Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Costa, L.M.M. (UFC)

Resumo

Um medicamento é constituído de um princípio ativo, responsável pelo efeito terapêutico, chamado de fármaco. As aulas de Química Orgânica é por vezes um ensino sem foco no cotidiano, e muitas vezes nem mesmo o livro didático dá suporte necessário para a contextualização dos conteúdos. Por essa razão deve-se contextualizar as aulas com o cotidiano. Com esse objetivo foi realizado um trabalho na EEM João Alves Moreira, Aracoiaba-CE, com alunos do 3° ano. O trabalho foi dividido em duas etapas: a primeira aconteceu uma pesquisa visando identificar problemas e soluções para contextualizar as aulas de química orgânica, e a segunda etapa consistiu em uma oficina com experimentos utilizando medicamentos do conhecimento dos alunos no sentido de identificar os fármacos presentes em sua composição.

Palavras chaves

Medicamentos; Fármacos; Contextualização

Introdução

O presente trabalho foi realizado com alunos da terceira série do ensino médio, na Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, no distrito de Ideal, Aracoiaba-CE, na disciplina de Química, e teve como objetivo contextualizar as aulas de Química com fatos do cotidiano dos alunos, compreendendo a relação entre as reações químicas que ocorrem na natureza e o seu cotidiano, conseguindo assim contextualizá-la. Outro motivo para a realização desta pesquisa é identificar se o livro didático utilizado nessa escola dá suporte educacional para que os professores possam contextualizar essa temática. Maia et al. (2000) destaca que na escola, de modo geral, o indivíduo interage com um conhecimento essencialmente acadêmico, principalmente através da transmissão de informações. Percebe-se que para a realização de uma aula prática não é necessário essencialmente a disponibilidade de um laboratório, pode ser realizada em sala de aula ou em uma aula de pesquisa, fora da sala de aula. O importante é haver contextualização e exposição dos assuntos. Um ramo da Química Orgânica que pode ser trabalhado contextualizando o conteúdo com exemplos do cotidiano é sobre as funções orgânicas, utilizando como exemplos de amostras reais os fármacos (medicamentos). De acordo com Moura (2014), os medicamentos são constituídos por diversas substâncias químicas que apresentam em sua estrutura inúmeras funções orgânicas. Os fármacos fazem parte do grupo de compostos orgânicos sintéticos e podem ser manipulados em laboratórios para desenvolver medicamentos que apresentem ação de cura para algumas doenças. Braibante et al., (2012) considera que os medicamentos são constituídos por diversas substâncias químicas que apresentam em sua estrutura inúmeras funções orgânicas.

Material e métodos

Após toda a pesquisa teórica ocorreu uma visita na escola de EEM João Alves Moreira, Aracoiaba-CE. Nessa visita foi realizada uma pesquisa de campo, analisando como era contextualizado o assunto em sala de aula, e no ambiente da área de convivência, foi possível uma conversa informal com alguns alunos e realizar algumas perguntas sobre o que eles sabiam dos fármacos qual a opinião dos alunos e professores com relação ao assunto, e as dificuldades e os resultados que possivelmente poderiam ocorrer se este referido assunto fosse contextualizado de uma forma diferenciada e utilizando os medicamentos (fármacos) como exemplos, para a identificação das funções orgânicas presentes em sua composição. Foi desenvolvido um instrumental com perguntas objetivas e subjetivas direcionadas para os alunos do 3° ano do Ensino Médio, e também um questionário para os professores. Apenas 30 alunos se propuseram a responder os Questionários, e 4 professores, sendo um da escola João Alves Moreira e os demais de outras escolas que lecionam no 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Química. Conhecendo a importância de que os alunos possam aprimorar e desenvolver seu conhecimento sobre a Química Orgânica foi realizado também uma análise do livro didático utilizado pelos alunos e professores do 3º ano da referida escola. O livro utilizado nas aulas do 3°ano é da autora Martha Reis, volume 3. Após a aplicação dos questionários e a análise do livro didático, foi realizada uma oficina para delimitação do tema, onde ocorreu apresentação de slides mostrando alguns medicamentos utilizados na idade média, métodos duvidosos para a cura de enfermidades e remédios de origem medicinais conhecidos pelos alunos, que muitas vezes são preparados como chás.

Resultado e discussão

De acordo com a pesquisa de campo realizada na EEM João Alves Moreira com 30 alunos do 3° ano do Ensino Médio, foi aplicado um questionário aos alunos. 34% dos entrevistados afirmam que o professor desenvolve atividades diferenciadas das constantes no livro didático. Cerca de 53% dos alunos responderam que, às vezes, o professor desenvolve atividades diferenciadas para a contextualização das aulas e apenas 13% dos entrevistados afirmam que o professor não desenvolve atividades diferenciadas (fig. 1). Questionado se sabiam o que eram fármacos, 70% dos alunos não sabiam o que significava e nem sua finalidade, 20% respondeu que os fármacos estavam presentes nos medicamentos, em parte acertaram, mas não especificaram qual a finalidade. Já 7% relacionou a palavra fármaco com farmácia e 3% respondeu, diretamente, que o fármaco é o principio ativo dos medicamentos (fig. 2). 36% dos alunos consideram boa uma abordagem de ensino que realize experimentos químicos envolvendo medicamentos conhecidos por eles para a compreensão do conteúdo. Sendo que, 30% consideram uma excelente estratégia para o desenvolvimento do conteúdo. Já 27% consideram um método regular, desenvolver atividades diferenciadas para abordar o assunto, e apenas 7% não consideram necessária a contextualização do conteúdo através de experimentos químicos. 36% dos alunos entrevistados consideram boa uma abordagem de ensino que realize experimentos químicos envolvendo medicamentos conhecidos por eles para a compreensão do conteúdo. Com relação a entrevista com os professores, conclui-se que 75% dos entrevistados responderam que é difícil trabalhar o conteúdo de funções orgânicas com a temática dos fármacos, mas 25% não consideram difícil contextualizar as aulas usando os medicamentos como exemplos.

Figura 1 - Atividades Diferenciadas

O seu professor, em alguma aula, traz atividades diferenciadas daquelas já existentes no livro didático adotado pela escola?

Figura 2 - Fármacos

Você sabe o que são fármacos?

Conclusões

Com a aplicação deste trabalho foi possível alcançar todos os objetivos inicialmente propostos, a partir da análise do livro didático identificou-se suas qualidades e suas carências. Através da análise dos questionários propostos para os alunos e professores e após o desenvolvimento da oficina foi possível delimitar os principais problemas em contextualizar as aulas de Química. Com relação ao conteúdo das funções orgânicas e a temática dos fármacos, a atividade desenvolvida proporcionou aos alunos um interesse maior sobre o estudo dos assuntos da disciplina de Química.

Agradecimentos

1.Escola de Ensino Médio João Alves Moreira, Aracoiaba-CE. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química. 3.Instituto UFC Virtual.

Referências

BRAIBANTE, Hugo T. S. et al. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos: Química nova na escola. 2012. Disponível em:<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/05-EA-43-11.pdf>. Acesso em: 24 set. 2015.

MAIA, Eny Marisa et al. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: química. 2000. Disponível em:
http://cienciaquimica.xpg.uol.com.br/educacao&quimica/parametrocurricular.htm. Acesso em: 20 fev. 2016.

MOURA, Jardel. A química orgânica na bula dos remédios: Farmacêutico in Foco. 2014. Disponível em:
<http://farmaceuticoinfoco.net/2014/07/a-quimica-organica-na-bula-dos-remedios.html>. Acesso em: 16 fev. 2016.