Autores
Michel Silva Santos, R. (IF SERTÃO PE) ; Pereira Nunes, E. (IF SERTÃO PE) ; S. Silva, V. (IFSERTÃO PE) ; B. S. Silva, J. (IF SERTÃO PE) ; F. Sá, J. (JM) ; D. M. Sá, K. (IF SERTÃO PE) ; S. Dias, M. (IF SERTÃO PE) ; A. L. e Silva, T. (IF SERTÃO PE) ; L. S. G. Sá, C. (IF SERTÃO PE) ; L. S. A. Filha, V. (IF SERTÃO PE)
Resumo
O presente trabalho foi realizado por bolsistas PIBID do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campos Floresta, e aplicado na Escola Estadual Júlio de Mello, objetivando com a utilização de uma gincana, envolver a ludicidade como um recurso valioso e que oferece grandes possibilidades de aprendizagem quando somada aos métodos convencionais de ensino. Relacionar às áreas de Química e Biologia, referente ao conteúdo de ecologia, e demonstrar as propriedades químicas e biológicas de resíduos sólidos e sua influencia ao meio ambiente, instigando e promovendo a sensibilização para com as ações de sustentabilidade no exercício da cidadania.
Palavras chaves
Ciências; Ludicidade; PIBID
Introdução
No cenário atual, em que as perspectivas de preservação dos recursos naturais são tão emergentes, não há melhor local para se apropriar da dimensão desses aspectos do que na escola, onde são abordadas temáticas em que o aluno tem a oportunidade de conhecer como os seres interagem entre si e com os fatores abióticos. O PIBID é um aliado no cotidiano de algumas escolas da rede pública de ensino, com o objetivo de inserir licenciados na rotina dessas escolas, oportunizando a criação de projetos didáticos, metodologias diversificadas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Segundo Morais (2014), as implicações da ludicidade extrapolaram os limites do brincar espontâneo, transformando-se em uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente. Soares e colaboradores (2014) apresentam que o lúdico pode ser utilizado como promotor da aprendizagem, nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos com o conhecimento, contando que tenha sempre claros os objetivos que se pretende atingir com a atividade lúdica que vai ser utilizada, respeitando-se o nível de desenvolvimento em que o aluno se encontra e o tempo de duração da atividade.
Material e métodos
Foram trabalhados os conteúdos vistos no 4º bimestre em uma turma do 3º ano do Ensino Médio nas disciplinas de Química e Biologia, Foi realizado a partir das seguintes etapas: divisão das equipes, aula expositiva relacionada às propriedades químicas dos resíduos sólidos a serem recolhidos (garrafas pets, baterias e pilhas), substâncias que fazem parte da composição química das pilhas e baterias que são potencialmente perigosas e podem afetar a saúde. Especificamente em relação as pilhas e baterias trabalhamos em sala sobre os elementos chumbo, cádmio e o mercúrio, que podem causar doenças neurológicas e afetar a condição motora, sendo ainda trabalhado o conceito e funcionamento eletroquímico. Dando continuidade, foi apresentado o cronograma das atividades, dentre elas podemos citar a coleta dos materiais por parte dos alunos e a entrega dos mesmos. Na culminância das atividades foram realizadas provas: trilha ecológica, produção de paródias e poemas relacionados ao tema proposto, montando cadeias alimentares, quebra cabeça dos ciclos biogeoquímicos e passa/repassa; sendo o cumprimento destas atividades contabilizado como pontuação para as equipes. Algumas tarefas foram realizadas com antecedência, de modo que, as equipes teriam de estar com todas essas atividades já realizadas no dia da gincana, oportunizando a contagem do material recolhido e a devida pontuação. O evento contou com a participação de alguns professores e funcionários que compuseram o júri. Cada equipe escreveu um relato ressaltando a importância de compreender os aspectos químicos e biológicos presentes em resíduos sólidos.
Resultado e discussão
“Esse trabalho” propiciou uma revisão de forma lúdica, onde os discentes se
divertiam, relembravam e praticavam os saberes adquiridos, percebeu-se que a
dificuldade dos alunos com o conteúdo ao decorrer do jogo foi sendo superada
gradativamente. A melhoria na aprendizagem da Química foi vista com mais
exatidão, através da análise dos relatos realizados pelos próprios alunos, onde
demonstraram um conhecimento mais apurado quanto à temática. Ao fazer a
compilação dos dados, tendo em vista, parâmetros quantitativos e qualitativos,
verificou-se, um grande avanço acerca dos conhecimentos químicos e biológicos,
construídos pelos alunos sobre o conteúdo estudado, esse foi traduzido em forma
de notas. Os resultados qualitativos observados foram uma maior integração entre
os alunos, participação ativa, estimulo do raciocínio, curiosidade e o interesse
em aprofundar-se no conteúdo abordado, possuindo assim um caráter continuativo.
Conclusões
Podemos concluir com a aplicação das diversas atividades que o objetivo almejado foi alcançado, percebeu-se a partir da análise das atividades apresentadas a eficiência da ludicidade na educação dentro do ensino de Ciências. Por meio dos relatos, os discentes demonstraram a importância e necessidade em compreender e relacionar as propriedades químicas e biológicas de resíduos sólidos com a preservação do meio ambiente. A problemática ambiental instigou a apropriação do conhecimento, mostrando que o lúdico trabalhado adequadamente contribui de forma positiva para uma aprendizagem significativa.
Agradecimentos
A Escola Estadual Júlio de Mello, ao IF Sertão – PE Campus Floresta, ao PIBID, a Capes e ao Governo do Estado de Pernambuco.
Referências
1 Moraes, M. C. Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 47-72. 2014.
2 PIBID – PORTAL CAPES; disponível em: http://cartadeservicos.capes.gove.br/index.php/bolsas-forma%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica/101-programa/institucional-de-bolsa-de-inicia%C3A7%C3%A3O-%C3%A0-doc%C3%AAncia-pibid.html, acesso em: 12 Abril 2015.
3 Soares et al, O Ensino de Ciências por meio da Ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciência&Idéias, v. 5, n. 1, 83, 2014.