Autores
Alencar Ferreira, A. (IF SERTÃO PE) ; Lima de Sousa, G. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; Delmondes, A. (IF SERTÃO PE) ; Tavares Leandro, D. (IF SERTÃO PE) ; Santos Cordeiro, R. (IF SERTÃO PE) ; Anelio Duarte Junio, N. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; Djane de Alencar Gomes Lus Gomes, C. (IF SERTÃO PE)
Resumo
A química é considerada por muitos discentes como uma disciplina complicada e muito complexa, pois muitos docentes trabalham apenas na teoria. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do uso do laboratório na realização de aulas práticas, na Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião (E. R. E. M São Sebastião), localizada na cidade de Ouricuri-PE, as aulas foram realizadas na turma do 1º ano B do ensino médio composta por 30 alunos, durante a abordagem dos seguintes temas, tipos de mistura, tipos de substâncias e fases dos sistemas. Com a utilização de aulas experimentais no laboratório, nos educandos a curiosidade e o interesse em estudar e aprender os conteúdos de química vistos na teoria.
Palavras chaves
ensino de química; experimentos; laboratório
Introdução
A química é considerada por muitos discentes como uma disciplina complicada e muito complexa, pois muitos docentes trabalham apenas na teoria, não levando em consideração que as práticas experimentais podem contribuir para o desenvolvimento intelectual de seus alunos, o autor CACHAPUZ (2002), afirma que “[...] o processo de ensino e aprendizagem em Química não deve ser desenvolvido somente de forma teórica [...]”, quando isso acontece muitos discentes têm dificuldade em conseguir compreender e entender os conteúdos de químicas abordados em sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do uso do laboratório na realização de aulas práticas, na Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião (E. R. E. M São Sebastião), localizada na cidade de Ouricuri-PE, as aulas foram realizadas na turma do 1º ano B do ensino médio composta por 30 alunos, durante a abordagem dos seguintes temas, tipos de mistura, tipos de substâncias e fases dos sistemas. O uso do laboratório é visto como instrumento facilitador para o aprendizado dos alunos, segundo PIAGET (1998) “[...] as aulas de laboratório podem funcionar como um contraponto das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado [...]”. Com a utilização de aulas experimentais no laboratório os discentes conseguem integrar a teoria com a prática de forma mais simples, além de proporcionar uma maior aproximação dos alunos com a disciplina.
Material e métodos
: Para a realização deste trabalho inicialmente houve o planejamento das aulas experimentais, entre os pibidianos juntamente com o professor de química responsável pela turma do 1º ano B ensino médio, de acordo com o componente curricular de química, que visa trabalhar no 1º bimestre de 2015 os principais tipos de misturas, substâncias e fases de sistemas. Antes da realização das práticas,o professor responsável pela turma, ministrou as aulas teóricas referentes aos conteúdos citados anteriormente. Em seguida, os bolsistas do PIBID levaram os alunos ao laboratório e ministraram uma aula onde apresentaram os tipos de vidrarias que o laboratório disponha, além de suas respectivas funções, pois os alunos desconheciam completamente os utensílios do laboratório. Depois os pibidianos executaram as atividades experimentais em duas aulas. Para a realização das práticas foram usados materiais presentes no dia-a-dia, como: água, álcool, gelo, serragem, óleo, granito, sal, açúcar, areia, pó de café, acetona, papel alumínio. Unindo os conceitos aprendidos no laboratório com o seu cotidiano. Ao final das aulas experimentais foi aplicado um questionário aos alunos da turma.
Resultado e discussão
Através da realização desta atividade ficou evidente o entusiasmo e
satisfação dos alunos ao terem contato com o laboratório e realizarem
experimentos mesmo sendo simples, porém muito importante para o melhoramento
dos conteúdos que foram abordados na teoria. Notou-se que durante as aulas
práticas os alunos estavam atentos e participativos as explicações,
mostrando um comportamento diferenciado, comparado com as aulas vista na
forma teórica. Enquanto os alunos executaram os experimentos, observou-se
que os mesmos foram bem cuidadosos ao manusear os reagentes e as vidrarias
como pode ser visto na figura 1. Observou-se ainda que durante as práticas
os alunos estavam bem interessados, participativos, mostrando companheirismo
ao ajudar o colega na execução dos experimentos. Após a realização das
aulas práticas foi aplicado um questionário, obtendo os seguintes
resultados, conforme o gráfico abaixo. Mostrando que este tipo de atividade
lúdica contribui para o melhoramento do ensino de química.
Conclusões
Concluiu-se que a ausência de aulas práticas no ensino de química é consequentemente relacionado à falta do uso do laboratório nas escolas, confirmando assim que os conteúdos dessa disciplina são trabalhados apenas na teoria o que a torna desmotivadora, o suficiente para não despertar o interesse dos alunos da turma do 1º ano B. Percebeu-se a colaboração do professor de química na apresentação do conteúdo teórico e a participação na execução das aulas praticas, proporcionando aos estudantes a ampliação do conhecimento. Por fim o uso desta atividade prática desenvolve nos educandos a curiosidad
Agradecimentos
Primeiramente a Deus por tudo que tens nós concedido; à CAPES pela concerção das bolsas, IF SERTÃO-PE por ofertar o curso de Licenciatura em Química e à EREM São Seba
Referências
CACHAPUZ, A. F. – A Universidade e a Valorização do Ensino e a Formação de seus Docentes. In: MACIEE, L. B. Reflexões sobre a formação de professores – Campinas, SP; Papirus, 2002, (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
PIAGET, J. Para onde vai à educação?. 14. ed. Rio de Janeiro, 1998.