Autores

Reis de Sousa, M. (UFMA) ; Lima da Silva, L. (UFMA) ; dos Santos e Silva, L. (UFMA) ; Virgínia Vieira C. O. Marques, C. (UFMA)

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no projeto de PIBID Interdisciplinar, intitulado “Da universidade às escolas do campo e quilombos: Concepções teóricas e metodológicas sobre os saberes tradicionais, gênero e diversidade na formação de professores em Codó-MA”; o mesmo foi produzido por alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e de Licenciatura em Ciências Humanas, na Universidade Federal do Maranhão, Campus VII, da cidade de Codó. Teve por objetivo criar meios para ensinar Educação Ambiental em escolas de ensino fundamental. Os bolsistas dos dois cursos já citados criaram um jogo chamado trilha ecológica, com a intenção de proporcionar um ambiente diferente para ensinar sobre as plantas e sua aplicação no tratamento de doenças.

Palavras chaves

Ensino de Ciências; educação ambiental; formação de professores.

Introdução

Nas últimas décadas, o ensino de ciências vem sendo foco de grandes discussões no âmbito educacional, principalmente em relação ao currículo proposto, metodologias de ensino e o processo de avaliação da aprendizagem (LABURU et al, 2003). Nessa perspectiva, a base legal nacional orienta que o ensino desta área deva propor a construção do conhecimento por parte do aluno e o desenvolvimento de competências necessárias para entender e intervir no seu contexto real, pontualmente numa perspectiva interdisciplinar (BRASIL, 2002). Segundo CARVALHO (2001) a educação ambiental leva à uma sensibilização que estimula o cidadão em formação a encarar o meio em que vive como parte integrante de suas vidas e em relação a educação do campo este viés pode contemplar a formação de cidadãos mais críticos, reflexivos e participativos. Nessa perspectiva, o projeto de PIBID Interdisciplinar do campus VII - UFMA busca trabalhar em suas atividades questões da diversidade no trabalho docente e assim propor atividades formativas na práxis de formação de professores do curso de licenciatura em ciências naturais e ciências humanas em uma perspectiva de interatividade sobre educação ambiental propondo momentos de exposição de ideias, argumentações e mudanças conceituais e procedimentais, alcançando o que é salientado por PERRENOUD (2000) o despertar da vontade de saber e a decisão de aprender.

Material e métodos

O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido nas dependências de uma escola de Ensino Fundamental na zona rural da cidade de Codó, por nome Moisés Alves dos Reis através do projeto PIBID Interdisciplinar da UFMA/Campus VII, ocorrido durante o primeiro semestre letivo do ano de 2015. Pontualmente, todo o processo de idealização das ações foram mediante uma verificação da demanda cognitiva dos alunos da referida escola, sobre assuntos contidos no rol de conteúdos do programa da disciplina de ciências da escola em relação às plantas.Partindo-se dessa observação desenvolveu-se um jogo confeccionado pelos bolsistas basicamente com papelão e EVA ilustradas com tinta guache, o qual se baseia em uma atividade lúdica, que consiste numa trajetória de vinte e sete jogadas (as chamadas “casas”). A dinâmica do jogo se baseou em à medida que os alunos jogassem um dado, as perguntas sobre plantas e suas aplicações medicinais eram feitas aos jogadores (dois líderes de duas equipes de no máximo 15 pessoas cada), caso esses jogadores não soubessem a resposta, poderiam pedir ajuda à sua equipe; quanto às perguntas, estas envolveram diversas disciplinas, tais como português, matemática, história e geografia. É importante ressaltar que esse jogo foi e deve sempre ser aplicado posteriormente a uma aula teórica sobre o conteúdo em questão, haja vista que aquele é um reforço desta, no sentido de se obter uma melhor compreensão da aula.

Resultado e discussão

Foi possível verificar o quanto os alunos sabiam a respeito das plantas medicinais e a forma como as utilizavam no preparo de remédios; pôde-se intervir também, a partir disto, no incremento de informações a respeito das propriedades tóxicas até então desconhecidas por eles, o que ocasionou uma reformulação de conhecimentos. Foi possível verificar que a família dos alunos da escola fazia uso dessas plantas em decorrência das dificuldades de acesso à saúde pública, então buscavam um meio alternativo para tratar suas enfermidades, que é a o consumo de remédios feitos de forma natural, à base de plantas; Pôde-se perceber que os alunos possuíam um vasto conhecimento sobre remédios naturais, sendo que todos afirmavam tê-los aprendido por ensinamentos de pais ou avós.

Conclusões

Pôde-se considerar que esse jogo permitiu que os alunos aprendessem de uma forma dinâmica e singular, saindo, deste modo, da rotina das aulas tradicionais. O jogo trilha ecológica é um recurso metodológico eficiente para trabalhar os mais variados conteúdos não somente na disciplina de ciências, mas em qualquer outra disciplina, pois é uma atividade prazerosa, que estimula os alunos a querer participar ativamente da aula, obtendo deste modo, o conhecimento esperado. Além disso, foi possível desenvolver nos alunos o espírito de liderança, de companheirismo e o reconhecimento da sua cultura.

Agradecimentos

Referências

LABURU, C.E et al.Pluralismo metodológico no ensino de ciências.Ciências e Educação,V.9,N.2,2003
CARVALHO, A.M, P; Gil-Perez, D.Formação de Professores de ciências 7ª edição .Editora Cortez,2003