Autores

Santos, J.S. (UERR) ; Ferreira, E.G. (UERR) ; Toledo, K.C. (UERR) ; Rizzatti, I.R. (UERR)

Resumo

O presente trabalhou buscar abordar os conceitos envolvidos no equilíbrio de precipitação por meio do teatro científico buscando contextualizar os conteúdos envolvidos. A peça foi apresentada para 20 graduandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima, que avaliaram a proposta como interessante e que pode contribuir para tornar o ensino de química mais atraente nas escolas de educação básica.

Palavras chaves

transposicao didática; contextualização; ensino de química

Introdução

O processo de ensinar e levar o conhecimento científico para as escolas cria a necessidade de modificá-lo, e esse processo é denominado de transposição didática e pode ser entendido como um conjunto de modificações que o saber sofre, da esfera acadêmica (saber científico) para a esfera escolar (Chevalard, 2009). Em relação à química nem sempre ocorre a aproximação dos conteúdos com a significância da realidade do aprendiz. Desta forma, existe no ensino fundamental e médio, a noção de que os estudantes aprendem cada vez menos e apresentam um crescente desinteresse pelos estudos nos quais estão envolvidos ao longo de cada etapa escolar, desconectando-se do sentido de cidadania inerente à educação (ROSA, et al.; 2013). Essa situação causa entre os professores de Ciências uma crescente sensação de impotência, frustração e passividade no ato pedagógico diante do contestado sucesso em sala de aula (POZO; CRESPO, 2009). Ademais no ensino de Química é fundamental o desenvolvimento de posturas e valores que contribuam para a formação de indivíduos sensíveis, solidários, capazes de fazer julgamentos e de tomar decisões. Entretanto, o excesso de vocabulário técnico pode comprometer a compreensão do mesmo, a descontextualização dos conteúdos e a falta de interação professor-aluno podem tornar a disciplina desestimulante e desinteressante. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi propor uma peça teatral para contextualizar o equilíbrio de precipitação, na disciplina de química analítica I do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima.

Material e métodos

Essa pesquisa é de caráter qualitativo, e surgiu a partir de uma atividade desenvolvida na disciplina de química analítica I, no 6º semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Onde cada dupla deveria abordar conteúdos químicos numa perspectiva da transposição didática. Neste sentido, foi elaborada uma peça de teatro envolvendo a experimentação para abordar os conteúdos que envolvem a temática de equilíbrio de precipitação. A peça foi apresentada para 20 graduandos do 6º semestre do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Roraima. A peça teve apenas um ato e por meio do diálogo entre uma estudante e um professor foram abordados conceitos de precipitação, solubilidade, definição de metais pesados, reação de precipitação e o desastre ambiental e suas consequências para o Rio Doce em Mariana/MG. Utilizou-se a proposta do experimento com reagentes que precipitavam quando reagiam entre si, para a execução do experimento foram utilizados três béqueres de 50 ml, dois tubos de ensaio, uma conta gota, uma pipeta e uma estante para tubos de ensaio, e os reagentes Cal (CaO(S)), água, FeCl3, NaOH.

Resultado e discussão

A peça foi executada por dois licenciandos de química, onde ambos simularam um diálogo entre professor e aluno sobre precipitação de metais, à medida em que a conversa ia se desenrolando os conceitos eram apresentados e explicados, e as reações escritas na lousa. Durante a apresentação, as reações de precipitação foram sendo contextualizadas com a discussão de acontecimentos recentes que envolviam a precipitação de metais, como no caso dos dejetos de uma mineradora que contaminaram o Rio Doce em Mariana/MG. Além de abordarem o problema dos metais pesados para a saúde do ambiente, incluindo o homem. Os graduandos que assistiram a apresentação observavam atentamente a encenação, bem como nos experimentos apresentados que envolveram a reação da cal (CaO) com a água, e do FeCl3 com NaOH, conforme reação apresentada abaixo. CaO(s) + H2O(l) ↔ Ca( OH)2(aq) Ca(OH)2(aq) + CO2 (g) ↔ CaCO3 (s) + H2O(l), FeCl3(aq)+3NaOH(aq)↔FeOH(aq)+3NaCl(aq). Os estudantes ao final da peça avaliaram a atividade e relataram que acharam interessante a abordagem pelo viés do teatro, e que isso tornou o ensino de precipitação mais prazeroso. Salientaram também que essa proposta também deveria ser empregada nas aulas de química no ensino médio como forma de tornar o ensino de química mais atraente.

Conclusões

A proposta de ensino por meio do teatro se constitui uma forma lúdica e criativa que possibilita uma maior interação entre alunos e professores, o que se percebe é que muitos alunos não estão adaptados a esta forma de ensino- aprendizagem. Contudo para que a atividade seja alcançada com êxito, deve haver um planejamento prévio que possibilite maior solidez na atividade realizada.

Agradecimentos

Referências

CHEVALLARD, Y. La tranposición didática: del saber sábio al saber enseñado. 3ª ed. 3ª reimpressão. Buenos Aires. Aiqe Grupo Editor, 2009.

POZO, Juan Ignácio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5 ed., Porto Alegre: Artmed, 2009. RETONDO, Carolina Godinho; FARIA, Pedro.

ROSA, M. P. A.; CATELLI, F.; FENNER, R. S.; PAULETTI, F.; RITTER, C. E. T. “PONTE PRA TUDO!”: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E O ENSINAR DA QUÍMICA. Anais do 33º EDEQ: Movimentos curriculares da educação química – o permanente e o transitório. Disponível em:
file:///C:/Users/Note/Downloads/2834-11441-1-PB.pdf. Acessado em 20 jun. 2016.