Autores

Tavares Leandro, D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Anélio Duarte Junior, N. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; Luz Gomes, C.D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)

Resumo

A Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião, localizada no município de Ouricuri, Sertão de Pernambuco, possui entre outras modalidades, a Educação de Jovens e Adultos, e assim como nas demais, torna-se necessário utilizar métodos que contemplem de maneira ágio e facilitadora a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, de acordo com a participação do PIBID na escola, dentro do subprojeto de química, baseada no estudo das metodologias de ensino da química aplicadas nas turmas de EJA, será apresentada a que melhor condicionou rendimento no que se diz respeito a interação e participação dos alunos.

Palavras chaves

Metodologia; Metodologia, Ensino de Qu; EJA

Introdução

A educação de jovens e adultos possui uma história antiga, em todo seu galgar, foi proposta através dos mais diversificados programas. De acordo com a evolução do ensino destinado a este público, a EJA (Educação de Jovens e Adultos) faz-se hodierna forma de desenvolver este setor educacionalmente. É notável a presença de fatores que prejudicam o desenvolvimento e/ou continuidade tanto do ensino, quanto da aprendizagem dos jovens e adultos, pois precisam trabalhar e cuidar das questões familiares. Muitos não conseguem acompanhar os conteúdos, possivelmente a causa seja o fato de eles deixarem de frequentar a escola por um considerável intervalo de tempo. Sendo assim, evidencia-se que todas estas questões influenciam diretamente o bom aprendizado dos jovens e adultos. De acordo com a organização curricular da EJA Ensino Médio, estão presentes todas as disciplinas que compõe o ensino médio regular. Com isso, o estudante estará sendo preparado de forma igualitária aos demais, para exercer em competências e habilidades os conhecimentos adquiridos. Na organização curricular de ensino da EJA, entre às disciplinas humanas e exatas, está presente a química, disciplina vista como complicada e abstrata aos olhos de quem teoricamente estuda. Nesse caso, é bastante comum a sugestão de um ensino diferenciado, sejam jogos ou experimentos, mas será que essas são as ferramentas necessárias para prender a atenção do aluno e fazer com que o mesmo entenda, e consequentemente aprenda? Assim, é necessário que essa situação seja analisada e que dentro das conclusões obtidas, a metodologia aplicada, seja revista na intenção de haver o melhor aproveitamento da disciplina. Em função disso, foi usada como campo de estudo EREM São Sebastião localizada no município de Ouricuri, Sertão de Pernambuc

Material e métodos

O trabalho realizado foi baseado na análise de três turmas de EJA do Ensino Médio, sendo estas niveladas proporcionalmente em caráter de notas e desempenho. Diante disso, foram apresentados questionários relacionados à disciplina, na intenção de conhecer como eram realizadas as aulas e qual visão que os mesmo possuíam sobre ela. Com a aplicação e analise dos questionários, foram preparadas aulas para três turmas, envolvendo três conteúdos, mas com metodologias diferentes para cada turma. Tendo as turmas “A, B e C”, e as metodologias “I, II e III”, em que a (I) trabalhada através de livro didático e apresentações em slides; a (II), trabalhado com apresentações de conteúdo por slides e jogo didático; e a (III), com a explanação por meio de slide e experimentos práticos. Em ambas as turmas, foram propostas atividades após apresentação do conteúdo. Na conclusão do primeiro conteúdo e aplicação das atividades, novamente foi proposto o mesmo procedimento, mas com conteúdo e metodologias diferentes para cada turma. Exemplo: Para o primeiro conteúdo a Turma “A”, ficou com a metodologia (I), a “B”, ficou com a (II) e a “C” com a (III). Já para o segundo e terceiro conteúdos as metodologias são aplicados em turmas diferentes, sendo sempre aplicados os exercícios ao final de cada etapa. Os conteúdos trabalhados foram: Modelos Atômicos, Átomos, e Elementos Químicos. Considerando que após o cumprimento de cada um e em função dos métodos aplicados, nos foi dada a base para o estudo.

Resultado e discussão

Durante a realização das aulas pode-se notar três diferentes realidades em que cada metodologia foi aplicada. Sabendo que o método realizado por explanação oral com slide e acompanhamento do livro didático, não vieram a comtemplar eficientemente efeito as turmas, gerando dispersão dos estudantes no decorrer da aula. Na metodologia a qual contemplava o conteúdo com a aplicação de jogos, este não houve muito proveito, pois apesar das propostas de aprender através do lúdico, os adultos a qual eram assistidos pelas turmas, não buscavam envolvimento nas atividades. Assim como (VIGOTSKI, 2001): “[...] uma adequada aprendizagem escolar promove um tipo de desenvolvimento capaz de permitir uma maior capacidade de abstração, como a que se necessita para produzir um pensamento coerente e fundamentado em argumentos sobre determinado contexto ou sobre determinada situação em um contexto mais amplo”. Diante disso, foi possível notar através da metodologia por meio de experimentos, envolvendo a teoria a prática, um maior envolvimento dos alunos, na busca de conhecer e discutir sobre cada situação, assim o pensamento abstrato carregado pela química, foi de certa forma, quebrado com relação aos conteúdos trabalhados. Outro ponto relevante à metodologia para o ensino de química nas turmas da EJA foram os resultados apresentados pelas turmas, de acordo com o método aplicado, assim como mostra o Gráfico 01, apresentado abaixo: Com base nas análises dos resultados das atividades propostas em sala, após a aplicação de cada conteúdo, é possível notar que com relação aos resultados das turmas para cada conteúdo, prevalecem os da metodologia através de experimentos, evidenciando assim, uma melhor forma de trabalho para aprendizado da turma.

Gráfico 01

Resultados das Atividades Aplicadas aos Alunos da EJA

Conclusões

De acordo com as evidências vivenciadas mediante a esta pesquisa foi possível notar que em meio as realização das propostas metodológicas aplicadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos da EREM São Sebastião, a explanação de conteúdos juntos de práticas experimentais, que evidenciam a teoria, concretizam o método que mais proveitoso de se trabalhar com as turmas. Visto que os métodos que apresentam sucesso em desempenho e integração do aluno a turma, não são os únicos a serem trabalhados, contudo, são indispensáveis ao trabalho docente.

Agradecimentos

Referências

PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09/02/2015.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.