Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Souza, G.K.S. (UFC)

Resumo

A maioria das ações humanas vem causando sérios problemas ambientais e gerando resíduos poluentes que geralmente não recebem o devido tratamento, por exemplo, esgoto e lixo. Com a utilização de medidas eficazes, pode-se fazer uso adequado do meio ambiente, conscientizando a população e, ao mesmo tempo, preservando os bens naturais. Este trabalho tem como finalidade propor, por meio de estudos sobre a Química Ambiental, um aprofundamento acerca dos processos químicos decorrentes da ação do homem.

Palavras chaves

Química Ambiental; Meio Ambiente; Ensino-Aprendizagem

Introdução

A Química Ambiental é uma necessidade do homem compreender os processos químicos que ocorrem na natureza, que cria sérios problemas à saúde pública, e assim compromete a saúde da Terra. O período em que se vive atualmente é cercado por grandes discussões a respeito do planeta Terra e das ações do homem que o prejudicam. De acordo com estudiosos da área da Educação Ambiental (DELUIZ et al., 2012), devemos apresentar um caráter crítico, ou seja, trabalhar a Educação Ambiental nos ambientes formais e não formais de ensino, sempre vinculando a aspectos socioeconômicos. A Química Ambiental envolve o estudo de um grande número de diferentes agentes químicos, processos e procedimentos de remediação (QUÍMICA, 2008). Se pararmos para pensar, veremos que a maioria das ações humanas gera resíduos poluentes – sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos – que nem sempre recebem o tratamento adequado, como é o caso do esgoto e do lixo. Muitos desses resíduos não recebem o manejo correto, tendo o solo, a atmosfera e as águas como destino final (LIRA, 2014). Assim é importante compreender os processos que ocorrem na natureza para saber como intervir de modo que o meio ambiente não seja prejudicado, afinal nós dependemos do meio em que vivemos para sobreviver. É nesta perspectiva que conhecimentos químicos devem ser inseridos no ensino de Ciências durante o Ensino Fundamental: como ferramenta para a compreensão de temas ou situações que uma sociedade vive. Esta pesquisa sobre a Educação Ambiental no ensino de Química foi desenvolvida na Escola Municipal Rodrigo de Argolo Caracas (Guaramiranga-CE), com uma perspectiva mais integrada do conhecimento sobre a Química Ambiental.

Material e métodos

O projeto foi realizado na EF Rodrigo de Argolo Caracas, situada na Rodovia de Pernambuquinho, s/n, Zona Rural da cidade de Guaramiranga-CE. Foi aplicado um questionário para 22 alunos da turma do 9º ano, no qual os alunos foram solicitados a responder algumas perguntas sobre o tema “Contextualização da Química Ambiental”. Também foram executadas atividades como apresentação de vídeos, confecção de cartazes, debates e a oficina de reciclagem. No segundo encontro, com o apoio de ferramentas como notebook e projetor multimídia, foi apresentada a parte teórica do projeto, com a discussão de temas como “O que é a Química?”, “Química Ambiental”, “Consciência ambiental”, “Reciclagem” e “Problemas ambientais” por meio de slides e vídeos. A seguir foi realizado um debate sobre os problemas ambientais, principalmente nas localidades em que os alunos vivem. No terceiro encontro, foram mostrados aos alunos os resultados obtidos na coleta de dados, permitindo a discussão sobre cada pergunta e relatando o tema proposto. Os alunos desenvolveram uma pesquisa utilizando o laboratório de informática, livros e revistas sobre o tema do projeto e depois foram solicitados a confeccionar cartazes a partir das pesquisas realizadas. A oficina de reciclagem foi realizada e nessa ocasião diversos materiais foram confeccionados em prol da instituição. O objetivo da oficina foi a confecção de jogos e diversos materiais para uso dos alunos. A oficina foi realizada por meio da coleta de materiais nas localidades próximas à escola, os quais seriam reciclados. Os principais materiais utilizados foram: garrafas PET, tampas de garrafas, caixas de leite, CDs usados, papelão e latas de leite. Os materiais confeccionados na oficina, principalmente os jogos lúdicos, ficaram na escola para uso dos alunos.

Resultado e discussão

Por meio de um questionário com sete perguntas subjetivas e objetivas, aplicado na turma do 9º ano, obteve-se um levantamento de dados sobre o tema “Contextualização da Química Ambiental”, por meio de opiniões emitidas pelos 22 alunos da turma. Questionado aos alunos sobre o que se estuda em Química Ambiental, 55% dos alunos dizem saber em parte, pois afirmaram que a Química Ambiental estuda o meio ambiente e os problemas ambientais. 36% não sabem a que esse tema está relacionado, enquanto apenas 9% responderam que sim (fig. 1). 95% da turma mostrou-se preocupada com as questões ambientais (fig. 2), visto que associou o tema aos desastres ambientais percebidos em seu cotidiano, em sua localidade e no mundo. A oficina de reciclagem permitiu à turma do 9º ano conhecer e construir materiais feitos a partir do lixo, transformando-os em jogos e diversos objetos para seu uso, fazendo com que reconheçam a importância da reciclagem e como se torna prazeroso construir materiais que não agridem, mas que contribuem para a preservação do meio ambiente. Assim podemos perceber que o ensino de Química, se trabalhado de maneira adequada, pode influenciar na consciência ambiental dos alunos, contribuindo para a formação cidadã de ambos e fazendo com que o ensino-aprendizagem seja mais satisfatório, levando à redução dos impactos ambientais comumente vistos em nosso dia a dia. A prática pedagógica pôde promover a intervenção consciente dos alunos no meio ambiente e modificar a realidade de onde moram, como a produção desenfreada do lixo, fazendo com que a reutilização seja uma forma correta de intervir no meio em que vivemos, tendo a primeira inciativa no âmbito escolar.

Figura 1 - Química Ambiental

Questionamento aos alunos do 9º ano sobre o que se estuda em Química Ambiental.

Figura 2 - Preocupação com a Química Ambiental

Questionamento aos alunos se eles se preocupam com as questões ambientais.

Conclusões

Este trabalho fez uma análise da aplicação do tema “Química Ambiental introduzida no ensino de Ciências” em sala de aula. Foi visto que a aprendizagem de Química possibilita aos alunos do Ensino Fundamental a capacidade de associar o estudo da disciplina de Ciências e o conhecimento químico à sua realidade local, envolvendo as questões ambientais para que possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas em ações que permitam a preservação do meio ambiente. Assim, a contextualização da Química Ambiental é de suma importância para o ensino- aprendizagem dos educandos.

Agradecimentos

1.Escola de Ensino Fundamental Rodrigo de Argolo Caracas, Guaramiranga-CE. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química. 3.Instituto UFC Virtual.

Referências

DELUIZ, N.; NOVICKI, V.; JACOBI, P. R.; LAYRARGUES, P. P. Química Ambiental × Educação Ambiental: O que dizem os professores de Química no Ensino Médio. 2012. Disponível em: <http://www.ivenecienciassubmissao.uff.br/index.php/ivenecienciassubmissao/eneciencias2012/paper/download/397/268.68>. Acesso em: 17 set. 2014.

LIRA, M. Os geradores ambientais. Disponível em: <www.ebah.com.br/content/ABAAAe8-QAI/ensino-quimica-atraves-temas-geradores-ambientais>. Acesso em: 21 set. 2014.

QUÍMICA Ambiental. A educação ambiental no ensino de Química. 2008. Disponível em: <www.adaoreinaldo.blogspot.com.br/quimica-ambiental>. Acesso em: 23 out. 2014.