Autores

Lima da Silva Junior, O. (IFPB) ; Rodrigues de Albuquerque, T. (IFPB) ; Melo da Costa Junior, E. (IFPB) ; Layra Albino Muniz, M. (IFPB) ; Gonçalo Fernandez Lorenzo, J. (IFPB)

Resumo

O professor que utiliza as práticas lúdicas envolve o aluno em pontos essenciais e o leva a gostar dos conteúdos ministrados, buscando o conhecimento sem ser pressionado. Conforme Melo (2005) o lúdico é um importante instrumento de trabalho, onde o professor deve oferecer possibilidades na construção de conhecimentos, respeitando as diversas singularidades. A aplicação da atividade possibilitou uma melhor interação entre os alunos, pois eles se divertiram ao jogar o Jogo Uno Químico, o que facilitou a memorização dos materiais de laboratório e também de um pouco da linguagem química.

Palavras chaves

Lúdico; Materiais de Laboratório; Linguagem Química

Introdução

Na escola segundo Paulo Freire, sem “curiosidade que me mova, que me inquiete, que me insira na busca, não aprendo nem ensino”. O que importa é que o professor e alunos se assumam epistemologicamente curiosos, onde o fundamental é que o professore alunos saibam que a postura deles, de professor e dos alunos, seja dialógica, aberta, curiosa, criativa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou enquanto ouve, pois o exercício, da curiosidade, criatividade, convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjecturar, de comparar, na busca da perfilização do objeto ou do achado,de sua razão de ser. Neste sentido, o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Assim esta atividade possibilita uma melhor interação entre os alunos, pois eles se divertem ao jogar o Jogo Uno Químico, estimulando assim a discussão do conteúdo de Materiais de Laboratório e um maior entendimento da linguagem química.

Material e métodos

A proposta de utilizar o lúdico como elemento facilitador no processo de ensino-aprendizagem nasceu do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Química do IFPB, sendo esta atividade aplicada numa turma de 1º ano do ensino médio na modalidade magistério, do turno da manhã do Instituto de Educação da Paraíba. Inicialmente os alunos fizeram uma pesquisa a respeito dos materiais de laboratório, como primeiro contato com o conteúdo. O Jogo Uno Químico sobre materiais de laboratório (Figuras 1,2) deve ser jogado por duas equipes, que vão disputar entre si, foram confeccionados baralhos compostos por 60 cartas, 15 amarelas, 15 azuis, 15 verdes e quinze vermelhas, em que cada cor vai corresponder a cor da pontuação do dado sorteado a ser respondida a questão correspondente da carta da vez da cor escolhida, são ao todo dez dados com a finalidade de maior diversidade das pontuações do jogo, onde cada aluno da sua equipe escolhe cinco dados para jogar e ao jogar só pode escolher um dado por vez trocando de dados após responder a todas as perguntas do dado anterior, onde ganha a equipe que somou mais pontos ao terminar as cartas dos baralhos do jogo. Esses dados foram extraídos do jogo Uno Dados pertencente a MATTEL GAMES. Todos os Dados tem o valor nominal de 1 a 5 referentes as respectivas pontuações, porém em certos versos dos dados terão símbolos referentes a comprar uma carta, valendo 5 pontos, comprar duas, vale cinco pontos cada, e também o coringa que vale 10 pontos, onde o aluno ao tira – lo recebe automaticamente a pontuação.

Resultado e discussão

Os alunos se divertiram ao jogar o Jogo Uno Químico. O entusiasmo em participar da atividade motivou as equipes a aprenderem mais sobre o assunto e participarem mais da aula, pois como afirma LIBÂNEO (1985), a questão dos métodos se subordina à dos conteúdos: se o objetivo é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado às realidades sociais, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos, e que estes possam reconhecer nos conteúdos o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade. Com a análise das respostas do questionário aplicado após a atividade lúdica, foi possível verificar que a maioria dos alunos considerou esta atividade muito boa, conforme as respostas transcritas: • Aluno 1: Sim. Aprendi muito. É muito interessante e divertido, pois com base na diversão aprendemos coisas incríveis; • Aluno 2: Sim, com esta atividade desenvolvemos nosso interesse pela matéria, nossa criatividade e aprender acaba sendo mais prazeroso;

jogo uno

Jogo Uno Químico

jogo uno 1

Jogo Uno Químico

Conclusões

A aplicação da atividade possibilitou uma melhor interação entre os alunos, pois eles se divertiram ao jogar o Jogo Uno Químico,estimulando assim a discussão do conteúdo de Materiais de Laboratório e o entendimento da linguagem química, que é fator este muito importante para as aprendizagens futuras dos alunos.Assim, há necessidade de superar o atual ensino praticado,a proporcionar o acesso a conhecimentos químicos que permitam a “construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, contribuindo para que o indivíduo se veja participante de um mundo em constante transformação”.

Agradecimentos

A CAPES e aos Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Referências

FREIRE, P., Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 13ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. p. 47.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo: Cortez, 2009.

MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar o processo de construção do conhecimento. Información Filosófica, v. 2 (1), p. 128-137, 2005.