Autores

Gomes da Silva, C. (IFRJ) ; Marques de Siqueira, P. (IFRJ) ; Maria Batista de Sousa da Silva, A. (IFRJ) ; Marques, C.A. (IFRJ) ; Torres, J.C. (IFRJ) ; Rangel de Souza, V.L. (IFRJ)

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de obter dados de reprovação em disciplinas nos primeiros períodos do Curso de Bacharelado em Química do IFRJ Campus Nilópolis, a fim de correlacionar com dados coletados dos alunos através da aplicação de questionários de avaliação de disciplina que avaliaram metodologia de ensino, atuação do professor e infra-estrutura da Instituição. Foram verificados altos índices de reprovação nas disciplinas de Pré Cálculo, Química Geral I, Física Geral I, Comunicação e Informação, Cálculo I, Química Geral II, Cálculo II e Físico-Química II.Estas informações serão correlacionadas aos dados obtidos através dos questionários, a fim de diagnosticar problemas e causas de reprovação e dessa forma,atuar com políticas educacionais que reduzam a reprovação e evasão.

Palavras chaves

Reprovação; Ensino Superior; Autoavaliação

Introdução

Dados do Censo de Educação Superior, divulgados pelo MEC, mostraram um aumento da evasão no ensino superior nos últimos anos gerando uma perda financeira significativa para as Instituições de Ensino Superior. Os motivos desta evasão são os mais variados possíveis, como problemas financeiros, familiares e de saúde, escolha de curso equivocada, dificuldade acadêmica, qualidade do ensino, entre outros. 1 A reprovação juntamente com a escassez de políticas educacionais voltadas à retenção do aluno na instituição são fatores importantes e que implicam em evasão, principalmente nos primeiros períodos, que são de grande adaptação do aluno. Dessa forma, é necessário um olhar cuidadoso e atencioso para esta questão.1 Ao todo o curso contempla um total de 49 disciplinas obrigatórias e 25 optativas. Desse universo, 31 disciplinas foram avaliadas pelos alunos do segundo semestre de 2013. 2 O presente trabalho tem como objetivo levantar, estudar e analisar dados de reprovação nos primeiros períodos do Curso de Bacharelado em Química do IFRJ - Campus Nilópolis nos últimos anos, correlacionando e identificando as principais causas, a fim de compilar indicadores para a elaboração do Relatório de Autoavaliação do Curso.

Material e métodos

Como metodologia, foi realizado um levantamento dos índices de reprovação por disciplina e por período junto à Secretaria de Ensino de Graduação. Foram empregados questionários de avaliação de disciplinas levando em consideração o método de ensino aplicado, infra-estrutura ofertada pela instituição de ensino e a atuação do professor em sala de aula.

Resultado e discussão

As disciplinas que apresentaram altos índices de reprovação foram: Pré Cálculo, Química Geral I, Física Geral I, Comunicação e Informação, Cálculo I, Química Geral II, Cálculo II e Físico-Química II. Embora os dados da autoavaliação ainda estejam em fase de análise, cabe destacar algumas ações que já estão sendo implementadas: - Revisão das ementas das disciplinas de Química Geral I e II; - Revisão das ementas das disciplinas de Física I e II; - Revisão das ementas das disciplinas de Físico-Química I e II; - Revisão das ementas das disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I e Cálculo II; - Auxílio e orientação no processo de inscrição em disciplinas, através da pré-inscrição; - Divulgação do PAE (Programa de Assistência Estudantil), de bolsas de monitoria e Iniciação Científica, estágios, Programa Ciência Sem Fronteiras.

Conclusões

Cabe ressaltar que são necessárias outras medidas além das já implementadas para promover o êxito dos estudantes e a sua permanência no curso. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) talvez possa melhorar esses índices para as disciplinas de maior reprovação, reforço da Monitoria Acadêmica para o curso, estímulo à formação de grupos de estudo, dentre outras ações que precisam ser discutidas no âmbito do colegiado de Curso.

Agradecimentos

Ao IFRJ

Referências

1 - FOLHA, São Paulo. Apenas 46% dos universitários do país se formam em quatro anos. São Paulo. 08 nov. 2011. Disponível em: <http://www.comvest.unicamp.br/clipping/ano2011/clipping1108.html>. Acesso em: 09 nov. 2014.
2 - SILVA, Carmelita Gomes. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Química do IFRJ Campus Nilópolis. Agosto de 2014.