Autores
Delbianco, G.A.B. (ETEC TRAJANO CAMARGO) ; Delbianco Filho, S. (ETEC TRAJANO CAMARGO) ; Sanches, D.B.M. (ETEC TRAJANO CAMARGO) ; Jacob, R.F. (ETEC TRAJANO CAMARGO / ISCA FACULDADES)
Resumo
Este projeto interdisciplinar aborda como a disciplina de Inglês Instrumental, do curso de Técnico em Química, vem trabalhando a importância desta língua estrangeira moderna no dia a dia deste futuro profissional. Para promover a interdisciplinaridade desta com as demais disciplinas do curso foi necessário articular saberes, conhecimentos e processos químicos. Através de uma abordagem teórica e prática, ou seja, da leitura e interpretação de procedimentos técnicos em inglês, utilizando as técnicas de leitura, os alunos conseguem reproduzir estes procedimentos experimentalmente no laboratório, obtendo como resultado artefatos e/ou produtos acabados, os quais podem ser usados como indicadores qualitativos e quantitativos do projeto.
Palavras chaves
inglês instrumental; projeto interdisciplinar; práticas de laboratório
Introdução
A metodologia adotada na Etec Trajano Camargo, em Limeira - SP, pertencente ao Centro Paula Souza, baseia-se nos princípios da competência, ou seja, na constituição, na articulação e na mobilização de emoções, valores, atitudes, conhecimentos e habilidades para a resolução de problemas rotineiros e de problemas inusitados na área específica de atuação profissional. Conforme Deluiz (2001), o tema competências ganha destaque principalmente no âmbito educacional devido às exigências de competitividade, produtividade e de inovação do sistema produtivo de nossa sociedade. Roque et al. (2004 apud Despresbiteris 2001) define competência como “um conjunto identificável de conhecimentos (saberes), práticas (saber-fazer) e atitudes (saber-ser) que mobilizados podem levar a um desempenho satisfatório”. Uma das competências a ser trabalhada em Inglês Instrumental no curso de Técnico em Química é “analisar textos técnicos de processos industriais e correlatos em Inglês básico”, logo o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar é uma forma de enfatizar o desenvolvimento desta competência. Há aproximadamente 10 anos, professores de Inglês e Química se reúnem para desenvolver a metodologia de ensino-aprendizagem interdisciplinar adotada ao longo do curso. Desta forma, este projeto teve como objetivo promover a interdisciplinaridade por meio da realidade, de maneira contextualizada ao dia a dia do futuro profissional, articulando saberes, conhecimentos, sustentabilidade ambiental e processos químicos, através da execução de experimentos em laboratório baseados em textos técnicos em Inglês.
Material e métodos
O projeto interdisciplinar foi apresentado aos alunos no início do semestre letivo nas aulas de Inglês Instrumental, informando a estes os objetivos, estratégias, cronograma, organização dos grupos de trabalho (normalmente, adota-se os grupos de laboratório já definidos nas disciplinas técnicas) e o desenvolvimento de pesquisas vinculadas ao tripé da sustentabilidade (melhoria ambiental, econômica e social), a fim de se encontrar um experimento em língua inglesa que pudesse ser reproduzido em laboratório. Num segundo momento, através de aulas expositivas foi abordado o tema de técnicas de leitura SKIMMING e SCANNING, o qual lhes foi de grande efetividade durante a prática de leitura e interpretação dos textos técnicos, neste caso, procedimentos experimentais de Química, que visavam retratar a realidade dos laboratórios, além de abordar temas sustentáveis. Vale ressaltar que, uma das competências a ser trabalhada em Inglês Instrumental no curso de Técnico em Química é “analisar textos técnicos de processos industriais e correlatos em Inglês básico”. Para finalizar o processo de ensino-aprendizagem, após a teoria e a prática, os grupos realizaram apresentações em slides, explicando o procedimento experimental executado em laboratório, por meio de fotos e frases em Inglês elucidando-o passo a passo. Também foram apresentados os resultados e discussão dos pontos positivos e negativos do experimento, além de sugestão de adequação do mesmo. É importante mencionar que todos os projetos foram apresentados em língua inglesa e disponibilizados para toda a sala.
Resultado e discussão
O desenvolvimento deste projeto proporcionou uma mudança de comportamento dos discentes nas aulas de Inglês Instrumental, pois sabe-se que, na maioria das vezes, o ensino tradicional de Inglês Instrumental proporciona uma ação passiva e desvinculada do dia a dia do futuro técnico em Química. O aprendiz é aparentemente tratado como mero ouvinte das informações que o professor expõe, ocasionando, quase sempre, o não relacionamento dos conhecimentos prévios do aluno, logo não há relação entre o que o aluno já sabe e aquilo que a ele está sendo ensinado, promovendo uma aprendizagem que não é significativa.
Através da proposta deste projeto interdisciplinar, percebeu-se que os discentes passaram a ter um novo olhar para disciplina de Inglês Instrumental, assim como os demais envolvidos, passando a enxergá-la como parte integrante do curso Técnico em Química, e não mais como algo desvinculado. Com isso, foi possível concluir que os alunos se encontram aptos a interpretar textos técnicos em Inglês, uma vez que conseguem reproduzir estes procedimentos experimentalmente no laboratório, obtendo como resultado artefatos e/ou produtos acabados, os quais podem ser usados como indicadores qualitativos e quantitativos do projeto. Pois, segundo o PCN+ Ensino Médio de Língua Estrangeira Moderna (2002, p.97), a competência primordial do ensino de línguas estrangeiras modernas no ensino médio deve ser a da leitura e, por decorrência, a da interpretação, através do domínio de técnicas de leitura, tais como SKIMMING, SCANNING, PREDICTION, bem como na percepção e na identificação de índices de interpretação textual. Além de conseguirem perceber como a mesma está intimamente ligada a sua área de trabalho e a possibilidade de grande êxito em sua trajetória profissional.
Conclusões
Durante a execução deste projeto interdisciplinar, ficou claro que a disciplina de Inglês Instrumental é diferente da Língua Estrangeira Moderna - Inglês, pois esta foca em textos técnicos da área Química, assim como vocabulários e expressões técnicas, além de trabalhar com grande aprofundamento técnicas de leitura. Logo, conclui-se que os alunos se encontram aptos a interpretar textos técnicos em Inglês, pois conseguem reproduzi-los experimentalmente no laboratório, obtendo como resultado artefatos e/ou produtos acabados, usados como indicadores qualitativos e quantitativos do projeto.
Agradecimentos
Referências
BRASIL. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
244p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf
Acesso: 17/08/2011.
DELUIZ, Neise. O modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação: Implicações para o Currículo – Boletim Técnico do SENAC, Volume 27, Número 3, Set/Dez 2001. Disponível em: http://www.senac.br/informativo/BTS/273/boltec273b.htm. Acesso em: 04/01/2015.
ROQUE, Gianna Oliveira Bogossian; ELIA, Marcos da Fonseca; MOTTA,Claudia Lage Rebello da. Uma visão sistêmica do uso da noção de competências na avaliação de aprendizagem em cursos a distância. Disponível
em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/173-TC-D4.htm. Acesso em 05/01/2015.