha de Daniel no LEQ. Foi aplicado um teste avaliativo contendo 20 (vinte) questões objetivas de múltipla escolha referente ao conteúdo pilha de Daniel, este teste foi aplicado a uma amostra de 19 alunos da turma teste e 19 alunos da turma controle escolhidos aleatoriamente. Levantaram-se gráficos para comparações dos resultados.

Resultado e discussão

Percebe-se no gráfico 1 que 75% dos alunos acreditam que sempre haverá uma melhor compreensão do conteúdo de eletroquímica através da utilização do software após a aula teórica. 20% acreditam que haverá uma melhora com certa dificuldade e 5% acredita que esta melhora ocorrerá apenas às vezes. Logo a maioria dos alunos, afirmou que o uso do software foi significativo para uma melhor compreensão do conteúdo. Este resultado, no qual se acredita ser positivo, deve-se ao fato do conteúdo pilha de Daniel requerer a utilização de vidrarias e equipamentos laboratoriais de química além de uma boa visualização do mundo microscópico. Apenas uma aula teórica, ainda que bem ilustrada pelo professor através de desenhos, reações e esquemas gráficos, não completa uma total aprendizagem como aquela oferecida pelo computador através de animações, áudios e vídeos que ilustram de forma mais concreta o mundo abstrato das reações químicas presentes no conteúdo pilha de Daniel. O teste avaliativo (gráfico 2) revelou que as notas dos 19 (dezenove) alunos da turma teste mostraram-se melhores que os alunos da turma controle. Na grande maioria dos alunos da turma teste houve um ganho de pontuação, entretanto, esperava-se que este ganho fosse bem maior, visto que os alunos que participaram das seções didáticas que envolvia o uso do software multimídia e a prática laboratorial mostraram-se motivados e em relato ao professor, muitos alunos enfatizaram que a aprendizagem seria bem mais eficiente. A utilização de mesmo software em jogos lúdicos no ensino médio (LUCENA et all, 2012) revelou que, o jogo virtual tornou a aula de química experimental (outrora irritante e exaustiva) divertida e interessante, colaborando para aprendizagem e promovendo a interação. Ao analisar a média de ambas as turmas, teste e controle, houve um ganho de 12,32% de aprendizagem, pois a média da turma teste foi 5,74 e a nota da turma controle 5,11, conforme mostra o gráfico 3.

Tabela e Figura 1



Figuras 2 e 3



Conclusões

O computador pessoal se tornou um forte aliado da educação no presente século, as ferramentas computacionais possuem um grande potencial para auxiliar tanto o professor quanto o aluno no processo ensino e aprendizagem de química. Embora seja uma ferramenta poderosa para auxiliar o ensino de ciências, ela ainda é subutilizada pela grande maioria de professores e alunos de nosso país. Na escola pesquisada, o uso operacional do computador aliado diretamente à prática experimental potencializou a aprendizagem dos alunos. Verificou-se também que, o uso de um software educativo como um mediador entre a aula teórica e prática pode ser uma ferramenta pedagógica complementar tão eficiente ou mais eficiente aos métodos tradicionais de ensino. O ensino tradicional de Química para conteúdos abstratos, como a pilha de Daniel, parece ser deficiente, desatualizado e, portanto, de aprendizagem pouco eficiente. Logo, o uso de um software educacional multimídia pode sanar esta carência. O uso de softwares educacionais função multimídia que possam simular um dado fenômeno químico, pode ser desenvolvido na plataforma do PowerPoint, este atua como um software de modelagem para a construção de um software educacional multimídia, que por sua vez, apresenta evidências de motivação, curiosidade e entretenimento do aluno. Aliado ao software educacional, a prática experimental de química desperta a curiosidade do aprendiz, aprimora sua percepção fenomenológica e consolida o conhecimento do aluno.

Agradecimentos

À Esc. Est. de Educ. Profiss.(EEEP) Eusébio de Queiroz do Ceará e ao PPG em Ens. de Ciênc. e Matem. (ENCIMA) da UFC por propiciar condições para realização deste trabalho

Referências

LEVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

LUCENA, G. L.; AZEVEDO, M. S. QUIZmica: um jogo virtual auxiliando o ensino de química. Revista Tecnologias na Educação 2012, Ano 4, n. 7.

SOUZA, M. P.; SANTOS, N.; MERÇON, F.; RAPELLO, C. N.; AYRES, A. C. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE. Manaus, AM, 2004.

VALENTE, J. A. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. Tese (Livre docência) Instituto de Artes -Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.