Autores

de Oliveira, M.J.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA) ; Santiago, L.F. (UECE) ; Nonato, E.C. (UECE) ; da Silva, J.E. (UECE) ; Rodriguês, F.I.L. (UECE) ; Pacífico, S.N. (UECE) ; Fernandes Filho, F.E. (UECE) ; Ferreira, A.S. (UECE) ; Lima, M.C.L. (UECE) ; Franca, M.G.A. (UFC) ; Sousa Neto, V.O. (UECE)

Resumo

A necessidade de criação de métodos pedagógicos mais atraentes para o Ensino de Química tornou-se fundamental, pois algumas metodologias estão ultrapassadas. A perspectiva deste trabalho é demonstrar alguns conceitos abordados por diferentes autores a favor do uso da história e da interdisciplinaridade como ferramentas para atrairá o interesse dos alunos pelas aulas. Todas as ciências estão direta e indiretamente interligadas, como a Química que pode ser vista pela Biologia, Física e a História. Essas dispõem os estudantes à oportunidade de conhecerem intimamente os vários campos do conhecimento, posto que são imprescindível para uma melhor compreensão do conteúdo e para uma educação mais qualificada e prazerosa.

Palavras chaves

Química; Aprendizagem; História

Introdução

Há uma necessidade de criação de métodos pedagógicos mais atraentes para o Ensino de Química, fundamentando-se na premissa de que alguns objetivos estão ultrapassados, é necessário identificar quais as carências atuais para o ensino dessa disciplina (MESSEDER; MATA, 2015). Matthews (1995) defende que, a História da Ciência pode contribuir para a superação do mar de falta de significação que se diz ter inundado as salas de aula de ciências, onde fórmulas e equações são recitadas sem que muitos cheguem à saber o que significam. Educadores como Arroio (2007), Pereira e Silva (2009) têm proposto metodologias que utilizam a História da Ciência para motivar, atrair os alunos, humanizar a matéria e promover a interdisciplinaridade. O desenvolvimento da ciência química está relacionado com a busca pela melhoria da qualidade de vida de gerações, com a procura de cura para doença, com o mercado capitalista, entre outros aspectos da vida humana que podem ser utilizados para gerar curiosidade e o prazer em estudar química. A abordagem interdisciplinar e do contexto histórico da química como uma ferramenta auxiliar na sala de aula, tem o propósito de promover aulas mais atraentes e dinâmicas, interação entre o aluno, e pode ser como um elo entre o entendimento das mais variadas matérias.

Material e métodos

O trabalho foi realizado empregando temas sobre química, os quais foram discutidos. E no final e cada relato é sugerido possíveis abordagens e sugestões que os professores possam utilizar como ferramentas auxiliares para despertar interesse dos estudantes pela disciplina de química, aliando-a a outras áreas do conhecimento.

Resultado e discussão

O domínio do fogo foi um dos primeiros conhecimentos ligados à química adquirido pelo homem primitivo Era uma tarefa que provavelmente se lhe apresentava como algo muito perigoso e difícil, conforme a fig 1.1 E nesse contexto, o professor pode usar teste de chama que é um procedimento usado na química para identificar os íons metálicos de algumas substâncias. Ele pode ser empregado em ensaios analíticos qualitativos, pois alguns elementos químicos quando submetidos à chama apresentam uma coloração típica, representado na fig1.2. A química também nos ajuda a entender melhor as tecnologias, a exemplo da fotografia descoberta em 1727 Johann Heinrich Schulze, por ação da luz e uma mistura AgNO3 e CaCO3 reage produzindo uma tonalidade escura de Ag2(CO3) e Ca(NO3)2,fig1.3 tal escurecimento continua ocorrendo mesmo após cessada a reação devido a sensibilidade do íon prata a luz.. Posteriormente foi introduzida a técnica de lavagem dos íons-prata restantes por tiossulfato de sódio para uma melhor fixação, a fig 1.4 mostra a primeira imagem humana em fotografia. Dentre todas as formas de se conviver com a química, aquela que se encontra nos fármacos é a que contribui diretamente para nossa saúde. Sua ação está intimamente relacionada com sua estrutura química, tais propriedades dependem diretamente do tamanho, da forma e da distribuição eletrônica dos referidos compostos, ou caraterísticas, são importantes por dois motivos: Eles podem ser essenciais para a manifestação de determinada ação biológica em razão de sua reatividade química ou da sua disposição espacial, modificando a intensidade da ação biológica. Alguns fármacos como: naloxona, penicilina G (fig 1.5) podem ser estudados em sala. A tabela 1 mostra alguns temas que pode estudados em sala sobre cada tópico.

Figura 1



Tabela 1



Conclusões

O uso da História da Química e da interdisciplinaridade são importantes como instrumento no aprendizado da disciplina de química, contudo a contextualização histórica e a metodologia interdisciplinar não são poções mágicas que motivam estudantes e promove aprendizagens. É preciso buscar diferentes formas de contextualizar os conhecimentos da química no espaço escolar. É preciso que tais indagações seja buscadas a partir dos questionamentos dos estudantes. Numa etapa posterior a discussão e esclarecimentos devem ser inseridos dentro do contexto da região ao qual o aluno está inserido.

Agradecimentos

Universidade Estadual do Ceara - UECE e o Grupo de Pesquisa em Bioadsorção - GPBio

Referências

ARROIO, A. Contribuição da História e Filosofia das Ciências para o desenvolvimento do gosto pelo conhecimento científico. Revista eletrônica de ciências, n. 36, 2007. Disponível em: <http://cdcc.usp.br/ciencia/ artigos/art_36/educacao.html>. Acesso em: 18 maio 2015.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a Tendência atual de reaproximação. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MESSEDER, J. C.; MATA, R. M. O resgate da alquimia através do lúdico: a prática, como componente curricular, nas aulas de história da química. Associação Brasileira de Química - ABQ, Natal. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2007/trabalhos/6/6-519-652.htm>. Acesso em: 24 maio 2015.

PEREIRA, C. L. N.; SILVA, R. R. A história da Ciência e o ensino de Ciências. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Edição Especial, 2009.