Autores

Lima, J. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Carvalho, M. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Ferreira, M. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO) ; Cavalcante, K. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO)

Resumo

Este estudo tem por objetivo compreender as dificuldades e utilizar metodologias lúdicas para contextualizar os assuntos de química para alunos do 2º ano do ensino médio da escola CEGEL em São Luís- MA, e apresentar análises das experiências de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química, como bolsistas do PIBID. O trabalho Foi desenvolvido através de observações, experimentos químicos e atividades lúdicas em sala de aula e em laboratório. A participação no PIBID contribuiu significativamente para que os alunos do ensino médio melhorassem seu desemprenho na química e despertassem ainda mais a sua afinidade pela ciência. Além de possibilitar nos graduandos reflexões e futuras práticas em relação a sua profissão para formação de um profissional mais bem qualificado.

Palavras chaves

Ensino de química; Formação de professores; Importância do Pibid

Introdução

O estudo da química para alunos do ensino médio é essencial para desenvolver um conhecimento dos processos químicos em si quanto construir um saber cientifico. A química assim como qualquer outra área do conhecimento traz suas abrangências e funcionalidades interessantíssimas a serem compreendidas e aplicadas, entretanto as maiorias dos alunos de escola pública sentem muita dificuldade em compreender assuntos das ciências exatas, principalmente pela falta de contextualização dos conteúdos ministrados em sala de aula. A química é uma dessas áreas onde existem dificuldades de contextualização. Em particular no ensino de química, percebe-se que os alunos, muitas vezes, não conseguem aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pelo tema. Isto indica que este ensino está sendo feito de forma descontextualizada e não interdisciplinar (NUNES e ADORNI, 2010). Observa-se com frequência que a seleção, a organização e a profundidade dos conteúdos estão orientadas de forma estanque e acrítica, o que mantém o ensino desvinculado da vivência dos alunos. Sendo assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação voltada ao ensino de forma contextualizada e a valorização da formação de professores para a educação básica. O projeto foi desenvolvido por uma série de atividades com alunos do 2º ano do ensino médio da escola Centro de Ensino Governador Edson Lobão (CEGEL) localizado no município de São Luís- MA. O trabalho tem o objetivo de desenvolver atividades de caráter inovador e interdisciplinar com alunos do ensino médio, a fim de articular o ensino de química com o cotidiano desses, e possibilitar nos bolsistas, experiências para desenvolvimento de habilidades como futuro docentes.

Material e métodos

A presente pesquisa foi realizada no período de Março de 2014 a Janeiro de 2015, na escola Centro de Ensino Governador Edson Lobão (CEGEL), situada no município de São Luís- MA, sendo desenvolvida por uma série de atividades com alunos do 2º ano do ensino médio. Tendo como intuito diagnosticar alguns aspectos do ensino-aprendizagem em química, após o primeiro contato com os alunos, foi realizado um questionário. Diante disto, elaborou-se um planejamento bimestral com base nos assuntos a serem abordados de acordo com o cronograma do professor de química. As aulas foram programadas buscando utilizar sempre métodos alternativos como experimentos, jogos lúdicos, vídeos, imagens objetivando manter a atenção do aluno voltada para o conteúdo em questão. As principais metodologias utilizadas foram: • Dinâmica (Realizar uma dinâmica para aproximar os alunos dos bolsistas) • Experimentos (reação da batata inglesa com o peroxido de hidrogênio (H2O2), pasta de dente de elefante, soluções tampões usando extrato de repolho roxo como indicador ácido-base, fabricação de uma pilha de acerola); • Jogos Didáticos (jogos de sinais matemáticos, jogo de tabuleiro químico) • Utilização de Vídeos (vídeos sobre equilíbrio químico, equilíbrio iônico, ácidos e bases, neutralização, Meio ambiente e lixo, historia das pilhas) • Outras Atividades (uso de historinha em quadrinho para assimilar o assunto de ácidos e base e neutralização). Os dados foram analisados através de gráficos e percentagens.

Resultado e discussão

Os dados coletados relacionados à afinidade dos alunos com a disciplina de química percebeu-se que, a maior parte dos alunos sente algum interesse pela química, e que a metade da turma possui algumas dificuldades com a matéria, e por ultimo, toda a turma afirma que as aulas experimentais e lúdicas melhoram o aprendizado dos assuntos abordados em sala de aula. Os resultados encontram-se nas figuras 1, 2 e 3. A Avaliação da afinidade dos alunos com a disciplina de química foi essencial para conhecer a afinidade dos alunos com a matéria e possibilitar assim, um planejamento que mais se adequasse para uma boa participação da classe. As aulas experimentais foram realizadas em sala de aula e no laboratório de química. Um dos resultados mais importantes foram os impactos que as atividades experimentais e lúdicas causaram nos alunos, a participação deles aumentou durante o período em que as aulas foram ministradas na turma. Os experimentos e as dinâmicas aplicadas serviram para quebrar as rotinas das aulas teóricas e desenvolver um interesse maior dos alunos pela química. Segundo o relato dos bolsistas, a utilização das atividades lúdicas nas aulas de química despertou o interesse dos alunos, facilitou a compreensão dos saberes e auxiliou na construção do conhecimento, além de modificar a rotina das aulas tradicionais. Para os alunos de licenciatura, ter vivenciado desde o início do curso a prática docente e o contato com atividades alternativas de ensino é abrir portas para ampliar e possibilitar a formação de um verdadeiro educador, sendo esses, resultados importantes para a vida acadêmica dos alunos bolsistas.

Resultado dos questionários

Gráficos contendo os resultados das análises dos questionários aplicado com os alunos do 2º ano do ensino médio da escola CEGEL, São Luís-MA.

Conclusões

O trabalho propiciou aos alunos do 2º ano do ensino médio da escola CEGEL em São Luís-MA, um contato diferente com as aulas de química, conseguiu-se aproximar a química com a vida dos alunos. Ademais, foi possível mesclar teoria e prática, a partir daí as aluas se tornaram mais divertidas e interessantes para a turma. As experiências adquiridas durante as execuções das atividades serviram de grande importância para a formação do caráter docente dos bolsistas. Portanto, o PIBID é uma ferramenta essencial para auxiliar alunos de ensino médio quanto para a formação dos acadêmicos de licenciatura.

Agradecimentos

Os autores agradecem a todos os envolvidos no subprojeto de Licenciatura em Química do IFMA financiado pela CAPES através do Projeto PIBID (Programa Institucional de

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