Autores

Santos, C.T.F. (UFAM) ; Pissango, 2.C. (UFAM) ; Garcia, S.S. (UFAM) ; Mera, J.F.E.M. (UFAM) ; Rosas, L.V. (UFAM)

Resumo

Na chegada do século XXI, os professores necessitam estar preparados para interagir com uma geração atualizada e bastante informada. Os meios de comunicação de hoje aliados a internet, disponibilizam ao aluno um acesso rápido à informação e facilitando a obtenção de diversos conhecimentos por meio das novas tecnologias à sua disposição. O objetivo desta oficina foi demonstrar como o uso de recursos tecnológicos por meio de materiais didáticos alternativos pode melhorar e facilitar o Ensino da Ciência. A oficina proposta foi realizada no Instituto Natureza e Cultura/UFAM no polo de Benjamin Constant. A oficina proporcionou para estes futuros professores meios alternativos de avaliação, na qual oferece um ensino mais prazeroso.

Palavras chaves

Recursos Midiáticos; Ensino de Ciências; Tecnologia

Introdução

Na chegada do século XXI, os professores necessitam estar preparados para interagir com uma geração atualizada e bastante informada. Os meios de comunicação de hoje aliados a internet, disponibilizam ao aluno um acesso rápido à informação e facilitando a obtenção de diversos conhecimentos por meio das novas tecnologias à sua disposição. Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediada pela tecnologia, na qual o professor é um participe pró-ativo que intermedia e orienta esta construção (FARIA, 2004). Isto quer dizer que a tecnologia avança a cada dia que passa na vida das pessoas. Principalmente no cotidiano dos jovens alunos, que em maior parte passam mais 4h em frente ao computador conectados a internet. A hipermídia vem sendo, cada vez mais, inserida no contexto educativo, sobretudo no ensino a distância que tem a internet como suporte, por suas qualidades específicas de hibridização de mídias ou linguagens, organização não linear dos conteúdos e interatividade. A hipermídia para aprendizagem está fortemente associada à entrega de conteúdos. Essa entrega tem o sentido de disponibilizar os conteúdos de maneira que, através de estratégias específicas, possibilite ao aluno estabelecer suas próprias relações e construir conhecimentos; e não aquele sentido passivo relacionado à transmissão de informações (FILATRO, 2008). A proposta da oficina busca trabalhar com os vastos meios de ensino que a escola disponibiliza hoje educação. Portanto o objetivo geral desta oficina é mostrar como o uso de recursos tecnológicos por meio de materiais didáticos alternativos pode melhorar e facilitar o Ensino da Ciência.

Material e métodos

A oficina realizada pôde abranger um pouco de cada recurso midiático (RM) que a web e o computador nos disponibilizam. O publico alvo trabalhado foi bastante misto, com diferentes cursos tais como: Pedagogia, Letras e Biologia e Química. Os recursos que se trabalhados foram: jornal eletrônico, fotonovela e historinha em quadrinho. Com isso a oficina proposta foi realizada no Instituto Natureza e Cultura/UFAM no polo de Benjamin Constant. O publico alvo foi com alunos de graduação do mesmo Instituto mencionado acima. A oficina ocorreu no turno vespertino com duração de 4 horas. No primeiro momento buscou-se conhecer os meios de ensino através da mídia. Conhecer também à proporção que este meio didático atingiu na Educação. Através do conhecimento e da pesquisa desses meios de ensino, propôs-se a oficina que teve como tema “O USO DE RECURSOS MIDIÁTICOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”, com o propósito de levar para estes alunos e como tal formação de futuros professores, recursos disponíveis no ramo tecnológico. Em segundo, foi explanado um histórico da evolução do ensino nas ciências, com a inserção dos recursos midiáticos que hoje são disponibilizados para o ensino nas escolas. Abordando os tipos de recursos disponíveis pela internet e o uso da tecnologia para criação dos mesmos. Foi relatado também a importância e os benefícios que esse meio de ferramenta didática proporciona para o ensino em sala de aula.

Resultado e discussão

Por meio desta oficina, puderam-se demonstrar para os ouvintes os recursos midiáticos que são disponíveis para o ensino nas escolas. Através disso, se buscou mostrar que esse meio didático- pedagógico vem a facilitar o ensino na área das Ciências. Proporcionando para estes futuros professores meios alternativos de avaliação, na qual oferece um ensino mais prazeroso. O que se pôde visualizar e obter desta oficina foram que os alunos não tinham conhecimento de tais ferramentas que hoje são disponibilizadas para um meio didático, com isso a oficina se tornou mais eficaz devido a este desconhecimento dos alunos. O público foi bastante proporcional para uma interação em sala, os alunos puderam realizar os trabalhos em grupo com RMs diferentes (jornal eletrônico, fotonovela, historinha em quadrinho). A partir destas atividades foi possível perceber a importância da oficina para estes graduandos, pois muitos não tinham o conhecimento de tais ferramentas que são disponibilizadas para realizar novas didáticas. Após a criação das ferramentas houve a apresentação dos grupos, logo, cada grupo pode relatar o que a oficina proporcionou para o seu aprendizado e o que pode contribuir em sua formação acadêmica como futuros professores.

Conclusões

Por meio desta oficina demonstrou para os ouvintes os recursos midiáticos que são disponíveis para o ensino nas escolas, buscando mostrar que esse meio didático- pedagógico vem a facilitar o ensino na área das Ciências. Proporcionando para estes futuros professores meios alternativos de avaliação, na qual oferece um ensino mais prazeroso. A oficina proporcionou aos ministrantes uma experiência a mais na aérea educacional em sala de aula, e através do PIBID o bolsista tem essa possibilidade de acarretar experiências para futura formação de professor.

Agradecimentos

À CAPES e as estudantes que contribuíram para a realização deste trabalho.

Referências

FARIA, Elaine. Ser professor. 4 ed. –Porto Alegre: Edipucrs, 2004.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.