Autores

Lima, T. (IF SERTÃO) ; Claudiana, M. (IF SERTÃO) ; Dantas, L. (IF SERTÃO) ; Nazário, A. (IF SERTÃO) ; Freire, J. (JM) ; Lopes, C. (IF SERTÃO) ; Lúcia, V. (IF SERTÃO)

Resumo

Nos dias atuais existem diversas ferramentas que auxiliam o professor em sala de aula, a utilização do lúdico é uma delas, que tem como intuito instigar os alunos, despertar o espírito de equipe, revisão de conteúdos, curiosidade, dentre outros. Dentro desse contexto o presente trabalho teve como objetivo revisão do conteúdo Tabela Periódica e avaliação das atividades: bingo periódico e memória periódica vivenciadas em sala de aula. O presente projeto foi vivenciado na turma do EJA, módulo III da Escola Estadual Júlio de Mello, do município de Floresta-PE, desenvolvido pelos bolsistas PIBID do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Floresta.

Palavras chaves

Tabela periódica; Educação; Ensino de Química

Introdução

Nos dias atuais existem diversas ferramentas que auxiliam o professor em sala de aula e o lúdico é uma delas, pois vem com os objetivos de instigar os alunos, despertar o espirito de equipe, revisão, fixação de conteúdos, curiosidade, dentre outras. A química como uma ciência indispensável, abre um leque de possibilidades para se trabalhar esses instrumentos, basta o professor saber usufruir os mesmos. Quando se trabalha com turmas de jovens e adultos há uma necessidade maior de se articular práticas pedagógicas que colaborem no processo de ensino e aprendizado, tendo em vista as especificidades desse público. O desafio de se trabalhar com EJA está justamente em aproximá-los da disciplina de forma que os mesmos percebam a importância de se aprender Química para reconhecer e saber resolver os problemas do seu cotidiano, mesmo com todos os entraves enfrentados, como um dia exaustivo de trabalho e etc. Segundo Rosane (2012) apud Almeida (2010) “para tornar o ensino-aprendizagem de química, simples e agradável, deve-se abandonar metodologias ultrapassadas, que foram mantidas no ensino dito tradicional e investir nos procedimentos didáticos alternativos”. Completando Lopes (2001), afirma que “é muito mais eficiente aprender por meio de jogos, sendo válidos para todas as idades, desde a infância à fase adulta”. Dentro desse contexto o presente trabalho teve como objetivo revisão do assunto de Tabela periódica e avaliação das atividades o bingo periódico e memoria periódica vivenciadas em sala de aula.

Material e métodos

O projeto foi vivenciado na turma da EJA módulo III, com 36 alunos, da Escola Estadual Júlio de Mello, do município de Floresta-PE, desenvolvido pelos bolsistas PIBID do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Campus Floresta. Para obter melhor resultados no desempenho dos alunos e fixar o conteúdo já visto anteriormente foi pensado numa maneira de aprender brincando, assim tornando possível uma aprendizagem prazerosa. Após a revisão do conteúdo de tabela periódica utilizando vídeos, foi aplicado o lúdico bingo periódico, onde cada aluno recebeu uma cartela contendo os símbolos dos elementos da tabela periódica e grãos de feijão para marcar o elemento sorteado, o aluno tinha que ficar atento a cada elemento dito, assim quem preenchesse toda a cartela era o vencedor. Em seguida foi aplicado o jogo da memória, onde continha as cartas pares, uma delas tinha o símbolo e a outra a imagem aplicada ao cotidiano. Como mostra a figura 1. A turma foi organizada em duas equipes, cada grupo com um líder, o mesmo por sua vez tinha ajuda dos demais para memorizar e encontrar os pares. Venceu a equipe com mais pares de cartas.

Resultado e discussão

Após a realização da atividade lúdica, foi possível verificar através da análise e interpretação dos dados obtidos com aplicação de um questionário após a atividade lúdica, sobre o conteúdo vivenciado nos jogos. Obteve-se assim 86% dos acertos das questões, verificando o quanto o lúdico foi eficaz e contribuiu para o aprendizado do conteúdo. Observando também que os educandos conseguiam fazer a relação do lúdico e os exercícios propostos em sala de aula. Percebendo que os alunos ainda não tinham vivenciado nenhum tipo de atividade lúdica em sala de aula, auxiliando assim no processo de ensino e aprendizagem dos mesmos. Percebendo-se que a vivência trouxe para os alunos o incentivo pelo ensino de química, além da revisão do conteúdo abordado, pois quando brincam eles trocam experiências e se socializam, tornando o ensino mais prazeroso.

Conclusões

Através dos lúdicos vivenciados em sala de aula, pode-se perceber que houve uma aprendizagem significativa dos educandos, além de que possibilitou a interação, trabalho em equipe, curiosidade, etc. Obtendo-se assim os objetivos alcançados, desta forma a atividade realizada se tornou eficaz e produtiva para os alunos que participaram da mesma.

Agradecimentos

Agradecemos primeiramente a Deus, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Floresta e a Escola Estadual Júlio de Mello de Carvalho.

Referências

LOPES, M. G. Jogos na Educação: criar, fazer e jogar. 4 ed. São Paulo: Cortez, p. 23, 2001.
COSTA, R. M. A. et al. O Uso do Lúdico em sala de Aula – um jogo confeccionado com materiais alternativos. Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) UFBA, UESB, UESC e UNEB. 2012.http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/viewFile/7844/5568. Acessado em 28/05/2015.