Autores

Azevedo Neta, S.L. (IFRJ) ; Castro, D.L. (IFRJ)

Resumo

O artigo é uma reflexão entre a ética, a educação e a cidadania nas ferramentas metodológicas, mais especificamente nos jogos aplicados ao ensino de química, e quais contribuições estes podem oferecer na educação. O trabalho aborda definições como ética, moral, cidadania, educação e como estes podem ser trabalhados no âmbito escolar por meio de uma ferramenta metodológica, neste caso, os jogos. Observou-se que os jogos podem ser ministrados como intervenção pedagógica nas escolas, ajudando a estreitar a relação entre os discentes e o professor-aluno, além de verificar que os jogos auxiliam na formação ética, moral e cidadã dos estudantes. Também pode-se afirmar que este processo se dá de forma criativa, prazerosa, interessante e motivadora.

Palavras chaves

JOGOS; CIDADANIA; EDUCAÇÃO

Introdução

O artigo é uma reflexão entre a ética,a educação e a cidadania nos jogos aplicados ao ensino de química e quais contribuições estes podem oferecer na educação.Ética vem do grego ethos que significa modo de ser ou caráter,isto é,o lugar onde se tinha os indivíduos-cidadãos,os quais eram responsáveis pelo destino da cidade,convivendo de acordo com as leis e os costumes para tornar a sociedade melhor e nela ter proteção e segurança.Também é definida,hoje,como uma parte da filosofia que aborda da moral em geral ou da moralidade do ser humano em particular(PEQUENO,2008).A ética se refere aos princípios e normas que almejam diferenciar o bem e o mal.Já a moral corresponde à retidão dos costumes que levam as ações consideradas corretas e meritórias em uma dada comunidade que partilha um mesmo sistema de valores,sendo a educação a responsável por mediar ambas,ou seja,as pessoas tomam consciência da moralidade de suas ações elevando-a ao nível ético,articulando a liberdade e a responsabilidade dos seres humanos(SAVIANI,2001).A moral é definida como um objeto de reflexão da ética,ou seja,refere-se ao agir concreto de cada um,isto é,um conjunto de valores que determinam a conduta da pessoa e a obrigação de um sujeito seguir as normas que disciplinam o seu comportamento ou a liberdade de escolha.Em suma,é a instância que pode garantir a constituição de uma sociedade justa,civilizada e pacífica(PEQUENO,2008).Os jogos possuem certas características que podem ser trabalhados em sala como a liberdade de ação do jogador,a incerteza que predomina no próprio,o caráter improdutivo de não criar nem bens nem riqueza,as regras(HUIZINGA,2001),a não literalidade,a demonstração da satisfação de jogar,a flexibilidade,a livre escolha(CHRISTIE,1993;JOHNSEN,1997 apud SOARES,2008).Por meio do jogo pode- se observar o livre arbítrio dos jogadores com relação ao jogo em si ou com relação às regras,a solidariedade,o espírito de equipe,a demonstração de proteção,cuidado e segurança,os seus princípios e valores,a justiça,ou seja,até que ponto o discente é justo no decorrer do jogo,civilizado e pacífico,é utilizado seu raciocínio e estratégia,etc.A justiça é a forma de se reconhecer que todos são iguais perante a lei e que todos devem receber de acordo com seus méritos,qualidades e realizações,portanto,possui um valor moral,sendo concebida como fundamental na vida em sociedade(PEQUENO,2008).Os jogos também podem ser utilizados para estreitar as relações sociais,além de ter a função de inclusão,em especial dos estudantes que têm dificuldade de interagir com outros ou estão desmotivados a estudar.No ensino de Química,os jogos são utilizados como metodologia motivadora para o aprendizado de conteúdos,que na maioria da vezes são trabalhados teoricamente e privilegiando a memorização.Para tentar sanar essa deficiência no Ensino de Química pode-se utilizar os jogos,que possuem um papel muito importante no processo de ensino e aprendizagem.Através deles podemos tornar a química mais interessante e lúdica aos olhos dos nossos alunos,pois a sua utilização tem trazido boas contribuições na relação entre aluno-professor e aluno- aluno por meio de diferentes enfoques e aplicações(CUNHA,2000).O jogo permitirá ao estudante compreender os conteúdos de química de uma forma diferenciada e também praticar os conceitos já aprendidos, desenvolvendo habilidades básicas relativas à cidadania,como o posicionamento crítico e a capacidade de compreensão dos fenômenos químicos.Temos como exemplo de jogos onde a ética e a cidadania podem ser trabalhadas,o jogo “A caminho da sustentabilidade”(Dionízio et al.,2014),o jogo é composto por um tabuleiro(representado por um caminho numerado de 1 a 33),um dado,peão,cartas verdes,amarelas e vermelhas,representando, respectivamente,atitudes positivas(sustentáveis),atitudes que podem ser boas ou ruins e atitudes ruins.Neste jogo são trabalhados os conteúdos do tópico polímeros e substâncias orgânicas e a reciclagem é tratada como “atitude positiva”.As cartas tratam de assuntos como energia(economia),atitudes sustentáveis(ou não) das empresas e das pessoas,buscando conscientizá-los do que é sustentável.O jogo é indicado para alunos de ensino fundamental e médio com o intuito de abordar atitudes sustentáveis relacionadas aos materiais e substâncias químicas de maneira preventiva.Segundo Castro et al. (2015),no jogo “Na trilha dos elementos químicos”,podemos trabalhar aspectos éticos relacionados a formação do cidadão e aos conceitos químicos.Neste jogo os conhecimentos prévios dos alunos são usados durante o caminhar da partida. Cada aluno percorre com um pino as posições da tabela periódica,e a cada elemento químico o mediador fornece informações do elemento e faz uma pergunta sobre o mesmo,que pode envolver vários aspectos da vida cotidiana.Neste jogo,o conteúdo trabalhado,além dos aspectos éticos,são as propriedades dos elementos químicos,nomenclatura e aplicações dos elementos.

