Autores
Almeida, M.I.B. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Pereira, R.I.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Aguiar, L.O. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Vieira, G.A.B. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Almeida, M.D.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)
Resumo
Os jogos didáticos são atrativos e de fácil compreensão, pois possibilitam o desenvolvimento social dos indivíduos a partir da cooperação, da competição e do trabalho em equipe, visto que, auxiliam tanto o aluno como o professor na conquista de seus objetivos de forma dinâmica, evitando assim, que a aula se torne monótona. Nesta perspectiva, este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada através do uso de um jogo sobre “estados de agregação da matéria”, intitulado Labirinto da Química, a fim de proporcionar um melhor desempenho na metodologia, através de técnicas inovadora para ensinar de forma cativante e curiosa, motivando dessa forma, os discentes para que haja uma maior interação entre eles e a disciplina química.
Palavras chaves
jogo; ensino; quimica
Introdução
As atividades lúdicas são práticas privilegiadas para a aplicação de uma educação que vise o desenvolvimento pessoal do aluno e a atuação em cooperação na sociedade. São também instrumentos que motivam, atraem e estimulam o processo de construção do conhecimento, podendo ser definida, de acordo com Soares (2004) como uma ação divertida, seja qual for o contexto linguístico, desconsiderando o objeto envolto na ação. A aprendizagemvai ser influenciada devido à relação emocional e pessoal que o estudante estabelece quando está jogando, ele vai aprender enquanto brinca. Como as atividades lúdicas integram e acionam as esferas motora, cognitiva e afetiva dos seres humanos, elas influenciam diretamente o processo de ensino/aprendizagem. (Cabrera & Salvi, 2005). Além disso, essas práticas contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades, aumentando a motivação dos alunos nas aulas de Química.Este trabalho objetiva apresentar a aplicação do jogo lúdico “Labirinto da Química”, desenvolvido pelos alunos do Curso de Licenciatura em Química do IF Sertão Pernambucano, Campus Petrolina-PE, para o ensino da química.
Material e métodos
O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de Química na Escola Estadual Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), no município de Petrolina-PE, onde o púbico alvo foram duas turmas de 1º anos do Ensino Médio,cujo o quantitativo de alunos por turma eram 40. Foram necessárias duas aulas (50 min) para a realização das atividades durante a aplicação do jogo. Esta pesquisa está embasada em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, o trabalho foi realizado em quatro etapas.Na primeira etapa foi utilizado um texto gerador, sobre o estado de agregação da matéria, abordando os respectivos conceitos, comparando os seus diferentes tipos e como estão relacionados ao cotidiano. Na segunda, ministrou-se uma aula expositiva sobre o tema trabalhado. Em seguida, realizou-se a terceira etapa na qual foi empregado uma paródia “ Xote da Matéria” composta por Carlos Alberto Pereira de Campos. Por fim, na quarta etapa foi aplicado o jogo lúdico Labirinto da Química. Os materiais utilizados para confeccionar o jogo foram: Caixa pequena, 2 Botões coloridos e o Labirinto feito em banner. Dividiu-se a turma em dois grupos para iniciar a dinâmica. O jogo possui as seguintes regras: Ao comando de uma música é passada uma caixa contendo perguntas referentes ao conteúdo, quando a música para de tocar, o aluno que está com a caixa retira uma pergunta e responde. Se a pergunta for respondida corretamente, o grupo terá direito a uma chave de acesso para percorrer o caminho. Quando a pergunta for respondida incorretamente, grupo ficará retido. O grupo que chegar primeiro no centro do Labirinto vence o jogo.
Resultado e discussão
Durante a execução do projeto, observou-se que 100% dos alunos da turma se envolveram nas atividades aplicadas. Inicialmente, foi aplicado o texto gerador onde os alunos leram e fizeram alguns comentários sobre o conteúdo que seria abordado. Na aula expositiva, foram discutidos temas científicos que estavam relacionados com o cotidiano dos estudantes. Este momento foi muito proveitoso, visto que, pode-se notar a participação dos alunos que passaram a expor suas opiniões, levando a um diálogo com diferentes pontos de vista e fazendo com que adquirissem novas informações.No momento da paródia, os alunos ficaram bastante entusiasmados, aprenderam com facilidade a música, o que ajudou na fixação do conteúdo. Foi de fundamental importância durante a aula, sendo uma rica ferramenta na aprendizagem e socialização dos discentes. Com aplicação do jogo notou-se que os alunos interagiram com os demais colegas pois à medida que se divertiram também aprenderam o conteúdo, despertando dessa forma o gosto em aprender o conteúdo. Assim, como afirma Cunha (2004),“Os jogos se caracterizam por dois elementos que apresentam: o prazer e o esforço espontâneo, além de integrarem as várias dimensões do aluno, como a afetividade e o trabalho em grupo.Esse jogo teve uma grande importância em mostrar aos alunos como compreender o conteúdo dos Estados de Agregação da Matéria de uma maneira mais divertida e interativa. Santana (2008) afirma que o “lúdico” utilizado no ensino da química e em outras disciplinas deve estar presente na compreensão do conteúdo aplicado em sala de aula sendo uma ferramenta de grande influência na aprendizagem.
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Conclusões
Esta metodologia de ensino vem sendo bastante eficaz, pois demonstra excelentes resultados neste processo. Com a aplicação do jogo observou-se a evolução do aluno em assimilar o conteúdo explicado, a interação com os outros colegas, o desenvolvimento de seu conhecimento pessoal, possibilitando o mesmo a aprender de forma prazerosa, num contexto desvinculado da situação de aprendizagem formal. Com isto, pode-se afirmar que o jogo lúdico inserido no cotidiano escolar é muito importante, pois torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino-apreaprendizagem se os alunos estiverem envolvidos.
Agradecimentos
Ao If sertão pernambucano, PIBID e a CAPES.
Referências
CABRERA, W.B.; SALVI, R. A ludicidade no Ensino Médio: Aspirações de Pesquisa
numa perspectiva construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5. Atas , 2005.
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.
Carlos Alberto Pereira de Campos. Xote da matéria. Publicado em 24/02/2014. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lGHrbmACXqs. Acessado em 05 de março de 2014.
SANTANA, E. M.A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos.In: SENEPT, 2008, Belo Horizonte. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Física Programa de Pós-Graduação, 2008.
SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química.Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).