Autores

Cezario, A.F.R. (UFCG) ; Lira, T.R. (UFCG) ; Batista, M.V.V. (UFCG) ; Santos, J.E. (UFCG)

Resumo

A tabela periódica é um dos conteúdos mais importantes no Ensino de Química. A compreensão do seu significado e dos dados contidos nela é fundamental para aprendizagem de diversos conceitos da Química. A utilização de meios que facilitem, ou que de alguma forma colaborem na compreensão da Tabela Periódica, auxiliará na abordagem e compreensão dos tópicos abordados no ensino médio. Este trabalho investigou as percepções dos alunos do 1º ano do ensino médio da ETSC de Cajazeiras-PB sobre a importância da Tabela Periódica no ensino do ponto de vista histórico e representacional em espaços não formais. A abordagem do conteúdo através desta atividade permitiu aos alunos entender a disposição dos elementos químicos na tabela, como foi demonstrado pelos instrumentos de avaliação pré e pós-teste.

Palavras chaves

Periodicidade; História da química; Tabela periódica

Introdução

A tabela periódica é uma ferramenta poderosa para os químicos, a qual apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos. A lei periódica é considerada um marco sem precedentes no desenvolvimento da química, ela foi um modo encontrado para classificar os elementos químicos de acordo com suas propriedades periódicas, e essa organização pode ser usado para conhecer as propriedades dos elementos, como também servir como valioso instrumento didático.O estudo da tabela periódica no ensino de química tem se mostrado um desafio para professores, pois os alunos na maioria dos casos não sabe usar corretamente e acabam por achar que o melhor caminho é memorizar símbolos e localizar os elementos por famílias e períodos desvalorizando o processo de construção histórica da tabela periódica que passa obrigatoriamente pelo conceito de periodicidade dos elementos. Para tornar as aulas de química mais atrativa e valorizada o professor precisa mediar o conhecimento da Tabela periódica de forma construtiva, mostrando ao aluno a organização dos elementos químicos fundamentada na tabela de Mendeleev. O conceito de periodicidade é extremamente útil para compreender a Tabela Periódica desde as propriedades elementares como também a reatividade. Apesar de sua grande importância e amplo uso, este conceito tem sido pouco discutido e, portanto, deve-se procurar desenvolver uma nova metodologia para o ensino do tema (GODOI; OLIVEIRA; CODOGNOTO, 2010). Este artigo é parte de um trabalho que investigou as percepções dos alunos do 1o ano do ensino médio da ETSC de Cajazeiras-PB sobre a importância da Tabela Periódica no ensino do ponto de vista histórico e representacional em espaços não formais.

Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido na Escola Técnica Saúde de Cajazeiras (ETSC) em uma turma da 1ª série do ensino médio, envolvendo cerca de 44 alunos, com o objetivo de enriquecer o estudo sobre a tabela periódica e abordar o conceito de periodicidade. Inicialmente o professor da disciplina trabalhou o conteúdo Tabela Periódica, fornecendo as bases principais sobre o assunto. Posteriormente os alunos de Química CFP/UFCG exibiram um documentário sobre a história da tabela periódica: Chemistry: A Volatile History: Discovering the Elements, The Order of the Elements e The Power of Elements, produzidos pela BBC (British Broadcasting Corporation), apresentado pelo Prof. Jim Al- Khalili. Em seguida os alunos foram ao pátio da escola, onde se encontrava uma Tabela Periódica ampliada medindo 500 x 300 cm (Figura 1) construída por alguns alunos de Química. As atividades de ensino sobre periodicidade dos elementos químicos foram aplicadas por alunos do curso de licenciatura em Química do CFP/UFCG. A metodologia empregada foi realizada com 44 alunos do 1º ano do ensino médio da ETSC do município de Cajazeiras-PB, na qual foi aplicado dois questionários (Pré-teste e Pós-teste) para saber as opiniões dos alunos sobre a tabela periódica e seu processo de construção. Os dados foram coletamos através da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, considerando que os questionários são instrumentos valiosos na pesquisa qualitativa (LUDKE & ANDRÉ, 2014).

Resultado e discussão

Foram aplicados questionários com os alunos, antes e após a realização das atividades propostas, como critério para avaliação do grau de sucesso e para avaliar a contribuição do trabalho proposto. Nas respostas obtidas pelos alunos observou-se que somente 4,5% dos alunos entrevistados responderam corretamente a maneira como os elementos estão dispostos na Tabela Periódica (Gráfico 1). Considerando que a Tabela Periódica é uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos demais tópicos da série, constatamos que os mesmos não conseguem compreender a representação e a periodicidade dos elementos químicos. Nesta perspectiva, fica evidente nas respostas obtidas pelos alunos quando indagados sobre se os mesmos sabia usar a Tabela Periódica. Ao serem questionados, 59% não sabiam usar a Tabela Periódica (Gráfico 3). Após a realização das atividades propostas os alunos passaram a compreender melhor o sentido e a ordem em que os elementos químicos estão representados. Na atividade em que envolvia a Tabela Periódica ampliada os alunos perceberam que a posição do elemento químico segue um ordenamento que é à base de toda a Tabela Periódica: a lei periódica. Esta constatação ficou evidente após a realização das atividades propostas quando questionados: “Para que serve a Tabela Periódica?” A grande maioria dos alunos respondeu corretamente (Gráfico 4). Isto nos mostra que as atividades envolvendo a inserção de história da Química e atividades em espaços não formais elevam a capacidade dos alunos em interagir o conhecimento já adquirido em sala de aula.

Gráfico 1.

Por que a TP é chamada de “sistema periódico”?

Gráfico 2.

Por que a TP é chamada de sistema periódico?

Gráfico 3.

Você sabe usar corretamente a TP?

Gráfico 4.

Para que serve a TP?

Conclusões

O ensino de tabela periódica pode ter grandes benefícios ao utilizar história da química e atividades realizadas em espaços não formais. Neste trabalho, foi observado que o ensino de periodicidade química e da Tabela Periódica foi muito significativo para estes alunos, uma vez que os mesmos apresentavam dificuldades na compreensão do conceito de periodicidade. A abordagem do conteúdo enfatizando seu aspecto histórico e representacional permitiu aos alunos entender a disposição dos elementos químicos na tabela, como foi demonstrado pelos instrumentos de avaliação pré e pós-teste.

Agradecimentos

Ao Prof. Almir e a Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC).

Referências

AL-KHALILI, JIM. BBC: Chemistry: A Volatile History: 1. Discovering the Elements/ The Order of the Elements/ The Power of Elements (2009).
GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; CODOGNOTO, L. 2010. Tabela periódica: um super trunfo para alunos do ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, 32, 1: 22-25.
LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2a Ed. São Paulo: EPU, 2014. 112p.
SILVA, D.; MÜNCHEN, S.; CARLAN, F. A.; DEL PINO, J. C. Uma proposta diferenciada para o ensino de Tabela Periódica. 33o EDEQ. Unijuí, 2013.