Autores
Araújo, D.T.R. (UESPI) ; Oliveira, A.R. (UESPI) ; Paz, W.H.P. (UESPI) ; Nascimento, F.V.B. (UESPI) ; Sa, E.R.A. (UESPI) ; Lima, F.C. (UESPI)
Resumo
Este estudo tem como objetivo aplicar o jogo “cruzadinha dos hidrocarbonetos”, para melhorar a fixação dos conceitos da química orgânica. O jogo foi esquematizado e produzido através de um software “Fotoshop”, como uma atividade do programa PIBID-UESPI. A regra da cruzadinha consiste nas mesmas do jogo tradicional, no qual foram elaboradas perguntas relacionadas aos conceitos do conteúdo já visto em sala de aula, correspondendo a cada resposta enumerada na cruzadinha. Os resultados obtidos neste trabalho foram vantajosos, aja vista que os alunos apresentaram um bom rendimento, participação e interação em sala de aula. Também é notório que o jogo teve o papel de fixar e aprimorar os conceitos dos alunos.
Palavras chaves
Química Orgânica; Hidrocarbonetos; PIBID
Introdução
As atividades lúdicas aplicadas em sala de aula é de fundamental importância para facilitar a compreensão dos conteúdos pelos alunos. Os jogos lúdicos são excelentes alternativas que oportunizam a mediação entre o prazer e o conhecimento faz com que os alunos tenham mais facilidade de desenvolver e enriquecer seu raciocínio. Esse tipo de metodologia não é apenas uma forma de desafogo ou entretenimento, mais sim um meio que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual do aluno. Cabe ao professor apropriar novas práticas metodológicas interligadas ao ensino de química inserindo então atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem afim de que sejam alcançados os objetivos de aprendizagem dos conteúdos. O caráter didático contida nas atividades lúdicas permitem a integração do conhecimento com ações práticas e teóricas (CHAGURI, 2004. p. 35). Os jogos pedagógicas tem como objetivo promover aprendizagem significativa, estimular a compreensão de novos conhecimentos e despertar o desenvolvimento de novas habilidades do aluno. Com isso o estudante é capaz de desenvolver uma aptidão e capacidade cognitiva especifica, possibilitando compreender e construir seus próprios conceitos (NUNES, 2004. p. 57). Com o programa PIBID é possível realizar variedades de metodologias alternativas que servem de estimulo para os alunos de ensino médio aprimorando e enriquecendo o ensino de Química (LIMA e NETO, p. 5, 2014). Com base nisso, este trabalho tem como objetivo aplicar o jogo “cruzadinha dos hidrocarbonetos”, para melhorar a fixação dos conceitos iniciais da química orgânica com o auxílio do programa PIBID.
Material e métodos
A cruzadinha dos hidrocarboneto foi elaborado através de um software (fotoshop) de computador abordando os conceitos iniciais da Química orgânica, sendo, sendo essenciais para a aprendizagem da disciplina. Após a construção do jogo, foram impressas em folhas A4. O jogo foi aplicado na Unidade Escolar Moacir Madeira Campos em Teresina-PI, em uma turma de 3ª ano do ensino médio. Ao final das aulas teóricas ministradas pelo professor efetivo, aplicou-se a cruzadinha como forma de revisar a nomenclatura, classificação dos hidrocarbonetos, tipos de cadeias, ramificações, dentre outros conceitos. A regra consiste nas mesmas do jogo tradicional, no qual foram elaboradas perguntas relacionadas aos conceitos do conteúdo já visto em sala de aula, correspondendo a cada resposta enumerada na cruzadinha como mostra a figura 1. Como forma de avaliação dos alunos foram efetuados questionários com o total de 30 alunos com perguntas objetivas referente ao nível de aprendizagem dos alunos obtidos após o jogo. Posteriormente foram realizadas entrevistas com o intuito de buscar ideias, opiniões e o ponto de vista dos alunos em relação as aulas ministradas pelo professor. Também foram utilizados os critérios de assiduidade, participação ativa dos alunos e resolução correta do jogo para averiguar o rendimento dos estudantes.
Resultado e discussão
Com base nos resultados obtidos nos questionários, 26 alunos (80%) afirmaram que houve mais interesse em revisar os conceitos relacionado ao conteúdo dos hidrocarbonetos com a cruzadinha, ajudando-os à aprimorar e fixar os conceitos inicial da química orgânica. A porcentagem de 16,6% (5 alunos) mostra que em partes o jogo ajudou na fixação dos conceitos e apenas 3,3% (1 aluno) mostra não ter sentido melhorias em fixar os conceitos. Após a aplicação do jogo foi possível verificar através do comportamento individual dos alunos, na assiduidade, no desenvolvimento da atividade e nos questionários, que essa ferramenta modificou o estilo de aprendizagem dos alunos. Os estudantes qualificaram o jogo da cruzadinha dos hidrocarbonetos com notas de 0 à 10, no qual 12 alunos atribuíram 10,0, a nota 9,0 foi atribuída por 4 alunos e notas de 8,0 e 7,0 qualificadas por 2 alunos respectivamente. Com base na apuração dos depoimentos de alguns alunos nas entrevistas, foi possível perceber que ambos apresentam-se insatisfeitos com a metodologia tradicional do professor, relatando dificuldades em assimilar os conteúdos. Para a aluna A, o professor explica muito bem os conteúdos, mas a mesma ainda sente dificuldades em aprender, afirmando que o livro texto e os exercícios deixam a aula muito cansativa. O aluno B afirma que a disciplina de química é legal, mas a extensão dos conteúdos torna-se complicado o seu aprendizado. O aluno C afirma que trazer algo diferente para acrescentar nas aulas, torna-se mais atrativa a disciplina. Associando os depoimentos com os questionários realizados consta-se que a aplicação do jogo mostrou resultados mais satisfatórios em relação as aulas teóricas, comprovando que essa metodologia é boa e aceitável para ajudar na compreensão dos conceitos químicos.
Esquema da Cruzadinha dos Hidrocarbonetos.
Imagem mostrando o esquema da cruzadinha respondida e a sua resolução feita em sala de aula
Conclusões
Os resultados obtidos no jogo “cruzadinha dos hidrocarbonetos’’ comprovam que essa ferramenta exerce aspectos motivacionais e estimulantes para o aluno, atuando como uma forma de revisar e aprimorar os conceitos iniciais da química orgânica, contribuindo para o ensino-aprendizagem. Fica evidente que é necessário desenvolver metodologias alternativas tal como esse jogo para melhorar o aprendizado dos estudantes.
Agradecimentos
PIBID; CAPES; UESPI
Referências
CHAGURI, J. P. Jogos: Uma maneira lúdica de se aprender a língua inglesa. 2004. Disponível em: <http://www.linguaestrangeira.pro.br/para_saber/jogos.html>. Acesso em 15-05-2015.
LIMA, F. L; NETO, M. S. O PIBID e a Universidade Estadual do Piauí: formação docente e responsabilidade social. 1. ed. Te>resina: Universidade Estadual do Piauí. v. 1, p. 5, 2014.
NUNES, A. R. S. C. A. O Lúdico na Aquisição da Segunda Língua. (2004) Disponível on-line em: <http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.htm>. Acesso em 30-04-2015.