Autores

do Nascimento Oliveira, W. (IF-SERTÃO-PE) ; Lopes Soares Gomes de Sá, C. (IF-SERTÃO-PE) ; Lúcia da Silva Augusto Filha, V. (IF-SERTÃO-PE)

Resumo

A utilização dos computadores vem desempenhando papéis cada vez mais importante no dia a dia das pessoas e na educação, que por sua vez, são de grande auxilio para a prática pedagógica do professor. Partindo dessa necessidade, que se propôs o respectivo trabalho, no qual foi analisado a eficácia dos simuladores no ensino de química do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Educandário Universo Infantil. Os resultados deste projeto comprovam que o uso da tecnologia é eficaz em uma prática qualitativa e quantitativa no estudo de química do Ensino Fundamenta, propiciando assim uma aprendizagem significativa para o aluno.

Palavras chaves

Química; TICs; Softwares

Introdução

A sociedade contemporânea está cada vez mais informatizada e globalizada. A utilização dos computadores vem desempenhando papéis cada vez mais importantes no dia a dia das pessoas e na educação. Sendo assim, é impossível pensar em um processo de ensino aprendizagem que não integre os recursos tecnológicos e a prática educativa. As novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) são elementos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano e sua inserção na escola diminui o risco da discriminação social e cultural, podendo atuar como coadjuvante para a renovação da prática pedagógica (SOUZA et al, 2004). O ensino de Química por muitas vezes é tachado como complexo por parte dos alunos, onde a visualização dos conteúdos se tornam uma tarefa difícil quando aplicamos o ensino de maneira tradicional, Segundo Giordan (2008) argumenta que um problema enfrentado frequentemente pelos estudantes é a realização de tarefas que exigem habilidades de imaginação tridimensional, bem como visualização de átomos que são representadas bidimensionalmente em livros, porém utilizando recursos que reproduzem situações e dinamize o aprendizado, facilita o aprendizado cognitivo dos estudantes, sendo um desses recursos o uso de softwares educacionais. O projeto teve como principal objetivo analisar a eficácia dos simuladores no ensino de química do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Educandário Universo Infantil.

Material e métodos

Para efetivação do projeto foram necessários os seguintes materiais: notebook, projetor de imagens e simuladores phET. Os softwares utilizados são encontrados de forma gratuita para download em phet.colorado.edu/pt_BR/. Tendo como ordem metodológica os seguintes procedimentos:  Explanação dos conteúdos de forma tradicional.  Aplicação de teste de desempenho.  Explanação do conteúdo com auxílio dos simuladores;  Aplicação de teste.  Avaliação de desempenho. O projeto teve duração de 6 meses, teve como conteúdo programático: Propriedade Gerais e Específicas da Matéria, Modelos Atômicos, Tabela Periódica, Ligação Química e Reações Químicas.

Resultado e discussão

No primeiro momento foi realizada uma aula tradicional dos conteúdos abordados e aplicação de um teste tendo este a finalidade de analisar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo da aula, constatou-se que a maioria teve uma maior dificuldades em algumas temáticas que exigia uma visão macro, como os Modelos Atômicos e as Propriedades da Tabela Periódica, todavia os discentes obtiveram um rendimento regular na maioria dos conteúdos abordados como mostra a figura 1 abaixo. No segundo momento era explanado os conteúdos com auxílio dos softwares. Ademais realizou-se outro teste, tendo este uma melhora percentual significativa onde foi possível construir conceitos através da reprodução de experimentos, facilitando uma melhor interação entre o aluno e o conteúdo estudado. A abordagem dos simulares foi realizada de duas maneiras distintas, a primeira era o uso destes como subsídio para explanação do conteúdo do professor, todavia o segundo método consistia no uso da simulação pelos alunos, onde o programa foi instalado nos computadores individuais de cada um. Apesar dos diversos métodos utilizado no trabalho, ambas corroboraram na construção de conhecimentos significativos dos alunos, onde é possível perceber a contextualização do ensino de química com o uso dos recursos tecnológicos abordados no projeto como constata-se no término deste com a análise das avaliações de desempenho, onde é perceptível um bom rendimento dos discentes na práxis.

Figura 1:

Rendimento dos alunos.

Figura 2:

Simulador de Mudança de Estado Físico da Matéria

Conclusões

Com os resultados deste projeto comprovam que o uso da tecnologia é eficaz em uma prática qualitativa e quantitativa no estudo de química do Ensino Fundamental, onde ensino-aprendizagem é também construído pela mudança de metodologia em sala, corroborando na melhor visualização do conteúdo estudado, propiciando assim uma aprendizagem significativa para o aluno.

Agradecimentos

A CAPES; ao PIBID; a Escola Educandário Universo Infantil e ao IF Sertão Campus Floresta, pela oportunidade de enriquecer nossos conhecimentos.

Referências

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. Ijuí: E. Unijuí, 2008. 328 p.
SOUZA, M, P.; SANTOS, N.; MERÇON, F.; RAPELLO, C. N.; AYRES, A. C. S. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UFAM – 2004.