Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Pereira, M.V.B. (UFC)

Resumo

O presente estudo ressalta a importância do livro didático para a disciplina de Química e objetiva fazer uma análise sobre a utilização de livros didáticos por professores de química e alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio José Joacy Pereira, Aratuba-CE. Foram entregues questionários a 50 alunos do 1º ano das turmas A e B do ensino médio, a fim de identificar aspectos como a utilização do livro didático nas aulas de química além de sua relação com o aprendizado da disciplina. Os professores que lecionam aulas de Química na unidade de ensino também participaram da pesquisa respondendo a um questionário direcionado para os mesmos, com ênfase na utilização do livro didático em suas aulas, e a importância atribuída ao livro impresso.

Palavras chaves

Livro Didático; Ensino de Química; Ensino Médio

Introdução

O presente trabalho aborda o tema: A importância do Livro Didático para a disciplina de Química no Ensino Médio. Os livros didáticos têm sido, ao longo da tradição cultural, um poderoso instrumento de seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. Os professores em atuação utilizam como principal recurso instrucional, portanto, a sua influência sobre a qualidade do ensino seja fundamental. Entretanto verifica-se a mídia como um espaço que interage e cria novos significados para a educação. O livro didático é considerado como um dos principais mediadores do conhecimento socialmente legítimo, na medida em que é concedido em massa para as escolas, a disponibilização de livros didáticos para os estudantes da Educação Básica especificamente no caso do Ensino Médio é realizada por meio do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM (BRASIL, 2005). Essa iniciativa governamental tem a finalidade de apoiar o trabalho dos professores e democratizar o acesso ao livro didático, em vista a tais atribuições os livros e as coleções são distribuídos gratuitamente pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (ECHEVARRÍA, MELLO e GAUCHE, 2010; MAIA et al., 2011). A importância do livro didático de Química foi observada para a turma do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual José Joacy Pereira do munícipio de Aratuba – Ceará, no que se refere a sua utilização. A análise da pesquisa quantitativa consolidou-se na produção de dados numéricos para dimensionamento de fenômenos como a frequência do uso do Livro.

Material e métodos

A unidade escolar escolhida para aplicar o projeto foi a Escola de Ensino Médio José Joacy Pereira, Aratuba-CE, nas turmas de 1º ano A e B identificando que a professora utiliza em suas aulas além do livro didático outros materiais, dos quais destaca-se textos de revistas, artigos científicos, demonstração de práticas experimentais com vidrarias, reagentes, recursos tecnológicos como: notebook, data-show, músicas, vídeos, simulações dentre outros disponíveis para acesso, com o intuito de dinamizar o conteúdo, contudo foi avaliado como a professora manuseia o mesmo em sala de aula, realizando desta forma várias indagações a respeito do livro impresso, e a sua abordagem em sala de aula, direcionado aos docentes e discentes. A pesquisa foi realizada no ano de 2016, para coleta de dados, foram consultados 50 alunos do 1º ano A e B do ensino médio da respectiva escola. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário direcionado aos alunos. Aplicou-se também um questionário para 6 professores de química, com o objetivo de saber de suas opiniões a respeito do livro didático e outras mídias que possam ser utilizadas.

Resultado e discussão

Respondendo o questionário, 68% dos alunos pesquisados consideram que o livro aborda uma linguagem científica de difícil compreensão, todavia não é possível compreender de início os assuntos, somente com a ajuda da professora. Os equivalentes a 32% confirmam que é possível compreender bem os conteúdos abordados, devido conter variadas seções que intensifica a participação ativa do discente nos conteúdos introduzidos no Livro (fig. 1). 24% concordaram que deveriam totalmente utilizar os recursos tecnológicos ao invés do livro didático, devido aos revolucionários avanços tecnológicos, 68% deveriam parcialmente, e 8% não deveriam, pois afirmam que o livro é um instrumento importante para os alunos da rede pública de ensino, já que é distribuído gratuitamente (fig. 2). Questionado sobre o livro adotado da Martha Reis, 20% confirmam ser um ótimo livro, contendo informações atualizadas, atividades diversificadas, dentre as mesmas experimentos de fácil realização, textos, ilustrações com boa qualidade, 78% classificaram bom, visto que é possível compreender bem os conteúdos e 2% regular por causa da linguagem que consideram de pouca clareza (fig. 3). Foram entrevistados 6 professores que ministram aulas de Química na EEM José Joacy Pereira. Os professores que utilizam metodologias diversificadas para lecionar, fazem com que seus alunos sejam motivados a aprender, sendo frutos de uma aprendizagem significativa. Sobre o livro da Martha Reis, 33% dos professores avaliam o livro como um ótimo instrumento visto que serve de orientação e auxilio a uma fonte de pesquisa para os estudantes (fig. 4), posto que muitos não possuem acesso à tecnologia (internet). 67% atribuem que o livro impresso faz com que o conteúdo seja fixado através das questões e práticas.

Figuras 1 e 2 - Livros Didáticos

Opinião dos alunos sobre os Livros Didáticos.

Figuras 3 e 4 - Opiniões dos Alunos e Professores

Opiniões dos Alunos e Professores sobre o Livro da Martha Reis.

Conclusões

Com base nos dados obtidos, o livro didático de Química tem importância na prática pedagógica diária por ser suporte teórico e prático para o aluno, instrumento de apoio para o professor. É necessário uma forma de sistematização dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, através do professor, com o intuito de facilitar a sua rotina no exercício docente e uma melhor compreensão por parte dos alunos. Conclui–se que os livros didáticos são boas ferramentas para o desenvolvimento do ensino da química, mas que o professor procure inovar e trazer mais dinamismo para suas aulas.

Agradecimentos

1.Escola de Ensino Médio José Joacy Pereira, Aratuba-CE. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química. 3.Instituto UFC Virtual.

Referências

BRASIL. Programa Nacional do Livro do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2005. Disponível em:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/quimica/0007.html>. Acesso em: 16 out. 2015.

ECHEVERRÍA, A. R.; MELLO, I. C.; GAUCHE, R. Livro didático: análise e utilização no Ensino de Química. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco, p. 263-286. Ijuí: Unijuí, 2010. Modelos Didáticos e Cinética Química, Revista Química Nova na Escola – São Paulo-SP, BR. Vol. 37, N° 3, p. 197-203, Agosto 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_3/07-EA-08-14.pdf > Acesso em: 14 out. 2015.

MAIA, J. O.; SÁ, L. P.; MASSENA, E. P.; WARTHA, E. J. O livro didático de química nas concepções de professores do ensino médio da região sul da Bahia. Química Nova na Escola, v. 33, n. 21, p. 115-124, 2011. Modelos Didáticos e Cinética Química, Revista Química Nova na Escola – São Paulo-SP, BR. Vol. 37, N° 3, p. 197-203, agosto 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_3/07-EA-08-14.pdf > Acesso em: 14 out. 2015.