Autores
Tavares Leandro, D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Anélio Duarte Junior, N. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; Luz Gomes, C.D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)
Resumo
A Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião, localizada no município de Ouricuri, Sertão de Pernambuco, possui entre outras modalidades, a Educação de Jovens e Adultos, e assim como nas demais, torna-se necessário utilizar métodos que contemplem de maneira ágio e facilitadora a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, de acordo com a participação do PIBID na escola, dentro do subprojeto de química, baseada no estudo das metodologias de ensino da química aplicadas nas turmas de EJA, será apresentada a que melhor condicionou rendimento no que se diz respeito a interação e participação dos alunos.
Palavras chaves
Metodologia; Metodologia, Ensino de Qu; EJA
Introdução
A educação de jovens e adultos possui uma história antiga, em todo seu galgar, foi proposta através dos mais diversificados programas. De acordo com a evolução do ensino destinado a este público, a EJA (Educação de Jovens e Adultos) faz-se hodierna forma de desenvolver este setor educacionalmente. É notável a presença de fatores que prejudicam o desenvolvimento e/ou continuidade tanto do ensino, quanto da aprendizagem dos jovens e adultos, pois precisam trabalhar e cuidar das questões familiares. Muitos não conseguem acompanhar os conteúdos, possivelmente a causa seja o fato de eles deixarem de frequentar a escola por um considerável intervalo de tempo. Sendo assim, evidencia-se que todas estas questões influenciam diretamente o bom aprendizado dos jovens e adultos. De acordo com a organização curricular da EJA Ensino Médio, estão presentes todas as disciplinas que compõe o ensino médio regular. Com isso, o estudante estará sendo preparado de forma igualitária aos demais, para exercer em competências e habilidades os conhecimentos adquiridos. Na organização curricular de ensino da EJA, entre às disciplinas humanas e exatas, está presente a química, disciplina vista como complicada e abstrata aos olhos de quem teoricamente estuda. Nesse caso, é bastante comum a sugestão de um ensino diferenciado, sejam jogos ou experimentos, mas será que essas são as ferramentas necessárias para prender a atenção do aluno e fazer com que o mesmo entenda, e consequentemente aprenda? Assim, é necessário que essa situação seja analisada e que dentro das conclusões obtidas, a metodologia aplicada, seja revista na intenção de haver o melhor aproveitamento da disciplina. Em função disso, foi usada como campo de estudo EREM São Sebastião localizada no município de Ouricuri, Sertão de Pernambuc
Material e métodos
O trabalho realizado foi baseado na análise de três turmas de EJA do Ensino Médio, sendo estas niveladas proporcionalmente em caráter de notas e desempenho. Diante disso, foram apresentados questionários relacionados à disciplina, na intenção de conhecer como eram realizadas as aulas e qual visão que os mesmo possuíam sobre ela. Com a aplicação e analise dos questionários, foram preparadas aulas para três turmas, envolvendo três conteúdos, mas com metodologias diferentes para cada turma. Tendo as turmas “A, B e C”, e as metodologias “I, II e III”, em que a (I) trabalhada através de livro didático e apresentações em slides; a (II), trabalhado com apresentações de conteúdo por slides e jogo didático; e a (III), com a explanação por meio de slide e experimentos práticos. Em ambas as turmas, foram propostas atividades após apresentação do conteúdo. Na conclusão do primeiro conteúdo e aplicação das atividades, novamente foi proposto o mesmo procedimento, mas com conteúdo e metodologias diferentes para cada turma. Exemplo: Para o primeiro conteúdo a Turma “A”, ficou com a metodologia (I), a “B”, ficou com a (II) e a “C” com a (III). Já para o segundo e terceiro conteúdos as metodologias são aplicados em turmas diferentes, sendo sempre aplicados os exercícios ao final de cada etapa. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos Atômicos, Átomos, e Elementos Químicos. Considerando que após o cumprimento de cada um e em função dos métodos aplicados, nos foi dada a base para o estudo.
Resultado e discussão
Durante a realização das aulas pode-se notar três diferentes realidades em
que cada metodologia foi aplicada. Sabendo que o método realizado por
explanação oral com slide e acompanhamento do livro didático, não vieram a
comtemplar eficientemente efeito as turmas, gerando dispersão dos estudantes
no decorrer da aula. Na metodologia a qual contemplava o conteúdo com a
aplicação de jogos, este não houve muito proveito, pois apesar das propostas
de aprender através do lúdico, os adultos a qual eram assistidos pelas
turmas, não buscavam envolvimento nas atividades. Assim como (VIGOTSKI,
2001):
“[...] uma adequada aprendizagem escolar promove um tipo de desenvolvimento
capaz de permitir uma maior capacidade de abstração, como a que se necessita
para produzir um pensamento coerente e fundamentado em argumentos sobre
determinado contexto ou sobre determinada situação em um contexto mais
amplo”.
Diante disso, foi possível notar através da metodologia por meio de
experimentos, envolvendo a teoria a prática, um maior envolvimento dos
alunos, na busca de conhecer e discutir sobre cada situação, assim o
pensamento abstrato carregado pela química, foi de certa forma, quebrado com
relação aos conteúdos trabalhados.
Outro ponto relevante à metodologia para o ensino de química nas turmas da
EJA foram os resultados apresentados pelas turmas, de acordo com o método
aplicado, assim como mostra o Gráfico 01, apresentado abaixo:
Com base nas análises dos resultados das atividades propostas em sala, após
a aplicação de cada conteúdo, é possível notar que com relação aos
resultados das turmas para cada conteúdo, prevalecem os da metodologia
através de experimentos, evidenciando assim, uma melhor forma de trabalho
para aprendizado da turma.
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Resultados das Atividades Aplicadas aos Alunos da EJA
Conclusões
De acordo com as evidências vivenciadas mediante a esta pesquisa foi possível notar que em meio as realização das propostas metodológicas aplicadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos da EREM São Sebastião, a explanação de conteúdos juntos de práticas experimentais, que evidenciam a teoria, concretizam o método que mais proveitoso de se trabalhar com as turmas. Visto que os métodos que apresentam sucesso em desempenho e integração do aluno a turma, não são os únicos a serem trabalhados, contudo, são indispensáveis ao trabalho docente.
Agradecimentos
Referências
PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09/02/2015.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.