Autores

Soares, S.H. (UFPI) ; Mourão, E.D.S. (UFPI) ; Santos, A.A. (UFPI) ; Silva, J.P.O. (UFPI) ; Costa, E.S. (UFPI) ; Sousa, R.P. (UFPI) ; Silva, J.M.P. (UFPI) ; Brito, J.F. (UFPI) ; Soares, I.M.L. (U. E. PROF. JOCA VIEIRA) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI)

Resumo

Reações químicas envolvem nosso meio, para tanto, o ensino de química é fundamental para a compreensão destas, deste modo, realizou-se práticas em que envolviam analises de reações de bicarbonato de sódio com ácido acético, permanganato de potássio com água oxigenada e amido com iodo, com alunos do 2º ano do ensino médio da U. E. Prof. Joca Vieira, com auxílio de bolsistas do PIBID de química da UFPI, em que se explicou o conteúdo de reações e realizaram-se demonstrações de como a química é importante para o cotidiano, verificando o ensino-aprendizagem dos alunos e sanando suas dificuldades com essa disciplina, na qual, a prática foi considerada proveitosa por parte dos alunos.

Palavras chaves

Ensino/aprendizagem; práticas; química

Introdução

Todas as reações químicas tendem a um equilíbrio, no qual, “as concentrações dos reagentes e produtos variam enquanto a energia livre do sistema diminui” (BRADY; HUMISTON, 1986, p. 490), ao atingir o equilíbrio, “as velocidades no sentido da formação de produtos e no sentido de volta aos reagentes são iguais, e a composição da mistura de reação é constante" (ATKINS; JONES, 2005, p. 426). Identificar equilíbrios químicos requer dois critérios, compreender se as reações direta e inversa estão ocorrendo e se estão na mesma velocidade. No decorrer desse trabalho compreendemos as reações de dupla troca do bicarbonato de sódio com ácido acético, verificamos a dissolução de um sal inorgânico com água oxigenada e sua atuação como agente oxidante e por último, mas, não menos importante a reação de amido com iodo, no qual, o amido é formado pela combinação da amilose e amilopectina, sendo que a amilose em contato com o iodo apresenta características peculiares que foram analisadas no decorrer dessa experiência. Nestas análises buscamos observar evidências de reações químicas, equacionando-as e analisando as respectivas alterações na natureza da matéria.

Material e métodos

A prática foi realizada mediante o uso de materiais e reagentes, sendo eles, respectivamente: 9 placas de petri, 9 espátulas, 3 bastões de vidros, arroz cru, água oxigenada, permanganato de potássio, vinagre e bicarbonato de sódio. O procedimento foi realizado com 15 anos do 2º ano do ensino médio da U. E. Professor Joca Vieira na cidade de Teresina (PI), divididos em grupos de 5 alunos, com a presença de bolsistas do PIBID de química da Universidade Federal do Piauí. Dividimos em três etapas, no decorrer da primeira etapa realizaram-se reações de bicarbonato de sódio com ácido acético, onde os alunos adicionaram em uma placa de petri cerca de 20 mL vinagre, em seguida adicionou-se uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio. Na segunda etapa observou-se a reação de permanganato de potássio com água oxigenada, para tanto, adicionou-se uma pequeníssima quantidade de permanganato de potássio em uma placa de petri, em seguida foi feita a dissolução com 30 mL de água. Pegou-se um bastão de vidro e o colocou dentro do frasco da água oxigenada cremosa. Logo após levou-se o bastão a placa de petri e mexeu a solução de permanganato de potássio. Na terceira e última etapa da análise, observou-se a reação de amido com iodo, no qual, colocou-se em uma placa de petri uma pequena quantidade de arroz, com um conta-gotas pingou-se cerca de 5 gotas da solução diluída de iodo no arroz. No decorrer das reações explicou-se o ocorrido nas práticas e ao final os alunos receberam um questionário em que tiveram que colocar suas percepções de acordo com as perguntas, contribuições para ensino de química e dificuldades que os mesmos tiveram no decorrer das práticas.

Resultado e discussão

Na 1ª etapa realizamos reações de bicarbonato de sódio com ácido acético, sendo esta equacionada da seguinte maneira:NaHCO3 + CH3COOH → CH3COONa + H2O + CO2↑, no qual o bicarbonato de sódio reage com o acido acético produzindo acetato de sódio, água e gás carbônico.Na 2ª etapa foi feita a reação de permanganato de potássio com água oxigenada, equacionada da seguinte maneira: 5H2O2 + 2KMnO4 → 2Mn2+(aq) + 2K+(aq) + 6OH-(aq) + 5O2(g)↑ + 2H2O(aq), tendo a água oxigenada reagindo com permanganato de potássio produzindo os íons 〖Mn^(2+)〗_((aq) ),〖〖 K〗^+〗_((aq) ),〖〖 OH〗^-〗 _((aq) ), gás oxigênio e água. Na 3ª etapa verificou-se a reação de amido com iodo, no qual, este se liga no amido presente no arroz,através de uma reação química, dando origem a um composto de coloração azul intenso.A interação das cadeias que constituem o amido com iodo resulta numa estrutura complexa instável de cor azul, que pode tornar-se mais intensa (quase preta) ou menos intensa, dependendo da temperatura e outros fatores.Apenas 66,7% entregaram os questionários.Na resolução do questionário,66,7% responderam da forma correta sobre as evidências ocorridas durante as práticas,40% responderam que aplicação do ácido acético é na fabricação do vinagre e 26,7% colocaram que sua aplicação é na alimentação, portanto, devem-se enfatizar outras aplicações em sala de aula, 66,7% tiveram êxito ao equacionar as reações da 1ª e da 2ª prática,pois a 3ª foi apenas observação,66,7% identificaram os reagentes e produtos da reação química da etapa 1.Durante as práticas os alunos foram questionados sobre sua concepção da prática em que 100% dos alunos consideraram que a realização destas práticas acrescentou algo a sua formação como estudante e 20% dos alunos colocaram que sentiram dificuldades no decorrer das práticas.

Conclusões

Deste modo, as práticas obtiveram êxito satisfatório tanto na compreensão como na instigação por parte dos alunos em querer compreender como funciona a química das coisas. Os resultados mostram-se aceitáveis para o ensino- aprendizagem de química, no qual, os alunos solicitaram a ocorrência de mais atividades dinâmicas em que pudessem aplicar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula.

Agradecimentos

UFPI, PIBID, CAPES e U. E. Prof. Joca Vieira no qual realizamos a monitoria do PIBID.

Referências

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E. Química geral. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.