Autores
Silva, F. (IFGOIANO-PG) ; Aguiar, A. (IFGOIANO-PQ) ; Branquinho, A. (IFGOIANO-PG) ; Campos, F. (IFGOIANO-PG) ; Nascimento, R. (IFGOIANO-IC)
Resumo
Considerando a importância da experiência didática na formação dos futuros professores e a relevância de programas de apoio nesta área, o presente trabalho teve como objetivo avaliar e discutir as perspectivas dos estudantes de licenciaturas participantes do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência (PIBID). Seu desenvolvimento teve como base o projeto do PIBID, considerando o subprojeto da área de química visando verificar se os objetivos propostos pelo PIBID estão sendo alcançados. Para tanto, foi realizada pesquisa através de questionários com os estudantes bolsistas do PIBID com intuito de discutir as perspectivas dos estudantes. Observou-se que o programa vem despertando grande interesse nos estudantes e proporcionando uma melhor visão destes com relação à docência.
Palavras chaves
PIBID; licenciatura; docência
Introdução
Nos últimos anos, o debate sobre a formação de professores tem sido cada vez mais estimulado considerando: (a) o aumento da demanda quantitativa de profissionais da Educação, bem como a necessidade de formação continuada que contemple os desafios de um mundo globalizado; (b) a reflexão acadêmica realizada nas Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a formação de professores; e (c) o aporte jurídico dado a essa problemática pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei 9394/96, artigos 61, 62, 63 e 67) e legislações complementares (SARTORI, 2015) O PIBID é uma política pública brasileira implementada em 2007 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem como objetivo principal a valorização do magistério para a Educação Básica Pública. O PIBID é executado pelas universidades e viabilizado por meio da distribuição de bolsas a três segmentos: estudantes de licenciatura, professores da rede pública e professores de universidades (SARTORI, 2015) O objetivo do PIBID é introduzir o licenciando no espaço escolar, para que ele possa compreender seu cotidiano e aprender a lidar com as situações de dentro da sala de aula e situações externas, desenvolvendo projetos de caráter inovador (NEITZEL et al, 2013). Para compreender a importância e significado do PIBID, é necessário, dentre outras coisas, refletir sobre a realidade da escola e aspectos da formação dos professores que nela potencialmente irão atuar estabelecendo pontes nas relações entre professor/escola e professor/IES (NEITZEL et al, 2013). Assim, objetivou-se com o presente trabalho a utilização de um questionário como ferramenta para uma pesquisa qualitativa sobre alguns pontos críticos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.
Material e métodos
A metodologia consistiu na elaboração e aplicação de um questionário com 15 bolsistas do programa, que participavam ativamente do projeto do PIBID de Química há pelo menos um ano. O questionário abordou as seguintes questões: 1) O que o levou a escolher um curso de licenciatura? 2) Qual era sua visão da licenciatura antes de entrar para o PIBID? 3) O PIBID esta influenciando na sua visão da licenciatura? Em quais aspectos? 4) O conhecimento que você esta adquirindo com o PIBID, está voltado para a sua vida futura de docência? 5) Com o PIBID e suas experiências você se considera mais apto a ministrar aulas? Os resultados foram analisados com a orientação do professor supervisor da escola e com o orientador do subprojeto.
Resultado e discussão
O ingresso dos alunos no curso de licenciatura foi uma das questões
abordadas devido ao fato dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal
Goiano Campus Rio Verde terem um grande número de estudantes ingressantes
mas também uma grande evasão.
Referente à questão 1 grande parte dos alunos responderam que
entraram na licenciatura porque são os cursos menos concorridos, ou seja,
não apresentavam perspectivas de se tornar efetivamente professores.
Referente às demais questões os bolsistas tiveram diferentes percepções da
docência antes da entrada no programa e após a participação no programa.
Cerca de 80% dos bolsistas responderam que não gostariam de ser professor e
que a visão da docência antes do ingresso no programa era de que o curso de
licenciatura estava voltado somente para exercer a função de professor na
rede estadual.
A participação no PIBID trouxe aos bolsistas uma nova visão com
relação à sua formação. Os bolsistas puderam perceber que o curso de
licenciatura poderia lhe oferecer muito mais do que apenas vivencia em sala
de aula e que sua formação poderia ser voltada para área de ensino/pesquisa.
A grande maioria dos estudantes declarou que antes da participação
no PIBID eles não se sentiam preparados para a docência, pois, na sua visão,
apenas o estágio não oferecia experiência suficiente, considerando
principalmente que a vida escolar não se limita somente a sala de aula.
Entretanto, 97% dos bolsistas pesquisados declararam que a participação no
PIBID ofereceu um conhecimento teórico/prático para o exercício da docência
e que após o PIBID eles se consideram aptos a exercer a função de professor.
Conclusões
O PIBID pode ser considerado uma proposta inovadora por favorecer a inserção dos alunos de licenciatura nas escolas públicas, colocando-os em contato com as diversas atividades diárias da escola como planejamento, avaliação e estudos. Além disso, o fato dos bolsistas serem sempre orientados e acompanhados pelo professor-coordenador de área e pelo professor-supervisor melhora a formação docente através da troca de experiência e conhecimento.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde e a CAPES. Esse trabalho é financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçã
Referências
NEITZEL, A.A.; FERREIRA, V.S.; COSTA, D. Os impactos do PIBID nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. especial, 2013, p. 98-121.
SARTORI, J. Formação de Professores: Conexões entre saberes da universidade e fazeres na educação básica. Disponível em: < http://www.ufrgs.br/prograd/pibid/anais-do-evento/salas-de-debate/Formacao%20de%20professores_conexoes%20entre%20saberes%20da%20universidade%20e%20fazeres%20na%20educacao%20basica.pdf> . Visualizado em 29 de Maio de 2015.