Autores
Souza, M.S. (FAMETRO) ; Souza, D.N.S. (FAMETRO) ; Monteiro, D.D. (FAMETRO)
Resumo
Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira com alunos do terceiro ano do ensino médio no período noturno. A intenção do projeto foi contextualizar a função química hidrocarbonetos através do tema gerador o petróleo e a utilização de atividades práticas para determinar o teor alcoólico da gasolina e suas aplicações à tecnologia, sociedade e o meio ambiente (CTSA). Para a determinação do teor alcoólico da gasolina foram utilizados algumas amostras de postos de combustíveis da cidade Manaus, tendo como objetivo desenvolver conceitos científicos o senso crítico e habilidades cognitivas ao estudante. Os resultados foram significativos, pois o envolvimento dos alunos na construção do ensino e aprendizagem de hidrocarbonetos.
Palavras chaves
Experimentação; Contextualização; Hidrocarboneto
Introdução
O Ensino de Química costuma ser direcionado por uma estrutura lógica dos conteúdos, o que torna o ensino fragmentado e descontextualizado, onde boa parte das escolas tem a preocupação somente de preparar o aluno para enfrentar o vestibular, levando os alunos a apenas decorar fórmulas, reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza, classificando a Química como uma disciplina decorativa, transmitida tradicionalmente com uso apenas do quadro e do livro didático. (FILHO et al., 2011). De acordo com os parâmetros curriculares para o ensino médio, o aprendizado de química deve possibilitar ao aluno tanto compreensão dos processos químicos quanto da construção de um conhecimento cientifico em estreita relação com as aplicações à tecnologia, sociedade e o meio ambiente (CTSA). A experimentação e a contextualização no ensino de Química são aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a contextualização é um fator motivador para a construção do conhecimento e a utilização de aulas experimentais pode colaborar e melhorar o entendimento do conteúdo de química, facilitando a aprendizagem. A ferramenta pedagógica e educativa que foi utilizada por esta pesquisa, foi a aula experimental do Teor alcoólico na gasolina e suas aplicações no ensino de CTSA com a intensão de uma melhor compreensão do conteúdo hidrocarboneto.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada com 32 alunos do terceiro ano do ensino médio com faixa etária em 18 a 24 anos, no período noturno da Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira. A metodologia de ensino adotada foram: aplicação do questionário de sondagem, aula expositiva sobre o conteúdo de hidrocarboneto utilizado como tema gerador o petróleo onde foi destacado a importância para o mundo , a sua obtenção, suas aplicações e seus derivados. Em seguida foi realizada uma aula experimental para a identificação do teor alcoólico na gasolina. Em outro momento foi utilizado um texto sobre adulteração da gasolina e suas consequências salientando que gasolina é misturada com outros solvente mais baratos por donos de postos de combustíveis e de distribuidoras com o intuito de lucrar em cima do prejuízo dos proprietários dos veículo, este texto teve a finalidade não somente para contextualizar o saber científico, mas também para desenvolver capacidade críticas e de situar os alunos com as informações a cerca dos prejuízos da gasolina no veículo e dos impactos da gasolina ao meio ambiente. A partir desse texto os alunos tiveram a oportunidade de se expressarem mediante a um debate aberto e a etapa final foi um pós questionário para avaliar aprendizagem.
Resultado e discussão
A aula expositiva iniciou-se com tema petróleo onde foi destacado a
importância para o mundo, seus derivados, aplicações e obtenção sendo
mostrado através de uma maquete da torre de destilação fracionada (fig. 1)
Os dados acima comprovando a eficácia do projeto, onde 82% dos alunos antes
não gostavam de Química ou não achavam interessante enquanto no final da
aplicação do projeto houve uma grande mudança no conceito dos alunos em
relação a Química, sendo que 78% dos alunos passaram a gostar de Química ou
passaram a achar interessante.O bom desenvolvimento do resultados obtidos no
projeto segue o pensamento segundo Borges et.al, (2010) onde afirma que não
só se deve conceber e adotar novas metodologias de ensino, mas também, e
sobretudo, repensar e reformular metas para o ensino de Química que procurem
desenvolver uma cultura educativa inovadora que enraíze em paradigmas
construtivas, cuja ideia essencial reside no reconhecimento da importância e
consequência valorização da participação e envolvimento ativo dos estudante
na construção do seu próprio conhecimento.
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Aula expositiva sobre obtenção dos derivados do petróleo
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Dados de aproveitamento do projeto
Conclusões
As diversas formas da apresentação do projeto fizeram com que os alunos sentissem-se à vontade para se expressarem da forma com qual mais se identificassem e permitindo-se o melhor aproveitamento do potencial de cada um. E uns dos objetivos do presente trabalho era que os alunos através da experimentação discutisse a ciência e a linguagem Química e sobre tudo, estabelece-se um vínculo com questões da sociedade, além de permitir que vivenciassem o trabalho coletivo e discussão em grupo. Conclui-se que o presente projeto foi satisfatório mediante dos resultados obtidos.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus por conceder forças para caminhar nesta jornada,a nossa orientadora Darlinda Dias por toda orientação no trabalho.
Referências
BORGES, Camila de Oliveira; BORGES, Ana Paula Aparecida; SANTOS, Dayane Graciele dos; MARCIANO, Eloah da Paixão; BRITO, Lya Chistina da Costa; CARNEIRO, Glauce Michelle Bezerra; NUNES, Simara Maria Tavares. Vantagens da utilização do ensino CTSA aplicado à atividade extraclasse. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XV ENEQ), 21 A 24, julho, Brasília, 2010.´
FILHO, Francisco de Souza Lima Francisca; CUNHA, Portela da; CARVALHO, Flavio da Silva; SOARES, Maria de Fátima Cardoso. A Importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: Uma abordagem sobre novas metodologias, ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.12; 2011.