Autores

Sousa, J.S. (UFPB) ; Cavalcante, A.M.A. (UFPB) ; Santana, T.L.C. (UFPB) ; Amorim, C.C.F. (UFPB) ; Nascimento, D.S. (UFPB) ; Saldanha, T.C.B. (UFPB) ; Weber, K.C. (UFPB)

Resumo

Considerando que os aparelhos eletroeletrônicos estão cada vez mais presentes na vida dos alunos, este trabalho teve por objetivo conscientizar os alunos sobre os riscos do descarte inadequado do lixo eletrônico para a sociedade e para o meio ambiente e, simultaneamente, abordar conceitos químicos subjacentes a essa temática. Por meio da perspectiva dos três Momentos Pedagógicos, aliada à produção de material audiovisual, foi possível perceber a importância de um ensino problematizador para a compreensão dos conceitos envolvidos no cotidiano dos alunos, construindo assim conhecimentos significativos.

Palavras chaves

Resíduos Eletrônicos; Momentos Pedagógicos; Material Audiovisual

Introdução

O ensino de química ainda é marcado pela chamada metodologia tradicional, onde a memorização de fórmulas e conceitos é vista como objetivo primordial. Esse tipo de educação priva os alunos dos conhecimentos significativos que poderiam ser conseguidos através de uma educação contextualizada e interdisciplinar, que tem por principal objetivo a formação de um cidadão crítico, com consciência de seu papel na sociedade. A proposta para o ensino de Química no Ensino Médio é fazer com que o aluno possa perceber a conexão entre conhecimentos aprendidos na escola, as tecnologias que estão presentes em seu cotidiano e a relação destas com o ambiente em que vivemos. O ensino de química deve então estar voltado para a formação de um aluno capaz de compreender o mundo a sua volta e oferecer soluções para os problemas cotidianos, tendo como base os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula. (BRASIL, 2006). Baseando-se nessas ideias e buscando fazer a conexão entre cotidiano e currículo escolar, foi elaborada uma sequência de aulas baseadas na proposta dos Momentos Pedagógicos de Delizoicov (DELIZOICOV, 2001), que busca trabalhar com problemáticas conhecidas e/ou vividas pelos alunos com a finalidade de inserir os conteúdos da disciplina de forma contextualizada, trazendo assim um significado para a ciência que será aprendida (DELIZOICOV, 1991; GEHLEN, MALDANER E DELIZOICOV, 2012). Aliada a esta estrutura metodológica, trabalhou-se com a elaboração de material audiovisual por parte dos alunos, no intuito de desenvolver a competência de leitura crítica do mundo, uma vez que este tipo de recurso nos coloca em contato com imagens simbólicas e arquetípicas capazes de criar uma identificação maior com a visão de mundo dos estudantes (ARROIO e GIORDAN, 2006).

Material e métodos

A sequência de aulas sobre lixo eletrônico foi aplicada a um total de 65 alunos do 1º ano do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos, em três turmas da Escola Padre Hildon Bandeira em João Pessoa-PB. O primeiro momento, a Problematização Inicial, foi dividido em três aulas. Na primeira aula, os alunos responderam a um questionário prévio que buscava perceber quais os conhecimentos que os alunos já possuíam acerca do tema a ser abordado e fizeram a leitura e discussão de um quadrinho sobre o consumismo. Na segunda aula, foi trabalhada a música “Lixo Tecnológico” (PAX, 2009) que fala sobre o lixo tecnológico e a evolução da tecnologia; após ouvir a música, foi iniciado um debate em sala de aula sobre como a evolução da tecnologia influencia na geração de resíduos eletrônicos e sua relação com o consumismo. Na terceira aula, foi realizada a leitura e discussão de uma reportagem sobre as estatísticas do lixo eletrônico no Brasil. Durante todas as aulas da primeira etapa foram realizados debates com os alunos. No segundo momento, a Organização do Conhecimento, foram trabalhados os conceitos científicos relevantes para a temática e que compõem o currículo escolar para a série. Foram trabalhados a definição de lixo eletrônico/tecnológico, a lei que rege o descarte desse material, os postos de coleta presentes em João Pessoa, os modelos atômicos e sua evolução, a tabela periódica e suas propriedades, os metais pesados e as consequências do descarte inadequado dos resíduos eletrônicos. No terceiro momento, a Aplicação do Conhecimento, os alunos foram convidados a criar roteiros para a produção de um vídeo com duração de 3 a 5 minutos, tratando da temática do lixo eletrônico. Ao final dessas atividades, os alunos responderam um questionário avaliativo sobre os conceitos.

