Autores

Freitas Moraes, P. (IFAM/CAMPUS MAUÉS) ; Oliveira Cruz, F. (SEDUC/AM) ; Tavares, L.A. (IFAM/CAMPUS MAUÉS) ; Angeloto, O.E. (IFAM/CAMPUS MAUÉS)

Resumo

O trabalho apresenta o relato da oficina “Produção de Biodiesel a partir de óleo residual de fritura: um estudo da reação orgânica de transesterificação e alternativa de desenvolvimento socioambiental”, desenvolvida na Semana de Ciência e Tecnologia, IFAM/CMA. A oficina foi aplicada pelos professores de Química Luiz Antônio Tavares, Patrícia Freitas Moraes e o técnico em produção de açúcar e álcool Oraldo Angeloto. Objetivando demonstrar o mecanismo de uma reação orgânica pelo processo de industrialização do biodiesel por transesterificação a partir de óleos residuais de frituras por imersão; e ao mesmo tempo colaborar para o esclarecimento da comunidade acadêmica do IFAM/CAMPUS MAUÉS com relação aos problemas ambientais decorrentes do descarte incorreto desses resíduos no meio ambiente.

Palavras chaves

TRANSESTERIFICAÇÃO; REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO; OFICINA BIODIESEL

Introdução

As oficinas temáticas baseiam-se na utilização de atividades experimentais e na contextualização do conhecimento científico. (PAZINATO E BRAIBANTE, 2014). A importância das atividades experimentais é evidenciada por GUIMARÃES 2009, o qual afirma que a experimentação é uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos sobre o tema. Esta oficina foi estruturada na sequência dos três momentos pedagógicos: identificação dos impactos ambientais provocados no descarte direto em redes de esgotos e rios dos óleos residuais de frituras pela comunidade do Município de Maués;apresentação do processo aplicado para a fabricação de biodiesel - processo de transesterificação; organização do conhecimento, o qual consistiu na produção do biodiesel como uma das possíveis alternativas oriundo do reaproveitamento do óleo de frituras.

Material e métodos

A atividade foi planejada e desenvolvida tendo como bases metodológicas os três momentos pedagógicos e a atividade experimental. Escolhemos estas estratégias por possibilitarem a contextualização do conteúdo de Química, reações de transesterificação com uma significação humana e social, de maneira a interessar o discente e permitir uma leitura mais crítica do mundo físico e social.Inicialmente foi abordada a problemática do descarte incorreto dos resíduos de óleo de frituras no Município de Maués, onde cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Sua presença nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes. O segundo momento aponta o biodiesel por transesterificação a partir do aproveitamento de óleos residuais de fritura como um apelo ambiental ao designar um uso racional deste óleo quando deixado de ser jogado no meio ambiente. Na terceira etapa, foi apresentado o mecanismo de fabricação de biodiesel a partir de óleo residual de fritura por transesterificação, um processo químico que consiste em misturar o óleo (triglicerídeo) com o álcool, metanol ou etanol, na presença do catalisador hidróxido de sódio, produzindo ésteres metílicos (quando da utilização de metanol) ou ésteres etílicos(quando da utilização de etanol) compondo o biodiesel (ésteres) e a glicerina. Nessa etapa foram utilizados mobiles para demonstração da reação. A última etapa foi àprodução do biodiesel a partir do reaproveitamento do óleo de fritura, realizada pelos próprios participantes, que ficaram de posse das suas amostras e testado como combustível de lamparina.

Resultado e discussão

Considerando que o objetivo da oficina de produção de biodiesel a partir do óleo de fritura era demonstrar o mecanismo de uma reação transesterificação e ao mesmo tempo discutir os problemas ambientais decorrentes do descarte incorreto desse resíduo no meio ambiente. Nesse sentido a oficina programada para vinte acadêmicos do 3° ano de cursos integrados, em situação de matrícula regular no IFAM – CAMPUS MAUÉS, despertou interesse em outros segmentos da comunidade, estendendo-se para um quantitativo de 30 (trinta) inscritos/participantes, estabelecido esse número para uma melhor contextualização e aprendizagem quanto às atividades de reaproveitamento de óleos residuais de fritura. Ao final da oficina os participantes apresentaram através de um simples formulário, elaborado pela comissão da Semana de Ciência e Tecnologia–IFAM/CMA, as contribuições e discussões sobre o tema abordado, o qual se mostrou extensiva por entender que a prática de reaproveitamento de óleo vai muito além da representação da reação orgânica de transesterificação, que segundo os participantes o processo foi compreendido, mas uma necessidade da união de atividades econômicas no desenvolvimento de ações que possam contribuir para a melhoria do meio ambiente e bem estar da comunidade.Com isso, uma proposta de modelo de gestão ambiental ora proposto pelos acadêmicos com a participação do Curso Subsequente em Meio Ambiente, possíveis parceiros ou colaboradores que desempenham papéis importantes para o sucesso de um programa dessa natureza. Considerando os aspectos técnicos observa-se uma limitação da amostra produzida para outros fins, assim, para adequação desta necessidade é preciso estabelecer parcerias com empresas que apropriem ao uso a que se destina, ou seja, aplicação em motores do ciclo diesel.

Conclusões

Sem dúvida, as vantagens sociais unem-se as ambientais.A produção do biodiesel por reaproveitamento de óleo de fritura não se limitou apenas a uma aprendizagem do conhecimento químico teórico, a reação de transesterificação, mas como um apelo ambiental despertado no participante que compreendeu que resíduo de óleo pode deixar de ser despedido nos esgotos para transformar-se em fonte alternativa de combustível.Espera-se que a partir dessa oficina aconteça uma mudança de postura com acondicionamento e estocagem em garrafas tipo “pet”, sem qualquer dificuldade para a aplicação do destino correto.

Agradecimentos

Referências

GUIMARÃES, Cleidson Carneiro. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, Vol. 31, N° 3, AGOSTO 2009

PAZINATO, M. S.; BRAIBANTE, M. E. F. O estudo de caso como estratégia metodológica para o ensino de Química no nível médio. Revista Ciências & Ideias, v. 5, n. 2, p. 1-18, 2014.