Autores
Souza, M.S. (FAMETRO) ; Souza, D.N.S. (FAMETRO) ; Monteiro, D.D. (FAMETRO)
Resumo
Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira com alunos do terceiro ano do ensino médio no período noturno. A intenção do projeto foi contextualizar a função química hidrocarbonetos através do tema gerador o petróleo e a utilização de atividades práticas para determinar o teor alcoólico da gasolina e suas aplicações à tecnologia, sociedade e o meio ambiente (CTSA). Para a determinação do teor alcoólico da gasolina foram utilizados algumas amostras de postos de combustíveis da cidade Manaus, tendo como objetivo desenvolver conceitos científicos o senso crítico e habilidades cognitivas ao estudante. Os resultados foram significativos, pois o envolvimento dos alunos na construção do ensino e aprendizagem de hidrocarbonetos.
Palavras chaves
Experimentação; Contextualização; Hidrocarboneto
Introdução
O Ensino de Química costuma ser direcionado por uma estrutura lógica dos conteúdos, o que torna o ensino fragmentado e descontextualizado, onde boa parte das escolas tem a preocupação somente de preparar o aluno para enfrentar o vestibular, levando os alunos a apenas decorar fórmulas, reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza, classificando a Química como uma disciplina decorativa, transmitida tradicionalmente com uso apenas do quadro e do livro didático. (FILHO et al., 2011). De acordo com os parâmetros curriculares para o ensino médio, o aprendizado de química deve possibilitar ao aluno tanto compreensão dos processos químicos quanto da construção de um conhecimento cientifico em estreita relação com as aplicações à tecnologia, sociedade e o meio ambiente (CTSA). A experimentação e a contextualização no ensino de Química são aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Uma vez que a contextualização é um fator motivador para a construção do conhecimento e a utilização de aulas experimentais pode colaborar e melhorar o entendimento do conteúdo de química, facilitando a aprendizagem. A ferramenta pedagógica e educativa que foi utilizada por esta pesquisa, foi a aula experimental do Teor alcoólico na gasolina e suas aplicações no ensino de CTSA com a intensão de uma melhor compreensão do conteúdo hidrocarboneto.
Material e métodos
A pesquisa foi realizada com 32 alunos do terceiro ano do ensino médio com faixa etária em 18 a 24 anos, no período noturno da Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira. A metodologia de ensino adotada foram: aplicação do questionário de sondagem, aula expositiva sobre o conteúdo de hidrocarboneto utilizado como tema gerador o petróleo onde foi destacado a importância para o mundo , a sua obtenção, suas aplicações e seus derivados. Em seguida foi realizada uma aula experimental para a identificação do teor alcoólico na gasolina. Em outro momento foi utilizado um texto sobre adulteração da gasolina e suas consequências salientando que gasolina é misturada com outros solvente mais baratos por donos de postos de combustíveis e de distribuidoras com o intuito de lucrar em cima do prejuízo dos proprietários dos veículo, este texto teve a finalidade não somente para contextualizar o saber científico, mas também para desenvolver capacidade críticas e de situar os alunos com as informações a cerca dos prejuízos da gasolina no veículo e dos impactos da gasolina ao meio ambiente. A partir desse texto os alunos tiveram a oportunidade de se expressarem mediante a um debate aberto e a etapa final foi um pós questionário para avaliar aprendizagem.
Resultado e discussão
A aula expositiva iniciou-se com tema petróleo onde foi destacado a
importância para o mundo, seus derivados, aplicações e obtenção sendo
mostrado através de uma maquete da torre de destilação fracionada (fig. 1)
Os dados acima comprovando a eficácia do projeto, onde 82% dos alunos antes
não gostavam de Química ou não achavam interessante enquanto no final da
aplicação do projeto houve uma grande mudança no conceito dos alunos em
relação a Química, sendo que 78% dos alunos passaram a gostar de Química ou
passaram a achar interessante.O bom desenvolvimento do resultados obtidos no
projeto segue o pensamento segundo Borges et.al, (2010) onde afirma que não
só se deve conceber e adotar novas metodologias de ensino, mas também, e
sobretudo, repensar e reformular metas para o ensino de Química que procurem
desenvolver uma cultura educativa inovadora que enraíze em paradigmas
construtivas, cuja ideia essencial reside no reconhecimento da importância e
consequência valorização da participação e envolvimento ativo dos estudante
na construção do seu próprio conhecimento.
Aula expositiva sobre obtenção dos derivados do petróleo
Dados de aproveitamento do projeto
Conclusões
As diversas formas da apresentação do projeto fizeram com que os alunos sentissem-se à vontade para se expressarem da forma com qual mais se identificassem e permitindo-se o melhor aproveitamento do potencial de cada um. E uns dos objetivos do presente trabalho era que os alunos através da experimentação discutisse a ciência e a linguagem Química e sobre tudo, estabelece-se um vínculo com questões da sociedade, além de permitir que vivenciassem o trabalho coletivo e discussão em grupo. Conclui-se que o presente projeto foi satisfatório mediante dos resultados obtidos.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus por conceder forças para caminhar nesta jornada,a nossa orientadora Darlinda Dias por toda orientação no trabalho.
Referências
BORGES, Camila de Oliveira; BORGES, Ana Paula Aparecida; SANTOS, Dayane Graciele dos; MARCIANO, Eloah da Paixão; BRITO, Lya Chistina da Costa; CARNEIRO, Glauce Michelle Bezerra; NUNES, Simara Maria Tavares. Vantagens da utilização do ensino CTSA aplicado à atividade extraclasse. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XV ENEQ), 21 A 24, julho, Brasília, 2010.´
FILHO, Francisco de Souza Lima Francisca; CUNHA, Portela da; CARVALHO, Flavio da Silva; SOARES, Maria de Fátima Cardoso. A Importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: Uma abordagem sobre novas metodologias, ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.12; 2011.