Material e métodos

Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre alguns autores da área de ética, de educação e de cidadania. Após, escolheu-se alguns autores que poderiam fazer um diálogo entre si sobre a teoria defendida por cada um e a relação com a intervenção pedagógica por meio dos jogos, em especial na atuação do Ensino de Ciências e de Química. Em seguida, fez-se a discussão entre os educadores e como poderiam contribuir através de suas teorias para a proposta de pesquisa de jogos no Ensino de Ciências. Mediante isto, a pesquisa caracteriza-se como revisão bibliográfica, já que segundo Gil (2002, p. 44) “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. A pesquisa bibliográfica é importante, pois permite ao investigador a abrangência de uma série de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente, torna-se ainda mais relevante quando o problema de pesquisa requer elementos muito mais difundidos pelo espaço, além de serem vitais em estudos históricos porque não existe outra forma de compreender os fatos passados se não fundamentado em dados bibliográficos (GIL, 2002).

Resultado e discussão

Os jogos didáticos e educativos são excelente ferramenta metodológica,pois possibilitam por meios dos próprios verificar se os alunos são ou não sujeitos a regras- conjunto de normas que podem estar implícita ou explicitamente em uma determinada atividade lúdica ou jogo- e a obedecê- las,mostrando assim se os discentes são capazes de tomar decisões corretas perante aquela comunidade que ele vive,ou seja,se eles terão uma boa conduta,ou se eles tendem a manipular ou a trapacear as regras do jogo para ter algum ganho próprio ou para seu grupo.É consenso que diferentes metodologias de ensino devem ser aplicadas para que haja um efetivo aprendizado discente.Neste contexto,a literatura mostra que o uso de jogos didáticos é uma metodologia interessante para realização de um ensino mais prazeroso ao aluno(ANTUNES,2007;PINTO,2009;SOARES,2008).Jogos diversos,aplicados à educação,também permitem o uso de distintas estratégias educativas.Por exemplo,a aproximação do tema em estudo ao cotidiano, que no ensino de Química se torna fundamental,já que uma das principais barreiras atribuídas ao aprendizado químico é a distância que a disciplina ensinada tradicionalmente possui da realidade do aluno,o uso de ferramentas de áudio e vídeo,a produção de atividades artísticas e culturais, dentre outros.Percebe-se,portanto,que dentro de uma única metodologia,o uso de jogos aplicados ao ensino,distintos planejamentos pedagógicos podem ser explorados.Deste modo,torna-se pertinente conceituar o termo jogo e relacioná-lo com a educação de forma mais precisa.Kishimoto (1994,p.118)aponta três concepções que relacionam o jogo infantil com a educação:(i) recreação,realizada desde os tempos greco-romanos e considerada um “relaxamento necessário” para atividades de esforço físico, intelectual e até mesmo escolar;(ii) diagnóstico da personalidade infantil e recurso para ajustar o ensino às necessidades infantis e (iii) uso de jogo para favorecer o ensino de conteúdos escolares,onde o autor destaca que a partir do renascimento a brincadeira passa a ser considerada uma atividade livre e favorável ao desenvolvimento da inteligência e facilitadora do estudo.[...] o jogo ganha um espaço como a ferramenta ideal da aprendizagem,na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno,que como todo pequeno animal adora jogar e joga sempre principalmente sozinho e desenvolve níveis diferentes de sua experiência pessoal e social.O jogo ajuda-o a construir suas novas descobertas,desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor,estimulador e avaliador da aprendizagem.(ANTUNES, 2007,p. 36) Esta questão,relacionada ao fato de os jogos estimularem o interesse do aluno,está intrinsecamente ligada ao que se espera do ensino escolar.Anseia-se que o aluno esteja ávido pelo conhecimento.Acoplar o jogo à educação é um plano aparentemente simples para cumprir a meta principal,a aprendizagem.Outro motivo para a aplicação dos jogos no ensino é o fato de que os alunos tornam-se ativos no processo educacional.Eles passam a buscar o conhecimento e o fazem de maneira aprazível.Nestas circunstâncias,o professor passa a estar mais próximo dos estudantes, mediando o conhecimento e se divertindo com o aprendizado dos alunos.De qualquer maneira,é importante que a utilização de atividades lúdicas para o ensino seja realizada com um entendimento real deste processo.Do contrário, corre-se o risco de realizar uma atividade demasiadamente lúdica(será apenas um jogo)e pouco educativa,ou o contrário,que será apenas um material didático,não necessariamente divertido.Torna-se,portanto,um desafio equilibrar as funções,lúdica e educativa,pois uma junção salutar das mesmas gerará,de fato,um jogo educativo.