Autores

Bentes, P. (UFAM) ; Grangeiro, N. (UFAM) ; Costa, T. (UFAM)

Resumo

O consumo de drogas na adolescência é uma realidade que deve ser discutida em sala de aula, para mostrar aos nossos alunos os malefícios dessa droga ao ser humano. O objetivo desse projeto foi facilitar o aprendizado de substâncias orgânicas, usando como temática o consumo de drogas. O trabalho foi desenvolvido em turmas de 3º ano do ensino médio, por meio de palestras com os temas álcool, cigarro e outras drogas onde foram abordados a composição química, afeitos no corpo humano, riscos a saúde e as principais substâncias orgânicas presentes. O aprendizado foi verificado por meio de relatos feitos pelos alunos onde mostraram que compreenderam a questão social dos temas. O uso de temas geradores podem auxiliar no aprendizado desde que os alunos sejam motivados a aprender.

Palavras chaves

Drogas; Motivação; Aprendizagem

Introdução

O processo de ensino aprendizagem ocorre através da interação professor aluno. Para que aconteça essa interação é necessária a colaboração desses dois indivíduos. Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores nesse processo está a falta de motivação dos alunos para a aprendizagem (RAASCH, 1999), ou seja, para que os alunos possam adquirir o aprendizado eles precisam se sentir motivados e querer aprender. Segundo a autora, o esforço é a principal fonte de motivação e o indivíduo deve acreditar em sua capacidade. A motivação deve partir tanto dos pais quanto dos professores. Este projeto propôs como estratégia de motivação e facilitação da aprendizagem, a utilização de temas geradores atuais, relevantes e de fácil contextualização, drogas.

Material e métodos

O projeto foi aplicado na Escola Maria Madalena Santana de Lima, localizada na cidade de Manaus no estado do Amazonas. Foram realizadas três palestras sobre Álcool, Cigarro e outras Drogas, respectivamente em três turmas de 3º ano do Ensino Médio. Por fim, foi pedido aos alunos que fizessem um texto argumentativo sobre o tema abordado nas palestras dizendo a sua opinião sobre o assunto e o que foi aprendido.

Resultado e discussão

Relato dos alunos: “O álcool, como todas as substâncias que causam alguma alteração nos sentidos daqueles que as ingerem, deve ser considerado uma droga que muda o humor e a percepção de seus consumidores [...]” “[...] a dependência química ou psicológica e com elas vem os verdadeiros problemas difíceis de superar doenças graves, demissões, queda de auto- estima, brigas entre a família e outros [...]” Os alunos compreenderam a questão social das drogas, porém em nenhum momento da redação eles citaram os conhecimentos químicos adquiridos

Conclusões

Os relatos mostram que os alunos compreenderam que o temática abordada nas palestra são importantes para a sociedade e que as substâncias químicas presentes nas drogas são maléficas à saúde humana. Isso mostra que apesar da compreensão da questão social, o conhecimento químico não foi levado em consideração nos relatos. É necessário se estabelecer melhor as estratégias de abordagem dos temas químicos dentro das temáticas para promover a motivação dos alunos e também facilitar a aprendizagem.

Agradecimentos

UFAM/Manaus - AM CAPES/PIBID

Referências

1.PIRES, L. et al. O uso de drogas na adolescência: fator vulnerável para a aquisição de doenças de transmissão sexual.
< www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/conpeex/pibic/.../LAURENA_.PDF >
2. RAASCH, Leida. A motivação do aluo para aprendizagem.
< tupi.fisica.ufmg.br/michel/.../Motivacao/motivacao%20do%20aluno.pdf>