Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Reis, E.B. (UFC)

Resumo

O projeto foi a princípio realizado através de uma pesquisa bibliográfica e posterior um estudo de caso para comprovar a eficácia da ferramenta pesquisada “JOGOS DE PALAVRAS CRUZADAS”, abordando o conteúdo de Tabela Periódica. O objetivo do jogo é ensinar de maneira divertida os alunos aprenderem brincando. A pesquisa de campo foi realizada na sala do 1º ano A da Escola de Ensino Médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa no município de Barreira-CE. Para que a mesma acontecesse de forma a contemplar o objetivo do trabalho foi realizada uma avaliação inicial para perceber o nível de conhecimento dos alunos, em seguida a aplicação de um questionário onde foi possível mensurar o antes e o depois da aplicação do projeto a evolução dos alunos.

Palavras chaves

Jogo Didático; Palavras Cruzadas; Tabela Periódica

Introdução

O ensino tem que ser empolgante para interagir de maneira menos cansativa com os alunos. Segundo Soares (apud CAVALCANTI, DEUS e SOARES, 2007), o jogo é um instrumento que desperta o interesse, devido ao desafio que ele impõe ao aluno. No ensino de química, os jogos didáticos podem e devem ser utilizados como recurso didático na aprendizagem de conceitos (CUNHA, 2012). A finalidade do jogo das palavras cruzadas é preencher todas as lacunas com as respostas corretas. Tendo em vista a dificuldade do aprendizado da tabela periódica pelos alunos do 1° Ano da Escola Estadual de Ensino Médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa, localizada em Barreira-CE, surgiu à ideia de apresentação à introdução de ensino da tabela periódica idealizando os grupos e sua classificação para os alunos, usando como meio de ensino o jogo das palavras cruzadas. A ideia visa buscar a interação, reflexão e comunicação na aprendizagem dos alunos. Com a desmotivação dos alunos no ensino e com as famosas aulas tradicionais, sabe-se que uma mudança pedagógica sempre é favorável para o ensino, e desta forma o uso de palavras cruzadas com o conteúdo da tabela periódica é uma metodologia inovadora no ensino de química. Esse projeto foi idealizado como um meio de motivação no aprendizado da tabela periódica. Os alunos terão as informações necessárias sobre os elementos periódicos, proporcionando a oportunidade de pesquisar de forma mais profunda sobre o tema a ser abordado. Em 2002 o Ministério da Educação, em parceria com a revista Coquetel, criou o programa “Coquetel nas Escolas” que consiste no envio gratuito das revistas para as escolas públicas e privadas, com intuito de contribuir para educação, auxiliando o aprendizado com o jogo de palavras cruzadas, de forma lúdica e motivadora (COQUETEL, 2012).

Material e métodos

O trabalho foi aplicado para os alunos do 1° ano da EEEM Danísio Dalton da Rocha Corrêa, Barreira-CE, com o objetivo de avaliar o interesse dos alunos pela disciplina de Química, abordando uma cruzada educativa com o conteúdo da tabela periódica. Após a apresentação do projeto para os alunos (25 alunos participaram), aplicou-se o projeto que teve início com a explanação sobre seus objetivos. Em seguida, foi realizada uma avaliação para medir o nível de conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo da tabela periódica. Com a continuidade das atividades foi feito uma pequena apresentação do conteúdo de tabela periódica para os mesmos. A turma foi dividida em 5 grupos para a aplicação do jogo lúdico educativo de palavras cruzadas que envolvem elementos químicos. No jogo de palavras cruzadas o assunto abordado foi relacionado com período, família, grupos, símbolo, nome e número atômico, e foi trabalhado o modelo de acordo com o tipo de cruzada contendo as dicas e as lacunas a serem preenchidas. A fig. 3 ilustra um dos jogos de palavras cruzadas aplicados. Para avaliar os alunos a respeito do resultado do projeto, foi feito uma entrevista escrita com os mesmos objetivando perceber até que ponto as ferramentas utilizadas contribuiu para desmistificar o ensino da tabela periódica e como as mesmas contribuíram para uma melhor compreensão. Na entrevista escrita os alunos usaram o livro didático somente para uso da tabela periódica. No final da realização do projeto fez-se a mensuração do nível de compreensão dos alunos, e para isso foi realizado testes comparativos com outra turma do mesmo ano, em que o professor explicou o conteúdo da tabela periódica de forma tradicional.

Resultado e discussão

No primeiro momento uma avaliação prévia sobre o conteúdo a ser trabalhado onde se indagava sobre as dificuldades de assimilar os grupos e os elementos da tabela periódica, os alunos obtiveram a média 7,0 antes da aplicação das palavras cruzadas relacionadas com a tabela periódica. Depois da aplicação, os alunos conseguiram obter uma média 9,0 para a turma. Ficou evidente que 80% da turma em algum momento apresenta dificuldade, o que nos leva a perceber que embora 20% dos alunos afirmam não sentir dificuldade, deu uma conotação um pouco imprecisa. Perguntado aos alunos se eles conheciam métodos lúdicos de aplicar o conteúdo da disciplina de química, 80% dos alunos responderam que não. (fig. 1), enquanto apenas 20% responderam que sim. Daí se observa que os métodos tradicionais ainda são muito fortes em algumas disciplinas. De acordo com os resultados, 20% (fig. 2) relataram que sentem dificuldade em localizar os nomes e os elementos da tabela periódica, enquanto que a maioria não sente nenhuma dificuldade, portanto ficando evidente a compreensão dos mesmos quanto ao conteúdo abordado. Questionado aos alunos se sentem mais confiantes no aprendizado do conteúdo depois da aplicação do projeto, 88% dos alunos afirmaram mais confiante, mas foi possível perceber que ainda existem dúvidas com relação ao conteúdo (4%, um pouco e 8% não sentem confiança). Isso é compreensível haja vista que os alunos não foram trabalhados para lidar com metodologias diferentes e até que os mesmos assimilem, leva algum tempo, considerando também a complexidade do conteúdo.

Figuras 1 e 2 - O Lúdico e a Tabela Periódica

Aplicação do Lúdico no conteúdo da Tabela Periódica.

Figura 3 - Exemplo de um Jogo de Palavras Cruzadas

Ilustração de um jogo de palavras cruzadas usando a tabela periódica.

Conclusões

O projeto em questão procurou analisar se é possível, através da aplicação de jogos de palavras cruzadas, ocorrer melhorias no ensino de química. Após a aplicação do projeto constatou-se que sim. O objetivo aqui em questão tinha como foco a tabela periódica, mas não se pode deixar de mencionar que esses resultados possam servir de parâmetros para outros assuntos. Portanto, espera-se que o referido trabalho possa contribuir para que professores e alunos vejam na ludicidade uma metodologia aprazível para seu trabalho em sala de aula.

Agradecimentos

1.Escola Estadual de Ensino Médio Danísio Dalton da Rocha Corrêa, Barreira-CE. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial em Química. 3.UFC Virtual.

Referências

CAVALCANTI, E. L. D.; DEUS, T. C. e SOARES, M. H. F. B. Perfil químico: um jogo didático para promover a interação e o conhecimento. In: Anais. 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

COQUETEL nas escolas. 2012. Disponível em: http://www.coquetel.com.br/escolas.php. Acesso em: 06 fev. 2016.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química. Química Nova na Escola, 96 Vol. 34, nº 2, 2012.