Autores

da Silva Delmondes, A. (IF SERTÃO PE) ; Alencar Ferreira, A. (IF SERTÃO PE) ; Tavares Leandro, D. (IF SERTÃO PE) ; Lima de Souza, G. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; dos Santos Cordeiro, R. (IF SERTÃO PE) ; Anelio Duarte Junior, N. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; Alencar Gomes Luz, C.D. (IF SERTÃO PE) ; Souza Marques, V. (IF SERTÃO PE)

Resumo

A casca de banana é rica em vitaminas A, C e do complexo B e fósforo. O fósforo é um mineral que atua no metabolismo auxiliando na ativação das vitaminas do complexo B e também tem a função de fortalecer ossos e dentes, juntamente com o cálcio. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do reaproveitamento da casca da banana como doce na merenda escolar usando a cozinha como laboratório para realização de aulas práticas, na EREM São Sebastião, Ouricuri-PE. as aulas foram realizadas na turma do 1º ano A do ensino médio composta por 30 alunos, durante a abordagem dos seguintes temas, funções químicas. Com a utilização de aulas experimentais na cozinha, nos alunos a curiosidade e o interesse em estudar e aprender os conteúdos de química vistos na teoria.

Palavras chaves

Casca de Banana; Reaproveitamento; Cozinha

Introdução

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Pela resolução n.º 9, de 1978 considera importantes ações educativas que perpassem pelo currículo escolar e que abordem o tema alimentação e nutrição. É sugerido a integrar no cardápio escolar a presença de frutas. A Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião, localizada no município de Ouricuri-PE. Possui no seu cardápio a presença de frutas, entre elas está presentes a banana em que seus restos, no caso as cascas são destinadas ao lixo comum. A casca de banana é rica em vitaminas A, C e do complexo B e fósforo. O fósforo por sua vez é um mineral que atua no metabolismo auxiliando no acionamento das vitaminas do complexo B, além de fortalecer ossos e dentes, juntamente com o cálcio. Assim, com a elaboração desse projeto buscamos viabilizar o aproveitamento dos restos das frutas como forma de complemento das refeições dos estudantes, através de uma alimentação de qualidade, rica em vitaminas. É também um objetivo desse trabalho, a relação entre a teoria e a prática realizada no ensino em sala de aula.

Material e métodos

Para a realização deste trabalho inicialmente houve o planejamento das aulas experimentais, entre os pibidianos juntamente com o professor de química responsável pela turma do 1º ano A no ensino médio, de acordo com o componente curricular de química, que visa trabalhar no 1º bimestre de 2015, funções químicas. Levando em consideração o desenvolvimento do trabalho o mesmo seguiu as seguintes etapas: Primeiro: Antes da realização das práticas, na cozinha o professor responsável pela turma, ministrou as aulas teóricas referentes aos conteúdos citados anteriormente; Segundo: os bolsistas do PIBID levaram os alunos em grupos de 6 (seis) para a cozinha e ministraram uma aula onde repassaram as seguranças que deviam ter e o comportamento dentro da cozinha, sendo apresentados ainda os tipos de utensílios que seriam utilizados, além de suas respectivas funções; Terceiro: os pibidianos executaram as atividades experimentais em duas aulas. Para a realização das práticas foram usados materiais presentes no dia-a- dia, como: cascas de banana; leite; margarina; ovos; açúcar; farinha; fermento em pó; suco de limão; liquidificador; bacia; assadeira; panela; forno pré-aquecido a 180º. Unindo os conceitos aprendidos no laboratório com o seu cotidiano. Ao final das aulas experimentais foi aplicado um questionário aos alunos da turma.

Resultado e discussão

Por meio da realização deste trabalho ficou claro a satisfação dos alunos ao terem contato com uma aula pratica na cozinha utilizada como laboratório e realizarem experimentos mesmo sendo básicos, que apresentassem o melhoramento dos conteúdos que foram abordados na teoria. Percebeu-se que durante a realização das aulas práticas os estudantes estavam atentos as explicações e participativos durante o tempo ocorrido, foi percebido um comportamento diferenciado entre os alunos, comparando o comportamento dentro e fora da sala de aula. Enquanto os estudantes executavam o experimento, observou-se que os mesmos foram bem cuidadosos ao manusear os utensílios e cautelosos na medição dos ingredientes, vale ressaltar que os pibidianos estavam o tempo todo junto com os alunos e nem um utensílio cortante ou aquecido foi manuseado sem o acompanhamento, esta ações garantiram que nenhum participante foi ferido durante a realização do experimento. Enquanto a prática era realizada os alunos mostraram-se participativos, e desenvolveram um ato de coletivo ao ajudar o colega na execução do experimento. Após a realização das aulas práticas foi aplicado um questionário, obtendo os seguintes resultados, conforme o gráfico abaixo. Mostrando que este tipo de atividade lúdica contribui para o melhoramento do ensino de química.

Gráfico 01

Gráfico dos resultados dos questionários aplicados

Conclusões

De acordo com as atividades vivenciadas pode-se concluir que o incentivo prático é fundametal para o desenvolvimento do aluno enquanto conhecedor do que se aprende, diante disso o professor é considerado um propagador do conhecimento oferecido ao seu alunado. Sendo notável uma maior interação, bem com troca de conhecimentos, e habilidades de cada aluno destacadas em meio ao desenvolvimento das atividades. Por fim o uso desta atividade prática desenvolve nos educandos a curiosidade para aprender os conteúdos de química vistos na teoria.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus por tudo que tens nós concedido; à CAPES pela concerção das bolsas, IF SERTÃO-PE por ofertar o curso de Licenciatura em Química e à EREM São Seba

Referências

ENTENDA PORQUE É IMPORTANTE REAPROVEITAR OS ALIMENTOS
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16892-entenda-por-que-e-importante-reaproveitar-os-alimentos/2>
Acessado em 0/06/2015

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar >
Acessado em: 23/04/20015