Autores
Régis Campos Silva, R. (CEFET-MG) ; da Costa Lima, A. (CEFET-MG)
Resumo
Este trabalho relata um projeto aplicado para os estudantes do 3º ano dos cursos técnicos do CEFET-MG Campus Curvelo, utilizando o livro os Botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história. Os estudantes se dividiram em grupos e cada um deles ficou responsável por fazer uma apresentação aos demais colegas de cada uma das moléculas que segundo os autores do livro, mudaram a história da humanidade. Além dos conceitos químicos, foram trabalhados diversos aspectos históricos, tornando as aulas mais contextualizadas e interdisciplinares. Este projeto tornou-se uma proposta para o ensino de química, pois permite dentre vários outros aspectos, revisar conteúdos já vistos e desvendar curiosidades sobre diversas substâncias.
Palavras chaves
Proposta de Ensino; Literatura; Os Botões de Napoleão
Introdução
Aulas contextualizadas e interdisciplinares são imprescindíveis para alcançar o perfil de egresso desejado para a educação básica. Conhecer a história e entender como as descobertas e evoluções científicas aconteceram, corrobora para uma aprendizagem mais significativa. Diante disso, foi proposto um trabalho para os estudantes do 3º ano dos cursos de educação profissional de ensino médio do CEFET-MG Campus Curvelo utilizando o livro “Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que mudaram a história”. O livro descreve fascinantes relações entre estruturas químicas e episódios históricos, revelando a dependência do desenvolvimento científico com a química de certas substâncias.
Material e métodos
Os estudantes foram divididos em 17 grupos com 3 componentes cada, dos cursos de educação profissional técnica de nível médio em meio ambiente e edificações, na modalidade integrado, de tal forma que cada grupo ficasse responsável em elaborar uma apresentação para os demais estudantes se baseando em uma molécula ou grupo de compostos citados pelo livro. As apresentações se deram no auditório da instituição utilizando recursos multimídia. A divisão dos grupos e dos temas estão relacionados na tabela 1. As apresentações tiveram um tempo estipulado de 30 min, e obedeceram a um roteiro determinado pelo professor, onde os seguintes tópicos deveriam ser obrigatoriamente abordados: funções orgânicas presentes nas moléculas apresentadas, classificação de sua cadeia carbônica, nomenclatura oficial, propriedades físicas da substância, tais como, solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, existência de possíveis isômeros constitucionais, geométricos ou ópticos, contexto histórico que envolveu a substância e nomes de cientistas envolvidos. O trabalho também contou com a participação dos professores de história, biologia e física, que além de cederem alguns de seus horários para que as apresentações pudessem ocorrer, utilizaram a pontuação adquirida pelos grupos em suas respectivas disciplinas.
Resultado e discussão
Foram discutidos por exemplo, as estruturas comuns dos explosivos, com seus
grupos nitro (-NO2), passando-se pela história do inventor da dinamite,
Alfred Nobel e o prêmio Nobel. Também foram apresentadas as mais diversas
estruturas de corantes e suas duplas alternadas, assim como os efeitos
alucinógenos, estimulantes e até curativos dos alcalóides, com seus átomos
de nitrogênio em anéis heterocíclicos. Demonstrou-se a síntese do nylon, uma
poliamida, e todo o alvoroço produzido com a sua produção, principalmente
pela população feminina, que democratizou a moda, em substituição aos caros
tecidos de seda. Durante às apresentações, ao se falar do fenol, um anel
aromático ligado a um grupo hidroxila (-OH), relacionou-se o famoso
enxaguante bucal Listerine e Joseph Lister, considerado o “pai da cirurgia
moderna”, que utilizando o fenol, diminuiu significativamente o número de
infecções pós-operatórias. Ao se falar da borracha, um polímero de isopreno,
além de se ter a oportunidade de revisar a nomenclatura da química orgânica,
relacionou-se a famosa marca de pneus com Charles Goodyear, empresário
norte-americano que desenvolveu uma série de experimentos para tonar a
borracha mais elástica, a chamada vulcanização. Nesta apresentação, foi
comentado, inclusive, a importância da borracha para a cidade que recebe
este simpósio, Manaus, que trouxe riqueza e prosperidade. Ao nosso ver, o
fator que mais instigou e motivou os estudantes é que o contexto do livro
não trata só da disciplina Química em sua essência, mas sim da sua relação
com a história da humanidade, mostrando como pequenas diferenças em uma molécula ou mesmo algumas reações simples aos olhares químicos tiveram
grande repercussão no desenvolvimento das civilizações.
Capa do livro (imagem dos autores).
Tema das apresentações (as 17 moléculas que mudaram a história)
Conclusões
Com a realização do trabalho, foi possível contextualizar o conhecimento químico. O livro aborda conceitos de maneira muito didática, através de uma leitura fascinante. Como os próprios autores definem o livro em seu prefácio, não se trata de um livro sobre a história da química; é antes, um livro sobre a química na história. Os estudantes puderam aplicar os conteúdos tradicionais vistos durante as aulas de química com apresentações interativas e contextualizadas. Além disso, as aulas foram interdisciplinares, pois envolveram conhecimentos de química, biologia, história, entre outros.
Agradecimentos
A todos os estudantes do CEFET-MG Campus Curvelo que participaram do projeto, por apresentarem trabalhos fascinantes. Aos autores do livro Penny Le Counter e Jay Burr
Referências
COUTEUR, P. L.; BURRESON, J. Os Botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história Jorge Zahar Editor, 2006