(SOARES, 2013, p. 46)Godol, Oliveira e Codognoto(2010)discorrem como jogo didático aquele que visa atingir conteúdos específicos para ser utilizado no meio escolar.Porém,se não apresentar claramente os objetivos pedagógicos e sim a ênfase no entretenimento,este é denominado como jogo de entretenimento.Os jogos educativos são aqueles que desenvolvem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem,devendo ter suas funções bem definidas e propiciando a função lúdica e a função educativa.A função lúdica está relacionada ao prazer e à diversão.Já a função educativa tem como objetivo a ampliação dos conhecimentos.Segundo Soares(2008,p.43),“os jogos carregam em si problemas e desafios de vários níveis e que requerem diferentes alternativas e estratégias,sendo todos estes detalhes delimitados por regras”,ou seja,para que o jogador obtenha sucesso no jogo é mister que saiba as regras e as domine,assim como elas vão delimitar os passos da atividade.A educação é fundamental para o processo de formação de uma nova mentalidade através de uma postura ética,responsável e solidária (GOMES,2006).As novas dimensões educativas dão ênfase no componente ético e são orientados à transformação do indivíduo:educação para a paz,para a saúde,para o consumo,para a educação ambiental(MEDINA e SANTOS,1999 apud GOMES,2006).Por meio dos jogos é possível trabalhar todos os tópicos abordados acima,já que ele é uma ferramenta metodológica utilizada nos âmbitos escolares,como prevê nos PCN(Parâmetros Curriculares Nacionais)a escola deve abordar temas transversais(saúde,alimentação,meio ambiente, etc.)e de caráter utilitário-público para promover um cidadão crítico e pensante.A origem da educação é dada quando os homens aprendem a produzir- se,ou seja,tornando-se homens,pois ele transforma a natureza para seu benefício.Logo,desde que existe homem,existe educação.Educação pode ser expressa como a formação do homem,o próprio processo de produção da realidade humana em seu conjunto.Consequentemente,as necessidades humanas irão determinar os objetivos educacionais(SAVIANI,2001).Atualmente,o Brasil possui objetivos educacionais direcionados pelos PCN que visam a uma integração do discente ética,moral e cidadã por meio do aprendizado científico correlacionado com o seu cotidiano.A escola precisa construir um conhecimento que tenha sentido para os alunos e não apenas informação proporcionando uma formação integral,de valores éticos (LAMPERT,2005 apud GOMES,2006).A aprendizagem significativa nos faz refletir,enquanto educadores,sobre o que é significativo para jovens em idade escolar, iniciando sua formação de caráter,princípios e convicções.O que o significado,ou o sentido da aprendizagem pode contribuir para a vida cidadã deste aluno,para sua participação ética na sociedade.É grande a responsabilidade dos educadores,numa época em que tantos são os apelos pouco éticos da vida em sociedade.Os jogos levam os alunos a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano(GRÜBEL;BEZ,2006). Portanto,a utilização destas ferramentas são de relevância,pois ajuda a formar um indivíduo de forma integrada,com valores éticos e morais e um cidadão crítico e pensante.A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar da vida política e social da comunidade no interior da qual está inserida.Já ser um cidadão é respeitar e participar das decisões coletivas a fim de melhorar sua vida e a da sua comunidade(PEQUENO,2008).Em concordância Saviani (2001)afirma que cidadão significa ser sujeito de direitos e deveres,isto é,aquele que está capacitado a participar da vida da cidade e da sociedade. Para tal,é mister ingressar na cultura letrada.A educação não gera a ética nem institui a cidadania,mas a mesma faz a mediação entre ambas,tornando possível construir uma cidadania ética e uma ética cidadã.Fornece as regras e os ensinamentos capazes de orientar os julgamentos e decisões dos seres humanos em uma comunidade,fazendo com que estes tenham uma boa conduta,logo a educação é um bom instrumento para o desenvolvimento moral do ser(Pequeno,2008)

