Autores

Bezerra, E.F.S. (UESPI) ; Paz, W.H.P. (UESPI) ; Nascimento, J.L.L. (UESPI) ; Araújo, K.A.L.G. (UESPI) ; Lima, F.C.A. (UESPI)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover uma melhoria na qualidade do ensino através da aplicação de práticas experimentais de Química Geral com alunos do 1°e 2° ano do ensino médio com o auxílio do PIBID de Química. Foram realizadas duas aulas experimentais abordando os conteúdos de interações intermoleculares, e reação de óxido-redução. Como intuito de analisar as dificuldades que os alunos continham na disciplina de química aplicou-se questionários antes da aplicação das atividades práticas e também por meio da observação do processo de aprendizagem de cada turma. Foi possível perceber que as atividades práticas despertaram o interesse e a curiosidade dos alunos em aprender os assuntos ministrados, no qual os alunos passaram a ter outra visão sobre a disciplina de química.

Palavras chaves

Ensino de Química; Metodologia; Conhecimento

Introdução

A utilização de experimentos como estratégia de ensino para desenvolver a compreensão de conceitos e sua interdisciplinaridade e contextualização com o cotidiano, são funções das atividades desenvolvidas em laboratórios, que devem e podem ser exploradas pelo o docente. De acordo com Schwahn e Oaigen (p. 3, 2009) para que as atividades práticas possam ser consideradas efetivas como facilitadoras no ensino e aprendizagem, as mesmas devem ser cuidadosamente planejadas, criando possibilidades para uma maior motivação na sua realização por parte do aluno, despertando seu interesse em participar do processo de aprendizagem. Com base no trabalho de SOARES et al (p. 2, 2013), os professores partiram das reflexões feitas sobre suas vivências em sala de aula, concluindo que a experimentação é uma ferramenta que pode ter grande contribuição na explicitação, problematização e discussão dos conceitos com os alunos, criando condições favoráveis à interação e intervenção pedagógica do professor.Partindo da conceituação dos tipos de atividades experimentais e seus objetivos, o docente deve-se correlaciona-las para que sua didática de ensino obtenha caráter interativo, e promova a reflexão e o senso crítico do aluno a respeito dos assuntos abordados na prática experimental.Como o processo de ensino seja em qualquer disciplina enfatiza o uso de símbolos gráficos, imagens, letras e números, e necessário criar métodos de ensino que promovam uma melhor compreensão por parte os alunos. No sentido de promover uma aprendizagem significativa em Química por intermédio de estratégias de ensino que contenham recursos físicos, a metodologia se embasou em aplicação de experimentos de Química Geral com alunos do 1°e 2° ano do ensino médio da escola Moaci Madeira Campos com o auxílio do PIBID-UESPI.

Material e métodos

Os experimentos foram realizados na Unidade Escolar Moaci Madeira Campos para alunos de 1º e 2º ano do ensino médio, no qual foram aplicadas duas práticas experimentais. No 1° ano foi aplicada a prática: “Tensão Superficial- Será se a agulha afunda”, onde foi abordado o conteúdo de tensão superficial e interações moleculares. Foram utilizados detergente, agulhas, béqueres, pipetas de Pasteur e água. O experimento foi realizado para demonstrar a formação de uma membrana elástica na superfície da água, chamada tensão superficial. No 2º ano do ensino médio foi aplicada a prática: “As cores do permanganato” foi trabalhado o conteúdo de reação de oxido-redução no qual utilizou-se, béqueres,ácido acético, água, água oxigenada(10 volumes. Esse experimento consistiu em demonstrar uma reação de oxido redução, onde a reação responsável pela descoloração do permanganato de potássio (KMnO4) é a redução do íon permanganato (MnO4-). A solução deste íon apresenta uma coloração violeta e quando reage com o vinagre e com a água oxigenada, formando o íon manganês, se torna incolor. Foram elaborados dois tipos de questionários, sendo um questionário para ser aplicado antes das práticas e o segundo questionário para ser aplicado após as práticas, cada questionário continha 3 questões de múltipla escolha. Os questionários foram entregues a uma turma de primeira série do ensino médio, onde 17 alunos responderam os questionários e uma turma de segunda série do ensino com 24 alunos que responderam os questionários.

Resultado e discussão

Com base nas práticas experimentais constatou-se que os alunos de 1° e 2º ano obtiveram-se uma visão mais ampla dos conteúdos relacionados à atividade pratica, ocasionando a mudança de comportamento e rendimento dentro da sala de aula. É possível perceber que os alunos do 1°ano obtiveram um rendimento maior em relação aos alunos do 2° ano, pois alguns estudantes mostraram que os experimentos realizados em partes são suficientes para melhorar o ensino, e apontam que mais metodologias possam ser incrementadas no ensino. Esses resultados são mostrados na Figura 1. Em geral com a observação e análise do comportamento dos alunos durante a aplicação do projeto, notou-se que a estratégia didática de prática laboratorial atrai a atenção e curiosidade dos alunos acerca do que está acontecendo, é notável que o interesse de aprendizagem dos alunos é melhor durante as atividades experimentais, pois o estilo tradicional das aulas de química são por muitas vezes cansativos ou pouco atrativos para os alunos que além de serem educados a memorizar , também não possuem a oportunidade de aprender visualizando experimentalmente porquê os fenômenos acontecem. Os resultados obtidos neste trabalho corroboram com a colocação de JUNIOR e MARCONDES (p. 4, 2010) que descreve a contribuição para uma aprendizagem significativa afirmando que as atividades de demonstração ou observação que visam ilustrar determinados fenômenos físicos tornando a formalização de conceitos científicos uma tarefa menos abstrata e também exercem aspectos investigativos, centrada nos aspectos cognitivos do processo de ensino e aprendizagem tais como a reflexão, a generalização, o senso crítico, entre outros.

Figura 1

Resultados obtidos através de questionamentos e entrevistas com os alunos da Unidade escolar Moaci Madeira Campos

Figura 2

Materiais utilizados e execução dos experimentos para os alunos 1° e 2° ano do ensino médio unidade escolar Moacir Madeira Campos.

Conclusões

Foi possível observar que as aulas práticas executadas neste trabalho mostraram ser uma ferramenta de elevada importância para o ensino de química, sendo um método simples de realizar, levando à motivação dos alunos e atraindo a atenção dos alunos aliando-se teoria e prática. Fica evidente que a busca por métodos alternativos de ensino são atraentes e eficazes tais como as práticas laboratoriais desenvolvidas neste trabalho.

Agradecimentos

CAPES; PIBID-UESPI ; UESPI - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Referências

JUNIOR, J. B. S.; MARCONDES, M. E. R. Experimentação no ensino: uma investigação sobre as concepções de um grupo de professores de Química de escolas públicas de São Paulo.XV Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Brasília.p. 4, 2010.

SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R. Objetivos para o uso da experimentação no ensino de química: a visão de um grupo de licenciandos. In: Encontro nacional de pesquisa em educação de ciências. Florianópolis, s/n. p. 3, 2009. Disponível em <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/933.pdf> Acesso em 01 de jun. 2015.

SOARES, A. B; ADAIME, M.B. Uma análise da importância da experimentação em química no primeiro ano do Ensino médio. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, v. 1, n. 1. p. 2, 2013.