Autores

Souza Sá, S. (IF SERTÃO PE) ; Nazário Cassiano, M.A. (IF SERTÃO PE) ; Lopes Nunes, S. (IF SERTÃO PE) ; Santos Mira, T. (IF SERTÃO PE) ; Nunes Nascimento, A.C. (IF SERTÃO PE) ; Souza, J. (ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO AFONSO FERRAZ) ; Lopes Gomes Soares Sá, C. (IF SERTÃO PE) ; Silva Augusto Filha, V.L. (IF SERTÃO PE)

Resumo

A utilização do lúdico no ensino de química é uma ferramenta que vem despertando o interesse dos educando, tornando as aulas de química mais atrativa. Nesse sentido, o objetivo do trabalho QUIMEMORIA PERIÓDICA: DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO NO ENSINO DE QUÍMICA, foi revisar conteúdo da tabela periódica de uma forma criativa e dinâmica, com os alunos da 1ª ano do ensino médio ‘’B’’, fazendo com que os mesmos relacionassem os elementos com imagens do cotidiano. O referido trabalho foi realizado na escola Estadual Deputado Afonso Ferraz, pelos bolsistas Pibidianos, do curso licenciatura em química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão pernambucano – campus Floresta.

Palavras chaves

Ensino de química; ludicidade ; tabela periódica

Introdução

A utilização do lúdico no ensino de química é uma das alternativas que vem despertando o interesse dos educando, tornando as aulas de química mais atrativa. CUNHA (2012), afirma que “o jogo é uma ferramenta que vêm a auxiliar o professor seja na revisão e fixação do conteúdo como também no desenvolvimento do espírito crítico, trabalho em equipe, e competitividade contribuindo assim no processo de ensino e aprendizagem”. Grande parte dos discentes apresentam dificuldades quando é trabalhado o conteúdo tabela periódica, pois há uma quantidade de informações que muitas vezes passam despercebidos. Cabe ao professor como mediador no processo de ensino- aprendizagem procurar metodologias que facilitem esse processo. Segundo Lopes (2001) “é muito mais eficiente aprender por meio de jogos, sendo válidos para todas as idades, desde a infância à fase adulta” Os jogos didáticos vêm sendo uma boa alternativa, visto que além de tornar mais fácil a assimilação do conteúdo contribui na interação e socialização. Nesse sentido, o objetivo do trabalho QUIMEMORIA PERIODICA: DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO DOS EDUCANDO NO ENSINO DE QUÍMICA, foi revisar conteúdo da tabela periódica de uma forma criativa e dinâmica, com os alunos da 1ª ano do ensino médio ‘‘B” fazendo com que os mesmos relacionassem os elementos com imagens do cotidiano. O referido trabalho foi realizado na escola estadual Deputado Afonso Ferraz, pelos bolsistas Pibidianos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do sertão pernambucano – campus Floresta.

Material e métodos

Foi realizada a princípio aula sobre tabela periódica utilizando o multimídia, após foram realizadas atividades sobre o conteúdo. Antes de iniciar o lúdico, foram feita uma breve revisão sobre tabela periódica, em seguida explicamos as regras do jogo, onde foi dividida a turma em duas equipes, dentre eles foram escolhidos os líderes que decidiram quem começaria o jogo a partir do ímpar ou par, ao iniciar o aluno ia ao painel, onde estava 40 cartas do jogo quimemoria periódica numerados de 1 a 40, onde 20 cartas continha o símbolo do elemento, o numero atômico, e nas outras 20 cartas o nome do elemento e a imagem da sua aplicação do cotidiano. Os alunos iriam pegando a carta e memorizando onde estava o elemento e a imagem, formando pares. Sendo cronometrado o tempo de memorizar as cartas, ganhava a equipe que estivesse o maior número de pares do quimemoria periódica. O QUIMEMORIA PERIODICA: DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO DOS EDUCANDO NO ENSINO DE QUÍMICA, foi desenvolvido a partir de materiais reutilizáveis e de baixo custo tais como: tecido, plástico transparente, emborrachado, impressão de imagens, fita dupla face, tesoura e cola. Foi utilizado como avaliação os questionários pré e pós, para analisar os resultados do jogo no processo de ensino-aprendizagem.

Resultado e discussão

A turma do 1° ano do ensino médio da escola estadual Deputado Afonso Ferraz, com faixa etária entre 14 a 15 anos de idade, em análise dos resultados a partir dos questionários aplicados, observou-se como primeiro item se os discentes já tinham vivenciado algum tipo de jogo lúdico em sala de aula, a turma do 1° ano de 100% responderam que não, se através dos jogos poderia contribuir para o ensino dos mesmos, 100% responderam que sim, o que poderiam tornar as aulas de químicas mais atrativas eles ressaltaram que a teoria aliada com a pratica, os jogos lúdicos. Figura 1 e 2. Neste contexto, QUIMEMORIA PERIÓDICA: DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO DOS EDUCANDO NO ENSINO DE QUÍMICA, na aplicação da proposta houve uma ótima aceitação e dentre os comentários dos discentes o jogo serviu para uma melhor compreensão do tema, um incentivo pela disciplina além disso, envolveu diversão, interesse e aprendizagem.


Figura 1. Quimemoria Periódica


Figura 2. Aplicação do lúdico

Conclusões

Diante da vivência do QUIMEMORIA PERIÓDICA DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO DOS EDUCANDO NO ENSINO DE QUÍMICA, obteve a construção do processo de ensino- aprendizagem contribuindo o desenvolvimento, interação entre professor e os educando, o relacionamento em grupo, tornando a aula atrativa. Neste contexto, mostra que o lúdico só vem a contribuir de uma maneira significativa e prazerosa. A utilização do lúdico na escola torna uma estratégia para a construção do conhecimento no ensino de química.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, ao PIBID a Escola Deputado Afonso Ferraz, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Floresta.

Referências

CUNHA, M.B. Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Revista Química Nova na Escola, vol. 34, N. 2, p.92-98, 2012.
LOPES, M. G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.