Autores
Santos, R.X. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Eleutério, C.M.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Marinho, O.T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Silva, A.N. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Moraes, P.F. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Silva, M.M. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Vieira, R.S. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Garcia, S.L. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)
Resumo
O Projeto Petróleo: Uma abordagem dos hidrocarbonetos no Ensino de Química tem como objetivo de ensinar Funções Orgânicas aos alunos do Ensino Médio, a importância e à aplicação de hidrocarbonetos através do Petróleo e seus derivados. Os pontos aplicados no projeto iniciaram a partir de como acontece o refino do petróleo, as aplicações dos seus derivados, os subprodutos que podem existir e as suas aplicações, assim como os impactos que estes produtos e subprodutos ocasionam no meio ambiente e suas sugestões para reduzir os impactos.
Palavras chaves
Hidrocarbonetos; Petróleo; Funções Orgânicas
Introdução
Petróleo: Uma abordagem sobre hidrocarbonetos no Ensino de Química trata-se de um trabalho de pesquisa de campo, representativo de funções orgânicas, coletados dados através de pesquisas feitas em determinados locais da cidade de Parintins-AM que são possíveis obter o material para o desenvolvimento do projeto juntamente com os alunos de 3ºano do Ensino Médio da Escola Estadual Brandão de Amorim, após o recolhimento de amostras e o estudo aprofundado sobre os hidrocarbonetos é importante ressaltar que a prática e o contato dos alunos com a pesquisa, ajuda-os a entender melhor sobre os assuntos trabalhados. O objetivo deste trabalho é tornar mais eficaz e prazerosa o ensino de química no Ensino Médio. Ressaltando os problemas que o acumulo de materiais derivados do petróleo podem afetar de maneira agressiva o meio ambiente conscientizando os alunos que é preciso ter cuidado com a utilização exagerada desses materiais e apresentando sugestões para reduzir esses impactos.
Material e métodos
O Presente trabalho foi realizado primeiramente na escola Estadual Brandão de Amorim através de acompanhamento com os alunos para as pesquisas de teorias sobre o petróleo e seus derivados, aplicando o assunto Hidrocarbonetos no ensino médio. Na segunda parte da elaboração do trabalho após as pesquisas realizadas, foram feitas as pesquisas de campo, para recolher os materiais necessários para a realização da prática e exposição dos resultados. Dividido em grupos com acompanhamento de pesquisadores e alunos, em relação ao grupo da gasolina os discentes obtiveram informações a partir de pesquisas feitas nos postos de combustível abandonados. Em relação a Nafta o grupo recolheu matérias feitos do refino desse produto como eteno, propeno, benzeno e tolueno, para fabricação de materiais reciclados a partir desses materiais recolhidos, aplicando assim, possível sugestões para reduzir os impactos ambientais e o acúmulo desses resíduos na lixeira pública da cidade. Em seguida o grupo responsável do asfalto, realizou uma excursão com os alunos até a usina de asfalto da cidade de Parintins para a coleta de informações, e amostras do produto, para a elaboração de um documentário apresentado em sala de aula, com relação ao grupo do GLP, os alunos buscaram informações através de livros, internet para que pudessem obter o máximo de conhecimentos possível sobre a origem e aplicação do GLP (Gás liquefeito de petróleo), através de demonstrações.
Resultado e discussão
Com efetuação do projeto verificamos o quanto o trabalho estimulou as
habilidades e o interesse dos alunos para a busca do conhecimento sobre os
hidrocarbonetos através do petróleo. Fazendo com que retirassem suas dúvidas
sobre o assunto, e conhecendo onde podem ser encontrados os produtos feitos a
partir do refino do produto. Materiais que por muitas vezes são desconhecidos
como um produto que tem origem do petróleo. Na discursão durante e após das
apresentações dos resultados do trabalho, percebe-se a motivação pelos alunos
para o ensino de Química, relacionado a funções orgânicas, possibilitando a
facilidade para identificar e nomear os compostos orgânicos.
Conclusões
Através da atividade desenvolvida constatou-se a eficácia da integração da teoria, prática e a utilização de matéria-prima cotidiana para a construção do conhecimento na área da química, bem como o estímulo à pesquisa científica. Além disso, o projeto permitiu que os participantes fossem mais questionadores, isto é, proporcionou que os alunos seja também agente ativo na construção do conhecimento, bem como mostrou aos mesmos que as aprendizagens da sala de aula tem relação com o nosso dia-a-dia.
Agradecimentos
A Deus, PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), a Capes, Universidade do estado do Amazonas-UEA.
Referências
PACHECO, J. R., Propriedades da matéria, estrutura atômica e radioatividade. Curitiba.Ed.Positivo,2009.
FONSECA, M.R.M., Química; 1ed. São Paulo: Ática, 2013.
http://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/Produtos/Nafta_Petroquimica/Nafta_Petroquimica.asp
FELTRE, Ricardo.Química;6 ed.São Paulo:Moderna,2004
USBERCO, João, SALVADOR,Edgard. Química; 4ed. São Paulo: Saraiva,2001