Conclusões

Observou-se que os jogos podem ser ministrados como intervenção pedagógica nas escolas,ajudando a estreitar a relação entre os discentes e o professor- aluno,além de verificar que os jogos auxiliam na formação ética,moral e cidadã dos estudantes.Também pode-se afirmar que este processo se dá de forma criativa e motivadora.No ensino de Química,uma metodologia que torne o aprendizado prazeroso,é de fundamental importância,já que para muitos alunos,a disciplina Química está associada a um aprendizado desinteressante e desconectado do seu cotidiano.Esta questão,relacionada ao fato de os jogos estimularem o interesse do aluno,está ligada ao que se espera do ensino.Anseia-se que o aluno esteja ávido pelo conhecimento.Acoplar o jogo à educação é um plano aparentemente simples para cumprir a meta principal,a aprendizagem.Outro motivo para a aplicação dos jogos no ensino é o fato de que os alunos tornam-se ativos no processo educacional.Buscam o conhecimento aprazivelmente.Nestas circunstâncias,o professor passa a estar mais próximo dos alunos,mediando o conhecimento e se divertindo com o aprendizado dos alunos.Nesta trajetória escolar,enquanto se aumenta a quantidade de informações acomodadas/assimiladas na estrutura cognitiva,o indivíduo amplia sua gama de signos conhecidos que orientam a vida humana.Nesse contexto,estratégias metodológicas de repetição,estímulo e resposta são utilizadas em aulas tradicionais de química,por meio de exercícios diversos que levam o estudante a repetir os nomes e símbolos dos elementos.Acreditamos que através do trabalho com jogos,exercitamos uma série de comportamentos que serão internalizados pelos alunos,como a cooperação,o trabalho em equipe,a cumplicidade entre os participantes,a habilidade em seguir regras e aceitar resultados.Estas são características ou qualidades fundamentais para a convivência em sociedade.Contempla a ética da vida social para formar verdadeiros cidadãos.

Agradecimentos

Agradecemos ao IFRJ pela possibilidade do desenvolvimento do trabalho e ao Programa de Mestrado em Ensino de Ciências do IFRJ (PROPEC).

Referências

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