Autores
Araújo, K.S. (UFMA/CAMPUS GRAJAÚ) ; Santos, N.M. (UFMA/CAMPUS GRAJAÚ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ)
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma atividade lúdica desenvolvida pelos bolsistas do PIBID, com alunos de Química do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Grajaú - MA. A atividade foi realizada em quatro etapas, desenvolvidas a partir de um levantamento bibliográfico, reconstrução do jogo, aula expositiva sobre o conteúdo Tabela Periódica e aplicação do jogo. Investigamos as contribuições do Jogo Trilha Periódica, que teve como objetivo facilitar a compreensão do assunto, incentivar o trabalho em grupo e estimular o interesse dos alunos pela temática abordada. Com os resultados tornou-se possível verificar que o recurso lúdico pode ser utilizado como facilitador do ensino da Química, pois torna a aprendizagem mais dinâmica e interativa.
Palavras chaves
Lúdico; Ensino de Química; Tabela Periódica
Introdução
O ser humano há muito tempo, busca significações plausíveis para tudo que o cerca, de forma a adquirir e aperfeiçoar o conhecimento (FREITAS; AGUIAR, 2012, p.21). No campo educacional, as ferramentas lúdicas, principalmente o jogo, podem ser utilizadas para facilitar a compreensão dos conteúdos, prendendo a atenção do aluno, estimulando a curiosidade, tornando-os mais motivados e participativos. Na literatura, os jogos sempre fizeram parte da vida do ser humano, pois são estimulantes, desenvolvem atividades cognitivas, motoras, verbais, cooperativas, de estratégia, despertando interesse por quem os pratica (SOUSA; GOMES, 2013). Considerando este fato, alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú, desenvolveram um trabalho voltado para utilização de uma estratégia alternativa e diferenciada das aulas expositivas tradicionais, corriqueiras do ensino de Ciências. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da investigação realizada a partir da utilização do recurso lúdico, Jogo Trilha Periódica, fundamentado no objetivo de facilitar a compreensão do assunto Tabela Periódica, incentivar o trabalho em grupo e estimular o interesse dos alunos pela temática, assim como pela Ciência envolvida. Além disso, buscou-se incentivar a socialização dos conhecimentos adquiridos com o desenvolvimento do jogo, alicerçando a aprendizagem nos sentimentos de descoberta, curiosidade e interatividade. Desta forma, o estudante passa a ser um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem, pois consegue construir significados a partir dos conceitos que lhes são apresentados (CUNHA, 2012).
Material e métodos
A atividade foi realizada em 4 etapas, desenvolvidas a partir de um levantamento bibliográfico, reconstrução do jogo Trilha Periódica (ELEUTÉRIO; GONZAGA, 2009), aula sobre o conteúdo Tabela Periódica e aplicação do jogo. Com o levantamento bibliográfico, buscamos identificar em periódicos da área de Educação e Ciências artigos sobre a temática lúdica. Investigamos as características dos trabalhos encontrados como forma de subsidiar e fundamentar a nossa proposta. Em seguida, estruturamos a aula de forma que fosse possível trabalhar o conteúdo Tabela Periódica a partir de recursos lúdicos. O Jogo apresenta na seguinte estrutura: uma trilha com 44 casas, 3 peões, 1 dado, cópias da Tabela Periódica Moderna, 26 cartões – pergunta, 14 cartões – bônus e 14 cartões – punição. A Trilha foi confeccionada em papel cartão, estruturados no programa Microsoft Office Word® e impressos em papel A4. Para a aplicação do recurso em sala de aula, inicialmente, fez-se uma introdução do conteúdo de Tabela Periódica, abordando principalmente, os nomes dos elementos químicos, seu número atômico e de que forma encontram-se organizados na Tabela Periódica. Em seguida, a turma foi dividida em duas equipes, e, cada uma recebeu 1 peão e cópia da tabela. As equipes deveriam lançar o dado e aquela que tirasse o maior número, iniciaria o jogo. Na trilha existem 14 casas especiais, caso o peão caia em uma dessas casas, o jogador deverá pegar no monte um dos cartões-pergunta, que abordam o conteúdo. O grupo terá 30 segundos para responder a questão, caso acerte, ele pega em outro monte uma carta-bônus, podendo avançar casas ou jogar novamente. Se errar, ele pega uma carta-punição, podendo voltar casas ou ficar sem jogar por algumas rodadas. O grupo vencedor é aquele que completar primeiro a trilha.
Resultado e discussão
Com aplicação do jogo observamos maior entusiasmo e melhor entendimento dos alunos quanto ao conteúdo aplicado. Além disso, a proposta favoreceu o trabalho em grupo, visto que todas as atividades foram organizadas em equipes, como também melhor argumentação na construção dos significados. Apesar do ambiente de disputa, foi mantido o respeito entre os colegas de equipe e adversários, o que motivou a valorização de uma competição saudável para todos. Também tornou-se possível utilizar o momento como forma de testar, na prática, os conhecimentos adquiridos com a aplicação da atividade, pois os estudantes conseguiram fazer as devidas relações entre os símbolos dos elementos químicos e a origem de seus respectivos nomes, o posicionamento na Tabela Periódica e a quantidade de elétrons na camada de valência. Desta forma, o Jogo Trilha Periódica pode ser considerado um importante recurso pedagógico, capaz de promover uma aprendizagem mais dinâmica e significativa dos conteúdos. Considerar esta prática é, fugir do tradicionalismo no ensino da Química, na qual o estudante, em geral, é considerado um simples espectador e receptor das informações. No entanto, vale ressaltar que o uso de recursos lúdicos não substitui os recursos tradicionais, como o livro didático, ele deve ser usado como um suporte que auxilia o professor na sua prática pedagógica. Nas Figuras 1 e 2 apresentamos imagens da aula e aplicação do Jogo Trilha Periódica.
Jogo Trilha Periódica.
Aula sobre Tabela Periódica e aplicação do jogo lúdico.
Conclusões
O Jogo Trilha Periódica foi caracterizado como um recurso didático alternativo para o ensino da Química, tendo em vista facilitar a aprendizagem do conteúdo abordado e promover o trabalho em grupo. Além disso, o jogo é um recurso que pode motivar o aluno, permitindo o incentivo necessário para o bom desempenho e desenvolvimento das habilidades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.
Agradecimentos
À UFMA/Campus Grajaú/Campus Codó, ao IFMA/Campus Codó, ao PIBID/CAPES pela bolsa concedida, à Escola Municipal Caminho do Futuro pelo espaço cedido e aos alunos do 9º ano
Referências
CUNHA, M. B. da; Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, Vol. 34, N° 2, p. 92-98, MAIO 2012.
ELEUTÉRIO, C. S; GONZAGA, A. M. Jogos didáticos: alternativas no ensino de química. Revista ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências. V.2 – N.3 – 2009.
FREITAS, M. S.; AGUIAR, G. P.; Educação e Ludicidade na Primeira Fase do Ensino Fundamental. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da UNIVAR, 2012, n. 7, p. 21 –25.
SOUSA, T. P. de; GOMES, R. O. A. Jogos lúdicos: recursos didáticos para o ensino de química. Conexões, Ciência e Tecnologia. v. 7, n. 3, p. 44-52, nov. 2013.