Autores
Soares, S.H. (UFPI) ; Mourão, E.D.S. (UFPI) ; Santos, A.A. (UFPI) ; Silva, J.P.O. (UFPI) ; Costa, E.S. (UFPI) ; Sousa, R.P. (UFPI) ; Silva, J.M.P. (UFPI) ; Brito, J.F. (UFPI) ; Soares, I.M.L. (U. E. PROF. JOCA VIEIRA) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI)
Resumo
Na química um grande desafio no ensino é a buscas por novas maneiras de disseminar o conhecimento, sendo necessário novas metodologias. As aulas práticas em laboratório complementam as aulas teóricas, despertando o interesse/importância dos conceitos, porém encontram-se alguns problemas como a falta de estrutura e a baixa carga horária. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados sobre o comportamento/desenvolvimento dos alunos. Disponibilizou 25 vagas para alunos do 1º do ensino médio do turno da tarde (carga horária de 10 h); dividiu-se o minicurso em 4 módulos, com experimentos e exercícios de fixação. Verificou-se que os alunos demonstraram interesse e atenção diante as explicações, promovendo a teoria aplicada à prática nos assuntos ministrados em sala e livros didáticos.
Palavras chaves
Laboratório de ciências; ensino de química; PIBID de química.
Introdução
A compreensão de conhecimentos em química possui uma função que vai muito além do que a mera acumulação de conhecimentos. O entendimento desta disciplina pelo o aluno de ensino médio o permite uma maior interação com um mundo, ou seja, com a sociedade moderna. O grande desafio que permeia a questão do ensino desta disciplina é a buscas por novas maneiras de disseminar este conhecimento para o aluno de uma forma mais eficaz e sólida (CARVALHO, et al., 2009). A didática de ensino baseada na tendência pedagógica tradicionalista pouco contribui para uma melhor compreensão da disciplina de química, sendo necessário a buscas por novas metodologias de ensino que possam aliar prática e teoria, buscando assim uma interação direta entre o aluno e o conteúdo abordado. Assim, o uso de aulas práticas em laboratório de química, como forma complementar a aula teórica, ajuda a despertar o interesse e a importância dos conceitos de química presente nos currículos escolares (HONÓRIO, et al., 2006). No entanto, alguns problemas como a falta de estruturas nas escolas, a baixa carga horária da disciplina de química e a falta de dedicação exclusiva do professor a uma prática docente fixa, dificultam a implementação de práticas alternativas de ensino que sejam diferentes do modelo tradicionalista, que já esta disseminada em nosso país, principalmente nas escolas públicas (CARVALHO, et al., 2009). O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados sobre o comportamento e desenvolvimento dos alunos do 1º ano do ensino médio de escola pública que cursaram um minicurso de laboratório ministrada pelos alunos do PIBID de química da UFPI.
Material e métodos
Este trabalho foi realizado por iniciativa dos bolsistas e supervisores do PIBID-Química da UFPI, que desenvolvem o programa na Unidade Escolar Professor Joca Vieira, aplicado no laboratório de ciências da unidade localizado no Bairro dos Noivos, em Teresina – Piauí. Primeira etapa: Realizou-se inicialmente por meio fichas de inscrições 25 vagas para os alunos do 1º ano do ensino médio do turno da tarde. O curso foi realizado no turno da manhã nas quintas-feiras, os alunos matriculados participaram do minicurso em contra turno das aulas para não prejudica-los na instituição. O minicurso foi dividido em dois dias, cada dia teve uma carga horária de 5 horas, totalizando 10 horas de minicurso. Segunda etapa: O minicurso foi dividido em 4 módulos sendo, (1) Introdução sobre a química, destacando as quatros grandes áreas da química (Analítica, Inorgânica, Físico-Química e Orgânica); (2) Laboratório e normas de seguranças, informando aos alunos sobre o comportamento adequando, objetos/locais de seguranças e como proceder a possíveis acidentes; (3) Manuseio de vidrarias e roteiro de prática experimental, neste modulo trabalhar a forma adequada de manuseio para que os alunos possam utilizar e preparar experimentos adequados no laboratório de ciências e (4) Reagentes de laboratório (ácidos, bases, sais, óxidos, indicadores, substâncias puras e diversas), demonstrando todas as propriedades e características físico- química dos reagentes introduzindo no contexto do livro adotado pela escola. Porém os dois últimos módulos serão aplicados no mês de agosto de 2015 (segundo período escolar), devido à espera dos materiais de seguranças que serão utilizados pelos estudantes. Terceira etapa: Práticas experimentais e exercícios de fixação, para verificar o ensino-aprendizado dos alunos.
Resultado e discussão
Inicialmente explicou-se as divisões das quatro grandes áreas da química
(introdução), com suas aplicações, áreas de trabalho/pesquisas e o papel da
química perante a sociedade, observando o interesse dos alunos em perguntas
relacionadas ao contexto. Desta forma promoveu-se a explicação e informação
do por que das áreas estar divididas de acordo com as séries cursadas no 1º,
2º e 3º ano do ensino médio.
Foram discutido as vidrarias utilizadas em laboratório, com suas
finalidades, utilidades e forma de manuseio, incluíram-se na discussão as
regras de laboratório, trabalhando o respeito, o compromisso, o senso
crítico e a socialização em grupos (inclusão de todos os alunos). Além das
informações sobre regras essências de segurança de laboratório, promovendo a
atenção e cuidados tanto nas práticas experimentais, quanto no ambiente de
trabalho.
Foram proposta para os estudantes roteiros de experimentos com
assuntos já ministrados pelos professores em sala, com intuito de melhorar o
senso critico dos alunos usando problemáticas com concepções e embasamento
teórico pré-existentes das aulas teóricas, verificou-se que os alunos
colocaram em prática, essas concepções, por exemplo, a cromatográfica
utilizada na separação de componentes de tinta de canetas, trabalhou-se o
assunto de substâncias puras e misturas, no qual os alunos explicaram a
diferencia de ambas na prática; densidades das substâncias, destacando o
assunto sobre o comportamento das moléculas e a densidade, no qual os
estudantes propuseram sistemas de separação das substâncias em questão,
utilizando as vidrarias, com exemplo, o funil de separação; na prática de
repolho roxo como indicar natural de ácido-base, trabalhou-se a acidez e
basicidades das substâncias, visto que, descreveram os pH de cada
substância.
Conclusões
Com as atividades propostas para os alunos, verificou-se que os mesmos conseguirão responder os exercícios de fixação, evidenciando a atenção e observação diante das explicações das aulas de minicurso. O curso favoreceu aos alunos a teoria aplicada à prática de forma contextualizada nos assuntos ministrados em salas de aulas e livros didáticos utilizados pela instituição. Verificou-se que os alunos trabalharam o censo crítico através de perguntas e conclusões próprias de embasamentos teóricos (concepções), diante as reações e fenômenos químicos na experimentação.
Agradecimentos
UFPI, CAPES, PIBID - UFPI e U. E. PROFESSOR JOCA VIEIRA
Referências
CARVALHO, S. C. Avaliação do uso de filmes-experimentos no ensino de química. 2009. 88 f. Tese (Mestrado em Química na área de Físico-Química) – Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELO, P.; GAMBARDELLA, M. T. P.; SILVA, A. B. F. O show da química: motivando o interesse científico. Química Nova, vol. 29, n. 1, p. 173-178, 2006.