Resultado e discussão

A partir da análise dos quatro vídeos produzidos pelos alunos como atividade de aplicação do conhecimento, é possível perceber que os mesmos apresentam diferentes níveis de assimilação dos conceitos químicos envolvidos na temática do lixo eletrônico, visto que em apenas dois deles são citados nomes de elementos químicos presentes nesses resíduos, enquanto todos têm como principal foco os impactos causados pelo lixo eletrônico. No questionário avaliativo aplicado ao final das atividades, quando perguntados sobre a definição dos resíduos eletrônicos, a maioria dos alunos (57%) conseguiu defini-los ou citar exemplos. Outros deram a definição de um resíduo sólido (6%). Poucos alunos (6%) fizeram menção à constituição dos resíduos eletroeletrônicos, confundindo resíduo eletrônico com elemento químico. Perguntados sobre a definição de metais pesados, 65% dos alunos não responderam. Os demais citaram apenas seis metais: chumbo, ferro, mercúrio, cobalto, cobre e titânio. Estes resultados estão de acordo com o que foi observado nos vídeos: a predominância dos impactos ambientais e à saúde sobre o conteúdo químico. Com relação aos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos eletrônicos, 61% dos alunos os indicaram corretamente; dentre esses, 8% confundiram conceitos como por exemplo substância química e elemento químico, demonstrando que a apropriação da linguagem científica não foi suficiente. Por fim, os alunos foram questionados sobre os postos de coleta presentes na cidade de João Pessoa. Foram citados 14 postos de coleta diferentes, mostrando que os debates realizados durante as aulas foram úteis para o processo de tomada de consciência sobre a problemática do descarte correto de aparelhos eletroeletrônicos entre os participantes da pesquisa.

Conclusões

Embora os alunos tenham apresentado dificuldades para produzir os vídeos, muitos relataram que esta atividade trouxe mais possibilidades para o aprendizado, pois sentiram a necessidade de buscar em outras fontes as informações para produzir o material audiovisual. Diante dos resultados obtidos é possível perceber que o trabalho na perspectiva dos momentos pedagógicos proporcionou momentos de debate e sensibilizou os alunos para as questões socioambientais que permeiam seu dia a dia, tornando-os capazes de tomar decisões autonomamente com base nas vivências em sala de aula.

Agradecimentos

Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência)

Referências

ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química Nova na Escola, n. 24, p. 8-11, 2006.
BOCCHI, N.; FERRACIN, L. C.; BIAGGIO, S. R.; Pilhas e Baterias: Funcionamento e Impacto Ambiental. Química Nova na Escola. n.11, p. 3-9, Maio,2000.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.
DELIZOICOV, D., Conhecimento, tensões e transições.1991. 214 f. Tese (Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, D., Problemas e problematizações. In: PIETROCOLA, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.p. 125-150.
GEHLEN, S.T.; MALDANER, O.A.; DELIZOICOV, D., Momentos Pedagógicos e as Etapas da Situação de Estudo: Complementariedade e Contribuições para a Educação em Ciências. Ciência e Educação, n. 1, p. 1-22, v. 18, 2012.
OLIVEIRA, R.S.; GOMES, E.S.; AFONSO, J.C., O Lixo Eletrônico: Uma abordagem para o Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola. n.4, p. 240-248, v.32, novembro, 2010.
PAX, N. Lixo Tecnológico. Intérprete: Nando Pax. Disponível em: <http://nandopax.com.br/lixo-tecnologico-musica-da-historia-da-informatica.html>, Acesso em: 12/03/2015.